Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Excelente texto de um leitor sobre o caso Lance Armstrong

Autor: Henrique Andrade
9 years ago 31 Comments DopingLance Armstrong1,116





Olá galera, o leitor do PraQuemPedala, Fábio Adriano Hering, escreveu esse belo texto sobre o caso Lance Armstrong.

Ele me pediu para que eu o publicasse aqui no site! Achei o texto muito bom e nem pensei duas vezes. Aqui está!

Não é apenas sobre bicicleta!

Fiquei muito triste com a notícia de que Lance Armstrong tenha talvez de devolver suas medalhas! Minha vida sempre esteve associada à bicicleta mas acabei me envolvendo mais com o ciclismo de estrada em 1999, quando comecei a pós-graduação em Campinas, já com 30 e poucos anos! Curiosa coincidência, o ano em que Armstrong ganhou seu primeiro título do Tour de France foi o ano em que comprei minha primeira bicicleta de estrada (as calois e monarks 10 que eu tive antes disso não contam)…

Impossível não ser contaminado pelo espírito de superação de Lance, suas frequências altíssimas de pedalada, sua superação do câncer, seu exemplo inspirador de alguém que pôde se reinventar, vencendo o câncer e o Tour, me contaminaram, num período em que eu fazia novos amigos, conhecia o ciclismo de estrada, aprendia a pedalar longas distâncias e começava uma vida nova em outro estado… Por tudo isso, acho que alguns detalhes sobre o caso Armstrong, que está sendo discutido acaloradamente por ciclistas, aficionados e fãs do atleta, me interessa e merece aqui alguns comentários.

Primeiro de tudo, é importante lembrarmos que os órgãos de controle de drogas no ciclismo vêm buscando estabelecer um controle sobre o que os atletas consomem já há muito tempo. A USADA (órgão de controle antidoping americano) tem levantado provas contra o ciclista nos últimos anos (com testemunhas e amostras), o que é uma lástima para o esporte.

Se Armstrong é ou não culpado das acusações de doping, lógico que isso não invalida a reputação do homem que lutou contra um câncer terminal para continuar se dedicando ao esporte… Mas, de toda forma, a miragem do doping é uma sombra de chumbo sobre o esporte hoje: nas últimas grandes competições no esporte, diversos atletas (Merckx, Contador, Pantani, e vários outros) foram desligados de provas ou tiveram suas vitórias anuladas por suspeitas de doping, e isso é coisa muito séria.

É difícil falar de caça às bruxas no caso do Armstrong, ainda mais tendo em conta que as próprias agências norte-americanas estão condenando o atleta. Falar que os casos de doping mal resolvidos do passado legitimam as conquistas dos atletas dopados, é distorcer a história e usar o passado em favor de um tribunal sem ética! Vale a pena lembrarmos que o doping não está circunscrito apenas ao ciclismo de elite internacional, povoando todos os contextos, mesmo as provas nacionais e, quem sabe, muitos atletas amadores! Cabe, com esse caso, uma reflexão sobre quais os limites e os objetivos da competitividade na prática do ciclismo.

Parece haver uma aceitação muito grande entre os aficionados e praticantes do ciclismo que o objetivo do esporte seja construir vencedores, homens fortes que veem na sua máquina a possibilidade de buscar prêmios e troféus. Se esse é o único objetivo do esporte, se é isso que ronda as conversas e os sonhos de quem pedala, pode-se incorrer no erro, na prática antiética, de se fazer o que for possível para alcançar a vitória… O antídoto para isso é uma sólida concepção ética de qual é a excelência que se busca para o homem montado em uma bicicleta!

Eu tenho a impressão que está saindo de cena, nos dias de hoje, a ideia de que a bicicleta de estrada é também uma máquina de fazer amigos e de realizar sonhos! Sonhamos o que é possível e o que entendemos ter algum valor! Podemos sonhar com uma sociedade onde o transporte alternativo seja viável e respeitado, podemos sonhar com um contato mais intenso com a natureza, podemos sonhar em cruzar continentes, sermos mais velozes que nossas próprias pernas, cruzar estradas como se fôssemos centauros… E pra tudo isso a bicicleta pode ser a máquina perfeita, na companhia dos amigos ou na solidão das nossas próprias pedaladas!

