Novos estudos mostram que o fato de uma moto andar atrás de um ciclista, faz com que ele tenha ganho aerodinâmico.
Pesquisadores das instituições: Universidade de tecnologia de Eindhoven, Universidade de Leuven e a Universidade de Liege, fizeram um estudo em um túnel de vento, onde foi colocado um manequim de ciclista e um de uma moto com dois passageiros, como de costume acontece nas provas e analisaram os benefícios aerodinâmicos que o ciclista teria por andar com uma moto atrás dele.
Os resultados mostraram que o efeito é maior do que se imaginava e pode checar a uma redução de arrasto aerodinâmico de até 9%.
O que acontece é que a região com ar de baixa pressão (área azul) fica muito menor quando a moto está atrás do ciclista. Isso porque o ar se deforma novamente para passar em volta da moto. A área de alta pressão, da frente da moto, reduz essa área de baixa pressão atrás da bike, dando uma vantagem aerodinâmica para o ciclista.
Se a distância for de 25cm, o que não é raro de se ver em provas de ciclismo, a vantagem chega a 9%, o que pode fazer com que o ciclista ganho vários segundos de vantagem sobre um ciclista que não tiver a moto atrás, ou que o veículo esteja andando mais longe.
O gráfico abaixo mostra a relação entre a distância que a moto anda do ciclista e a vantagem que isso pode criam em uma prova de Contra-Relógio, avaliando diferentes distâncias.
As linhas mostras os números de acordo com a distâncias que a moto está e a vantagem em segundos dependendo da extensão da prova.
Isso é interessante para que a UCI crie regras de distanciamento entre veículos de apoio e os ciclistas competidores. Isso também pode ajudar a reduzir os acidentes causados pelos atropelamentos que tem acontecido.
Com informações do Cycling Weekly.