Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Testada | Nova Specialized Turbo Levo

Autor: Marcelo Frossard
6 years ago 13 Comments As Tops do MTB, Mountain Bike, ReviewsE-bike, Levo, MTB elétrica, Specialized7,085





Fala Galera do Praquempedala.

Pagando minha dívida, segue o teste da E-bike da Specialized Turbo Levo.

Como vocês sabem, fui convidado pela Specialized para compor um evento chamado Destination Trail, onde discutimos várias medidas para preservar nossas trilhas e expandir o MTB. Nesse evento, a marca americana aproveitou para fazer o lançamento do sua E-Bike, voltado ao público do MTB.

Friso isso porque a Levo é uma VERDADEIRA MTB. Digo mais, é uma bicicleta que, certamente, ampliará as possibilidade do nosso esporte.

Vou dividir esse post em dois.

A primeira parte falarei sobre as características da Bike e, na segunda, contarei a experiência de pilotagem.

A bike em si.

Specialized_Levo_02

Como vocês podem ver, pelas fotos, estamos diante de uma Stumpjunper com motor.

Os top tubes são espaçosos, chainstays ultra-curtos e suportes rebaixados, tudo isso para manter a experiência de pilotar uma MTB puro sangue. O conjunto é montado em um grupo de 1 coroa e 11 velocidades.

As duas únicas diferenças entre a Levo e a Stumpjumper, que podem ser notadas quando da pilotagem são: a assistência do motor e o fato de a Levo ser um pouco mais grudada no chão, por conto do seu peso.

Por falar em peso, a bike tem cerca de 24 kilos. O que pode parecer muito torna-se irrelevante quando o motor está em funcionamento. A bike vem equipada com um motor elétrico capaz de gerar até 530 Watts.

O funcionamento se dá por pedal assistido, ou seja, o motor só funciona se o piloto estiver pedalando, e possui três modos: eco, trail e turbo.

O controle do gasto da bateria pode ser feito por meio do aplicativo Specialized Mission Control (https://itunes.apple.com/br/app/specialized-mission-control/id1014147436?mt=8), nesse app o usuário coloca o tracklog da trilha e o programa calcula o tempo de utilização e ainda deixa um pouco da carga para emergência. Tudo isso, de acordo com as preferências do piloto.

Mas para aqueles que tem certa dificuldade com novas tecnologias, existe um mostrador no quadro da bike que indica o modo em que ela está operando e quanto de bateria ainda resta.

Andamos uma manha inteira com a bike, nos três modos e a bateria agüentou bem. Entreguei a maquina ainda com 2 níveis de bateria.

Aqui vale lembrar que antes de mim, outra pessoa já tinha testado a bike, e a bateria não foi recarregada.

A experiência de pedalar a Levo

Specialized - Campos do Jord∆o (225)

Quando montei na bike percebi que estava diante de algo novo. As e-bike que tive a oportunidade de testar tinham uma pegada mais urbana.

Mas a Levo é bem diferente, ela é totalmente voltada para o mato. Tem cara e espírito de MTB. Pneus absurdamente largos e cheios de cravos, full suspension e canote retrátil.

A pintura preto fosco da um ar ainda mais robusto para essa máquina e o mostrador em led verde incrustado no quadro, nos faz ter a certeza de que estamos andando em algo do futuro.

Como já dito anteriormente, a e-bike tem três modos de assistência, o eco, trail e o turbo.

O primeiro teste foi no modo eco, onde o motor assiste o piloto de maneira mais leve, fazendo a autonomia da bike ir às alturas.

Esse modo é muito bom para terrenos de piso molhado e escorregadio, a sensação que temos é que podemos girar o pedal em cadência mais baixa e o motor mantém a bike subindo. Isso ajuda muito a manter o equilíbrio e vencer os trechos mais técnicos.

Por isso o percurso escolhido foi composto de trilhas mais fechadas, com bastante subida e muitos trechos com raízes.

A bike passou por cima de tudo.

O mais legal é que se vocês estão achando que, pelo fato de haver um motor , a experiência de pedalar ficaria prejudicada, estão redondamente enganados. Como se trata de pedal assistido, temos que permanecer pedalando todo o tempo.

Outra coisa que chamou a atenção é que utilizamos todas as marchas do conjunto de 11 velocidades. Mesmo com o motor auxiliando, temos que fazer trocas de marchas a depender da inclinação do terreno.

Na hora de descer, a bike mostrou que é uma autêntica Stumpjumper, não deixa nada a desejar em relação às outras bikes que estavam disponíveis no evento (Camber e Stumpjumper).

A única diferença que pude sentir é que, por conta do peso, ela fica um pouco mais colada no chão.

Na segunda parte do teste, escolhi uma subida menos técnica mas bem íngreme, tudo isso pra poder utilizar o modo turbo.

Não hesitei um segundo, mudei o modo e parti para o ataque à subida. No modo mais agressivo, a bike voa!!! Passei pela subida alucinando!!! Fiz todo o percurso em pé, em posição de sprint. Quanto mais eu apertava o pedal, mais a bike me respondia com potência!!! Simplesmente alucinante!!!

Fiz a mesma subida umas 3 vezes. É aí que a Levo amplia a experiência do MTB. Mesmo pessoas com menos condicionamento físico podem se divertir nas trilhas mais exigentes. Para a turma do Donwhill e do Enduro, a Levo vai aposentar o resgate (carro que leva o pessoal para o topo da trilha).