Tenho visto muitas pessoas lamentando a ausência dos atletas que foram cassados pelos exames antidoping nas últimas competições internacionais de relevo. Temo que esse lamento seja uma manifestação de uma concepção de ciclismo onde a finalidade do esporte é, apenas, estabelecer quem é o mais forte, o mais veloz, ou o mais esperto. É bom prestarmos atenção nessas escolhas que fazemos. Pois nesse dilema, ao dividirmos o mundo dessa forma (como em uma hierarquia entre quem pode pedalar na elite, na master ou entre os novatos), podemos estar escolhendo o tipo de sociedade que queremos e, por consequência, a que teremos!

Voltando ao início do texto, em que lamentava o escândalo do caso Armstrong, eu me lembro que o ciclismo se tornou uma coisa essencial em minha vida por ser uma forma de conhecer intensamente o mundo, de fazer amigos, fazer a vida valer a pena sem a preocupação mínima de provar pra quem quer que seja quem era o mais forte ou quem ganharia a medalha ou o pelotão de pedalada. Eu estou triste com o caso Armstrong por ele fazer sombra ao homem que buscou a superação, e por trazer à tona o homem que fez tudo por uma medalha! Por isso, eu sou absolutamente a favor de uma luta por um esporte sem drogas, estimulantes, potes mágicos ou fórmulas mirabolantes! E acho que a bicicleta deve ser essencialmente uma máquina de sonhar: sonhar com um ciclismo que pode valer a penas sem medalhas e com uma sociedade que seria melhor sem disputas nem trapaças!

Fábio Adriano Hering

ago 24, 2012Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Vídeo de Sexta: Você acha quem tem habilidade? Olha esse cara!Volta da Espanha 2012, 8ª Etapa: O final mais emocionante até agora!
Você também pode gostar:
 
USADA apresenta o dossiê contra Lance Armstrong e toda a conspiração de doping
 
Lance Armstrong apresenta defesa para a USADA, sobre caso de doping
Comentários: 31
  1. EVANDRO disse:
    24 de agosto de 2012 às 22:47

    bom, se ele andou dopado, foi o melhor dos dopados

    (2)
    Responder
  2. Lion Schwarzenegger disse:
    24 de agosto de 2012 às 23:29

    Excelente texto! Eu curto muito ciclismo de estrada…. por enquanto só vejo competições… (não tenho magrela de estrada)… tenho uma MTB bem montada… onde vou para qualquer lugar… mas a minha grande paixão pela bike é o cicloativismo…. é você poder ir a qualquer lugar com a extensão do seu corpo… acho muito bacana as competições… mas tem hora que tem limite… o doping é o limite… veja a vuelta… só parede… 1 mês subindo parede… por mais que os caras sejam fodas… tem algo errado aí… eu como farmacêutico fico me perguntando… qual será a droga que os caras estão usando que a ciência ainda não tem meios de detectá-las? Bike é paixão… estilo de vida… eu, por exemplo, faço tudo de bike… trabalho… padaria… supermercado… banco… loteria… cicloviagens com a galera… Ouro Branco/MG – Ouro Preto/MG são 36km de pura subida… mais de 2500m de altitude… a galera vai de boa… no estilo broa da vovó… e todo mundo faz em 1h20min de MTB… a gente para… almoça… fazemos novas amizades… enfim… é um algo há mais… minha medalha são os momentos inesquecíveis na minha magrela… para se ter uma ideia… desde março 2012… até hoje… andem 2100km… já vou ter que trocar a minha segunda corrente… não sei se vocês sabem… mas dia 22 de setembro é o dia mundial sem carro… vocês estão planejando algo? Juntei a galera aqui e nós vamos fazer uma bicicletada/massa crítica pela cidade… vale todo tipo de veículo movido a propulsão humana… menos essa máquinas desumanas movidas a combustível fóssil! Acho que é hora de repensarmos… outro dia um amigo meu me perguntou… quem é seu ídolo? Eu… nem pensei… Renata Falzoni!

    (2)
    Responder
  3. Cristian Condé disse:
    24 de agosto de 2012 às 23:00

    Muito bom o texto!
    é uma pena a sociedade não aceitar que qualquer atleta de elite faz uso do doping, desde nadadores até jogadores de futebol, porém o que acontece é justamente o citado no texto!
    caça as bruxas…
    me corrijam se eu estiver errado!

