A Specialized trouxe para o mercado brasileiro em 2015 a Diverge, uma bicicleta de estrada de qualquer tipo.
Seguindo a série de matérias sobre o evento de lançamento da linha 2015 da Specialized, que fui convidado para cobrir, trago aqui agora essa novidade interessante.
Essa bicicleta é uma bike com geometria de estrada, mas adaptada para aguentar trilhas e estradas de chão. Eu sei que vão perguntar, “então ela é uma bike de ciclocross?”. Tecnicamente, não! A bike de ciclocross é mais feita para off-road do que estrada, enquanto a Diverge é mais feita para estrada do que off-road.
Uma bike de ciclocross perde muito rendimento na estrada de asfalto, quanto essa daqui (teoricamente) não!
Equipada com pneus gigantes de 32mm (com espaço para 35mm) ela tem uma aderência maior e resistência a impactos do que uma speed convencional, somando os freios a disco a bike oferece uma condição de render bastante no asfalto e conseguir “se virar” bem no off-road.
Ela é a primeira bike de estrada da marca com eixos passantes (12mm roda traseira e 15mm roda dianteira) nas rodas e caixa de centro BB30.
Para ajudar a absorver as vibrações do terreno, a bicicleta também possui Zertz no garfo, seatstays e canote, que são esses elastômeros que absorvem as trepidações no quadro e canote .
O acabamento é bem legal, com cabeamento interno. Esse modelo das fotos (Expert Carbon) vem com o grupo Ultegra de 11 velocidades (11-32), pedivela FSA (50/34) e freios a disco Shimano 785 com pastilhas IceTech.
Serão três versões, todas com o Kit Swat: Smartweld (alumínio), Expert Carbon e Sport A1 (alumínio).
Vejam o vídeo da bike feito pela equipe Deux North
Hunt 4 from Deux North on Vimeo.