Fala galera! Vamos para mais um episódio de minhas aventuras pelo MTB. Bom… como eu escrevi há alguns dias, eu troquei minha por uma um pouco mais antiga, só que com componentes melhores.
A bike que eu comprei estava equipada com o grupo Shimano XTR 2009 de 9 velocidades. O grupo é excelente, a passagem de marcha é extremamente precisa e está com bom estado de conservação. Mas o freio traseiro estava com um pequeno problema.
O problema
A pouco tempo fiz a matéria sobre a “sangria” que tive que fazer no freio hidráulico, por conta de uma folga que estava na manete. Uma das possibilidades era ter ar no sistema hidráulico. Fiz a sangria, mas não era esse o problema.
Quando eu estava fazendo a trilha do Lenhador, descobri que a manete de freio, além de estar com folga, estava vazando óleo… Fiquei borrado de medo… afinal, com freio não se brinca… Ainda mais com o traseiro. Não estou afim de encher a boca de terra por conta de uma falha de freio.
A solução
Fui em algumas lojas aqui em Brasília e descobri que é bastante difícil achar o kit de reparos do Shimano XTR 2009… Então fui até a loja Veloce e ví para vender o freio modelo SLX 2012 da Shimano. Que já vem com uma nova tecnologia, na qual o cilindro mestre é posicionado no sentido das mangueiras do hidráulico e a manete é bem menor.
De acordo com as revisões feitas por sites especializados, ele freia 30% melhor que os freios com a tecnologia antiga, que era o caso do meu XTR antigo.
O pessoal da loja foi bem bacana, pegaram meu XTR avariado no negócio e fizeram um “bem bolado” lá e comprei o novo freio.
Teste
O freio é bem mais macio e preciso do que o XTR antigo e realmente freia mais! Eu até assustei algumas vezes, porque estava acostumado a frear com um pouco mais de forças e hoje na primeira descida de cascalho, quando fui apertar o freio ele deu uma travada!
Mas fui regulando a força e comecei a achar o freio muito bom! A manete é bem pequena, encaixa bem nos dedos e ele realmente é muito preciso.
Opinião do Especialista
Quando comprei o freio liguei para o Marconi Cabeleira. Ele me disse que quando foi correr a última etapa da Copa Internacional de MTB 2012 (que ele ganhou), ele teve um problema no freio SRAM dele e o pessoal da Shimano instalou um SLX desses na bike dele.
“O freio é bem macio e preciso. Adorei o freio”, o Cabeleira me falou.
Por isso o título do post, Downgrade/Upgrade. Apesar do SLX ser inferior os XTR, o modelo mais moderno está bem melhor.
Então fica a dica!!! O freio não é barato, mas é bem mais em conta que os TOP e funciona excelentemente bem!!!
Contado da loja e preços
Loja Veloce – Endereço: CLS 214 Bl B s/n lj 22 Brasília – DF
Freio SLX novo: R$840 (Completo – manetes, pinças, pastilhas e instalação / Não inclui rotores)
Telefone para contato: (61)3346-4624