    (1)
    Responder
  4. maykel disse:
    24 de agosto de 2012 às 23:18

    LANCE ARMSTRONG E O FESTIVAL DE DESINFORMAÇÃO NO BRASIL – a Globo/Globonews nem sabe quando o Tour de France acontece, mas está noticiando sem parar que Lance “perdeu seus 7 títulos”. Esta também é a patética manchete do UOL. Muita gente vem falando sobre isso nas Redes Sociais, então vamos a alguns esclarecimentos:
    1. A briga de Lance é com a USADA (agência anti-doping dos EUA). A USADA está numa
    briga pessoal com ele. Esse pessoal quer manchete e prestígio político ao “desmascarar” um dos maiores fenômenos do esporte. A histórica arrogância do texano também não o ajuda a fazer amigos…
    2. A USADA é uma entidade americana e, portanto, NÃO PODE TIRAR QUALQUER TÍTULO de Lance, nem na “Volta do Quarteirão de Austin”, quando ele tinha 10 anos de idade. Só a UCI pode fazer isso.
    3. Lance tentou processar a USADA, mas a corte federal americana não acatou o pedido, então ele ficou sem instrumentos legais para se defender. Só por isso ele “desistiu” da briga.
    4. Lance NÃO ASSUMIU CULPA ALGUMA, mas resolveu fazer duas manobras: uma política e outra econômica. A política: chamou os holofotes para si e pôde explicar, de novo, que é inocente das acusações e vítima de perseguição. A econômica: parou de gastar R$ 10 milhões/ano com advogados.
    5. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO: diz-se por aí que a UCI teria acobertado um (ou mais) doping positivo dele. Se isto aconteceu e vier a público, sabe Deus o que acontecerá, mas estamos no terreno da especulação.
    6. A quem interessa tudo isso: somente para estes americanos que querem justificar seus empregos públicos. Para a UCI, para a ASO (dona do Tour) e para o ciclismo como um todo, SERÁ UMA CATÁSTROFE SE LANCE PERDER SEUS TÍTULOS.
    Seria como descobrirem que Pelé comprava os zagueiros para marcar 1.000 gols, que a McLaren de Senna tinha dois motores, que Phelps nada com pés-de-pato invisíveis…
    Fernando Blanco

    (1)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      24 de agosto de 2012 às 23:46

      Olá Maykel!
      Esse texto esta rodando bastante!
      Mas esta bastante equivocado! Quem o escreveu não esta por dentro de todas as informações!
      A USADA está sendo apoiada pela WADA. Agencia mundial anti doping, que tem grandes poderes sobre a UCI!

      (0)
      Responder
    • Luis Fernando Oliveira disse:
      25 de agosto de 2012 às 19:23

      Seu comentário tem varias inverdades e incorreções:

      1. Isso é sua (e do Lance) opinião. Na minha (e do juiz que julgou o caso) a USADA tem todo o direito e é a entidade correta para fazer isso.

      2. A USADA é a representante da WADA para os EUA. A UCI tem que fazer ou então, caso não queira, tem que recorrer ao CAS. As chances de ganhar este recurso são nulas. Se a UCI não tirar os títulos pode inclusive ser punida pelo COI, ou seja, existe a chance de não te ciclismo nos Jogos do RJ.

      3. Ele não ficou “sem instrumentos legais” pois a briga era um processo arbitral, não judicial. Ele poderia participar do processo arbitral e teria, se tivesse como se defender. Faz anos que Lance ataca o processo, não as evidencias

      4. Ao não responder às acusações ele implicitamente aceitou a decisão da USADA. Ele só se livrou de ter as provas contra ele tornadas públicas. Esta foi sua grande jugada. Sobre o poder econômico de um e de outro lado, basta dizer que o orçamento ANUAL da USADA é de US$ 10 milhões. Lance deve ter vendido mais do que isso só em pulserinhas amarelas no dia de ontem. Sua Fundação Livestrong tem um patrimônio de US$ 400 milhões, fora o patrimonio pessoal dele. E sempre existem desavisados para doar mais dinheiro.