Tenho certeza que, muita gente que hoje anda de moto, vai passar a andar de bike! Depois do teste na subida, escolhi descer a trilha mais técnica do Zoom Bike Parque com a Levo. Simplesmente demais, só percebia que estava com uma elétrica quando pedalava em alguma retomanda de curva e sentia a bike me empurrando pra frente.

Pra finalizar, o modo trail é muito legal para fazer os percursos menos extremos. Ele ajuda a manter uma tocada mais constante.

Specialized_Levo_05

Conclusão

A Levo é simplesmente sensacional.

Estou certo de que essa bike vai inaugurar uma nova modalidade dentro do MTB, além de ampliar a diversão daqueles que já praticam o esporte.

Outra certeza que essa bike me trouxe é que vou pedalar até 100 anos!!! Com a assistência do motor, certamente farei trilhas com meus netos. E ainda vou dar trabalho pra eles!! Na subida o Vovô vai acionar o modo Turbo sem dó!!kkk

O único ponto sensível da Levo é o preço, algo em torno de 55 mil reais a versão top. Mas vou lançar um desafio, você conhece alguém que tenha se arrependido de gastar dinheiro com bicicleta?kkk

Espero que tenham gostado!!

Grade abraço

 

IMG_3713
Specialized_Levo_01
Specialized_Levo_03
Specialized_Levo_05
Specialized_Levo_06
Specialized_Levo_07
Specialized_Levo_08
mar 22, 2016Marcelo Frossard

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Apesar de negar ter sido rebocado por carro, Demare colocou 50km/h em subida da Milan-San RemoVídeo | Equilíbrio da terceira idade!
Você também pode gostar:
 
Nova Specialized Tarmac 2015 com freios a disco e câmbio eletrônico
 
Top 5 Bikes de Estrada para 2020
Comentários: 13
  1. Guilherme viegas disse:
    22 de março de 2016 às 16:16

    Se ela já tem uma bateria, ela também é recarregada por dínamo aproveitado das frenagens ou das rodas? Se não for, é meio “burro” depender da carga da bateria sem ter a autonomia de carga própria de energia. Procede?

    (0)
    Responder
    • Tales C. Dantas disse:
      23 de março de 2016 às 13:54

      Acho que não procede não… pela tecnologia atual reaproveitar a energia da frenagem ficaria beeeemmmmm caro, e os dínamos, infelizmente de nada adiantaria, pois conforme a segunda lei da termodinâmica, vc gasta mais energia do que consegue gerar, portanto por mais que não consiga enxergar, um dínamo ali atrapalha mais do que ajuda.

      (4)
      Responder
      • Guilherme Viegas disse:
        23 de março de 2016 às 14:48

        Valeu, agora só nos resta saber da autonomia… Abraço!

        (1)
        Responder
  2. Silva disse:
    22 de março de 2016 às 23:09

    55k numa bike elétrica? pra iniciantes? Pode ser a melhor bike do mundo mas acho que pela proposta o preço dela é um tiro no pé… torço para que consigo vender mais de 3 bikes no Brasil esse ano.

    (1)
    Responder
    • Bruno disse:
      26 de março de 2016 às 0:13

      Silva, ela é baseada na Stumpjumper FSR, não é uma bike de iniciantes. O modelo testado custa 55k e tem uma outra versão de 46k. Independente da crise, 3 bikes eles devem ter vendido nesse evento de teste, fácil.

      Eu troquei de bike ano passado e confesso que fiquei bastante interessado nela. O problema é q se eu trocar de bike, (de novo) perco a mulher kkkk

      (5)
      Responder
  3. luiz disse:
    28 de março de 2016 às 14:29

    Quero saber quando vai ter um teste com bicicletas dentro da realidade financeira do Brasileiro…

    (2)
    Responder
  4. Alexandre disse:
    22 de março de 2016 às 16:14

    Começando o MIMIMI… em 3..2…1 …….rsss

    (1)
    Responder
  5. Plinio disse:
    22 de março de 2016 às 18:09

    Maneira a bacana, é uma aposta bacana da Specialized. Brincadeiras a parte, mais conseguir uns KOMs do Strava com ela, vai ficar mais facil.

    (0)
    Responder
  6. Robertto disse:
    22 de março de 2016 às 22:40

    Muita tecnologia,mas , muito feia!

    (0)
    Responder
  7. Hebber disse:
    23 de março de 2016 às 9:05

    Não querendo ser espírito de porco mas segmentos do Strava serão prejudicados, sem dúvida. Ao sinalizar a atividade o que alegaremos? “O cara é rico e comprou uma certa bike aê” kkkkkk. Mas pra quem tem condição é uma boa opção sim, sem duvida.

    (0)
    Responder
  8. Diego Soares disse:
    23 de março de 2016 às 9:50

    Como é o sistema de freios dela ??? por ser uma bike mais pesada não dificulta na hora de freiar na decida da trilha ?

    (0)
    Responder
  9. marcelo gomes disse:
    24 de março de 2016 às 23:37

    enduro extra power!!!

    (0)
    Responder
  10. luiz disse:
    10 de fevereiro de 2018 às 23:54

    ha versoes de 36 pilas vou financiar rsrs

    (0)
    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

6 years ago 13 Comments As Tops do MTB, Mountain Bike, ReviewsE-bike, Levo, MTB elétrica, Specialized7,085

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.