      5. Isso é justamnente o que ele e a UCI não querem, que as evidencias venham a público. Esta é a razão da briga sobre quem tem jurisdição sobre o caso, se a USADA ou UCI. O juiz foi bem claro na sentença.

      6. Não sei de Pelé, de Senna ou de Phelps. SE houverem evidências do que você disse, você acha que o procedimento correto é esconder? Eu acho que não.

      (0)
      Responder
      • Henrique Andrade disse:
        25 de agosto de 2012 às 19:25

        Fantástico seu comentário!

        (0)
        Responder
  5. Clayton disse:
    25 de agosto de 2012 às 7:58

    Com doping ou não…problema é dele…no caso de campeão e suas vitorias contra a morte e nos campeonatos, ele sempre será o inspirador para todos ciclistas e muitos esportistas…

    (1)
    Responder
  6. Samo Fischer disse:
    24 de agosto de 2012 às 23:47

    O Lance Armstrong, nem tá preocupado com esse problema do doping. Hoje ele até foi pegar a nova bike dele pra fazer uma provinha de MTB amanha! http://www.mobli.com/media/show/id/14884269?referer=tw
    Acho que ele só vai ser impedido de disputar provas de ciclismo pro-tour. E acredito que o pessoal tá fazendo muito “aue” sobre esse assunto. Como podem ver, ele nem tá muito preocupado com isso, afinal ele já se aposentou do ciclismo, agora o negócio dele é IronMan e provas de MTB e propaganda para arrecadar grana para aquela fundação dele.
    Sou muito Fã do cara, mas concordo que se alguém usa o doping para conseguir vantagens, deve ser punido. Porém espero que não seja retirado dele, os tão famosos títulos conquistados no ciclismo, acho que isso iria manchar ainda mais o nosso esporte.

    (0)
    Responder
  7. Mauro disse:
    25 de agosto de 2012 às 2:24

    Estou lembrando daquele panaca presidente da FIA perseguindo o Senna para o Alan Prost se dar bem. Seria o mesmo caso? Existe alguma maneira de saber desde quando o atleta usa alguma droga? Punir sim, se estiver comprovado,perseguir nunca.

    (0)
    Responder
  8. Fabio Adriano Hering disse:
    25 de agosto de 2012 às 14:10

    Olá Pessoal! Obrigado ao pessoal do blog por publicar o texto e obrigado os leitores pelos comentários. Alguns comentários argumentam que o texto está desinformado e que o caso de Lance é mais complexo do que o texto imagina. Acho que houve uma leitura desatenta do que escrevi, pois as palavras usadas para tratar do caso Armstrong são, “talvez perca as medalhas”, “nada apaga a glória”, etc.
    O texto não é uma acusação do Lance nem um decreto sobre sua carreira mas sim um comentário sobre o caso, que pro contexto atual popularizou muito algo que ronda o ciclismo, o doping. O doping existe sim e as agencias antidoping buscam cumprir uma função muito parecida que a policia e a justiça desempenham em nossa sociedade, evitar o crime, a fraude e “falsidade ideológica”, por exemplo! Se as agencias não são ideais assim como a policia e a justiça em nossa sociedade não são aquelas com que sonhamos, isso não apaga o fato de que sem elas, e no caso do ciclismo em geral sem as agencias antidoping, poderíamos ter um esporte eminentemente fraudulento e entre os vencedores alguns trapaceiros. Se alguém pedalar mais que alguém por usar substancias ilícitas, isso deve ser investigado e o envolvido incriminado, pois esse não é seria um esporte justo. Isso é o que garante nossa sociedade de direito e, no caso do esporte, garante (ou deve garantir) os nossos valores esportivos. Se o Lance é ou não culpado isso não vai tirar de cena do esporte que o doping é uma prática que pode colocar em xeque os valores pelos quais pedalamos. E aí que entra em cena a sociedade que queremos ou o mundo com que sonhamos, como o texto busca discutir. Eu posso dizer que o cara que cruzou o sinal vermelho no trânsito ou a pessoa que furou a fila do cinema no shopping em que vou sonham com uma sociedade diferente daquela com que eu sonho, pois para aquelas pessoas tirar alguma vantagem ou ter um privilégio pessoal é mais importante do que viver numa sociedade democrática, igualitária. Eles trapacearam numa sociedade que se propõe igualitária e devem ser advertidos por isso. Não é assim que funciona na prática? Pouco importa, se eu tiver valores e acreditar neles posso contribuir com minha ação pessoal para que a sociedade seja menos antiética, e isso me importa.
    Acho que é o mesmo com o ciclismo. Alguns podem achar legítimo que um ciclista faça de tudo para vencer, e entende que esse é o valor fundamental no esporte. O meu artigo busca ressaltar minha opinião, de que isso pode ser uma distorção de nossos valores sociais. No fim e ao cabo, eu acho que está difícil encontrar hoje pessoas que curtam o ciclismo de estrada e que tenham o senso crítico para perceber que se só valorizarmos a vitória, a força, se continuarmos a alimentar as brincadeirinhas sobre quem sobrou e quem levou o pelotão, iremos semear um ciclismo menor, onde os valores de amizade, ética, e a compreensão de um mundo melhor vão estar fora do esporte. Há sintomas disso: nas rodas entre os ciclistas é muito difícil ouvir comentários sobre a cachoeira que encontraram no caminho, sobre como tal companheiro é legal ou sobre como a cidade que visitaram na pedalada tem tais e tais características: pois conversa-se principalmente sobre quem pedalou mais forte, quem levou e quem sobrou. Isso povoa as redes sociais, por exemplo, e talvez mostrem quais os valores que se tem em mente ao subir na bicicleta. Isso me preocupa. Acho que os ciclistas fazem parte da sociedade e para serem cidadãos que pedalam tem de ter senso crítico, opinião sobre o mundo e tem que discutir assuntos dessa espécie. Ainda mais se pensarmos que a bicicleta é o transporte que, com toda sua história, tem tudo para ser o transporte do futuro. As ligas de ciclismo, os grupos de pedalada, os competidores, têm o papel de ser o exemplo desse mundo que pode ver no pedal uma forma melhor de viver. Para isso, tem de haver ética no esporte e temos de formar opinião sobre esse assunto.
    Torço para que os títulos de Lance sejam mantidos. E torço também para que o episódio nos faça pensar coletivamente sobre os valores que envolvem o esporte.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      25 de agosto de 2012 às 18:09

      Fala Fábio! Aqui é o Henrique! Administrador do Site!
      Cara, eu falei que o texto está desinformado, mas não era o seu… hehehehehehehhee.
      Era sobre o comentário da “Chuva de desinformação da mídia brasileira”.
      O seu texto está perfeito!
      Abraço!

      (0)
      Responder
      • Fábio Adriano Hering disse:
        25 de agosto de 2012 às 19:04

        Oi Henrique! Acho que me referi a um outro comentário que foi feito e não ao seu! Suas informações sobre o caso são fundamentais e é bom aprofundarmos o debate.
        É um prazer ter um texto aqui no blog! As matérias de vocês são muito boas! Parabéns e um abraço a todos!

        (0)
        Responder
  9. Joel Gonçalves disse:
    25 de agosto de 2012 às 16:21

    Competições de bike hoje são um negocio como outro qualquer, como o futebol,formula 1 e assim por diante,infelizmente. Enquanto gerar dinheiro sempre vai haver perseguições,punições talvez ate injustas. O dopping só não afeta quem pedala por prazer, e por mais q Armstrong seja um exemplo, se ele dopou no final vai ser só uma farsa. Dopando até eu ganho um tour…ou 7.

    (0)
    Responder
    • Luis Fernando OLiveira disse:
      25 de agosto de 2012 às 21:39

      Joel, hoje o Lance tem tantos títulos do Tour quanto eu e você!!!

      (0)
      Responder
  10. Marcione Krai disse:
    25 de agosto de 2012 às 18:58

    Para acabar com o doping teríamos que repensar sobre a competição no esporte, talvez o esporte voltado somente para a recreação, aonde tem dinheiro e sucesso em jogo, haverá sempre problemas com doping.

    (0)
    Responder
  11. Ricardo Leandro da Silva disse:
    25 de agosto de 2012 às 20:31

    Eu acabei de dar uma sapeada no site da UCI e não tem se quer uma “nota” sobre a questão Lance x USADA. Alguém sabe me dizer o por que ?

    (0)
    Responder
    • Lui Oliveira disse:
      26 de agosto de 2012 às 19:37

      Eles falaram que vão esperar o comunicado oficial da USADA antes de se manifestar

      (0)
      Responder
  12. Luis Fernando Oliveira disse:
    25 de agosto de 2012 às 21:42

    O que mais me incomoda nesses comentários é essa conversa de que o cara é um exemplo pois enfrentou o cancer e gannhou. Quer dizer que quem morre de cancer é um perdedor que não merece nossa eventual admiração?

    Sobreviver a um cancer é, acima de tudo, um evento estatístico. No caso dele deu certo, em outros tantos, que demonstram tanto ou mais coragem, não dá e a pessoa morre. Ser beijado pela sorte não torna ninguem exemplo, só torna o cara sortudo.

    (0)
    Responder
  13. Sandro Mauro disse:
    26 de agosto de 2012 às 11:03

    A atual situação em que se encontra o ciclismo é imoral. A dimensão do uso de susbstâncias proibidas para melhorar o rendimento está em um nível estratosférico, nem adianta questionar muito porque sabemos que nos pelotões amadores também tá rolando doping. E o doping no ciclismo é quase tão antigo quanto a história do esporte moderno, é urgente que se resolva isso. Afinal, quem que me garante que o Vencedor que estou vendo hoje no tour não será deposto até o ano que vem.

    (0)
    Responder
  14. Adilson disse:
    26 de agosto de 2012 às 14:12

    Na minha humilde opinião, Eu entendo que nos titulos e vitorias conquistada por Armstrong todos os exames (na quele momento) foram realizados e nada contestado, portanto o título é legal.
    Casar todos os títulos por doping em provas realizadas no atual momento e retroagir em conquistas passada não é justo.
    Os Homens pode tirar os títulos mas não apaga a História

    (0)
    Responder
  15. Erico disse:
    26 de agosto de 2012 às 20:51

    vejam as olímpiadas e vejam quantos atletas diariamente eram desmascarados? O que se contesta é a insegurança de uma decissão tão tardia. No direito a prescrição/decadência servem para assegurar a segurança jurídica, para evitar temores eternos (mais do que vitalicios)!!

    (0)
    Responder
  16. Valdir Hering disse:
    27 de agosto de 2012 às 9:01

    Gosto muito de ler e respeito muito tudo o que o Fábio escreve. Também,tenho motivos de sobra para isso.

    Sou seu Pai.

    (0)
    Responder
  17. Eduardo disse:
    27 de agosto de 2012 às 11:06

    Que texto lindo. Você tem a essência do ciclismo na minga opinião. Ler suas palavras me fizeram rever meus sentimentos em relação a minha bicicleta.
    Muito obrigado por suas palavras

    (0)
    Responder
  18. Murillo disse:
    28 de agosto de 2012 às 17:21

    Só pra finalizar: aonde estão as provas cabais de que ele se dopou?
    Testemunhos de quem se beneficiara das denuncias?

    (0)
    Responder
  19. Fabiano disse:
    30 de agosto de 2012 às 12:09

    “A USADA (órgão de controle antidoping americano) tem levantado provas contra o ciclista nos últimos anos (com testemunhas e amostras), o que é uma lástima para o esporte.”

    Depois dessa nem tive coragem de continuar lendo o texto. NOTA ZERO.

    O certo então é que os atletas corram dopados! Porque ser pego num controle e ser denunciado por doping é “UMA LÁSTIMA”.

    PEÇO QUE O TEXTO SEJA RETIRADO DA INTERNET. RIDÍCULO.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      30 de agosto de 2012 às 12:27

      Olá Fabiano! Eu concordo com vc 100% no que diz respeito ao fato de que se for pego no doping, tem que ser suspenso ou banido! Não tem nem conversa.

      Mas não critique o texto sem ao menos terminar de lelo (como vc mesmo diz).

      Existem uma coisa que se chama “liberdade de expressão” e por mais uma opinião esteja equivocada (não estou me referindo ao texto), pode e deve ser divulgada e discutida!

      Abraço

      (0)
      Responder
    • Fábio Adriano Hering disse:
      30 de agosto de 2012 às 13:08

      Fabiano, o texto usa o caso Armstrong como exemplo de algo que vem rondando o esporte, e não busca estabelecer um veredito sobre o caso: na realidade, inclusive, argumenta que “talvez”, “caso seja”, sobre o caso Armstrong! Diversos leitores, em outros lugares, têm reagido com veemencia, às vezes fúria, com relação ao texto apenas por ele falar de doping e de Lance Armstrong, sem então nem ler o texto. Isso é muito curioso. Um amigo inclusive identificou o mesmo e fez a seguinte analogia: no Brasil torce-se para os ciclistas como se torcesse para um time de futebol (fazendo referência ao pior estereótipo de torcedor, aquele que xinga e parte pra briga). Isso é uma cota passional do caso, e que ronda também o esporte, e que beira a irracionalidade, o que é uma pena.
      MAs, como o texto sugere, o ciclismo faz parte da sociedade, é composto por homens e mulheres, e pode-se encontrar no ciclismo, assim como entre os leitores, o mesmo tipo de indivíduo que encontramos na esquina de casa, no trabalho ou numa partida de futebol. Como o Henrique falou, é importante que todos emitam opinião, e é bacana ver que as pessoas têm se mobilizado acerca do caso, têm se colocado e, acredito, pensado. É isso que precisamos fazer! Fala-se muito que o ciclismo é um esporte de corpo e de mente. Bernard Hinault gostava de lembrar que a tática, a análise do oponente, era algo fundamental numa prova de bicicleta. Precisamos aprender a pedalar, superando a dita pedalada natural e aprendendo a girar os pés como pistões em uma manivela, não é? Por isso, eu gosto de lembrar que a bicicleta é uma máquina de pensar, pois quem de nós não revisitou cada canto da mente ao rodar as estradas montados em uma bicicleta? Dessa forma, o ciclista é um atleta que pensa, no sentido mais puro do esporte, como pensaram um dia os gregos ao formular o ideal: mens sana in corpore sano (mente sadia em um corpo sadio). O Henrique, muito apropriadamente, lembrou acima em um comentário sobre o “Festival de Desinformação” sobre o caso Armstrong como devemos ler objetivamente o caso. Afora isso, o texto que escrevi é uma reflexão sobe ética no ciclismo, os motivos por quais pedalamos, e como isso pode falar de nossa visão de mundo e de nosso projeto de sociedade, tendo em vista a sombra do doping (que de fato existe, se não no caso do Lance). Em um outro comentário (é só procurar por meu nome aqui mesmo nessa página) aprofundei essas ideias e inclusive também busquei deixar mais claro as motivações do texto. De resto, é só ler, entender que a leitura é um exercício de atenção, de um nível não tão afastado da atenção que devemos ter ao escolhermos as marchas no cambio ou ao conversarmos sensatamente com os colegas.
      Agora, nenhuma pessoa civilizada nesse mundo tem o direito de impedir alguém de emitir juízo ou opinião. Com posturas assim o ciclismo pode ser tornar uma coisa menor. E imagino que isso nenhum de nós vai querer. Saudações!

      (0)
      Responder
  20. celio roberto disse:
    14 de abril de 2013 às 12:46

    lance nao deixarar de seu meu idolo, mas esporte pra mim
    nao combina com drogas…………………

    (0)
    Responder
  21. rodrigo disse:
    16 de outubro de 2014 às 16:17

    Parabéns Fábio. Ótimo texto e mesmo apos o escândalo…. lance ainda continua sendo ídolo pra mim, pois se ele correu dopado foi melhor que os outros ciclistas porque os outros também estavam…

    (0)
    Responder
  22. Gildasio disse:
    30 de outubro de 2015 às 10:24

    A verdade é que meso se outros ciclistas usassem as mesmas drogas que Lance usou no conseguiriam alcança-lo. para ilustra melhor é como se você tivesse um carro 1.0 abastecido com nitro e uma Ferrari com gasolina comum quem ganharia? o Lance dopado ou não é um cara fora do comum.

    (0)
    Responder

Deixe uma resposta para maykel Cancelar resposta

9 years ago 31 Comments DopingLance Armstrong1,116

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.