Olá galera, com certeza a Specialized tá rindo de uma orelha a outra com a vitória de Vincenzo Nibali no Tour de France 2014. O ciclista fez um excelente trabalho e mostrou sua impressionante força.
A Specialized fez esse texto mostrando como foi o trabalho da empresa junto com o ciclista e todos os equipamentos da marca que o ciclista utilizou, para ajuda-lo a chegar nessa vitória.
Fonte: Marketing Specialized
Nas últimas três semanas, Vincenzo Nibali deixou sua marca no ciclismo profissional. Ele entrou no Tour de France de 2014 em total desvantagem. Por trás de uma seleção incrivelmente forte de ciclistas de GC, Nibali parecia já estar num beco sem saída antes mesmo da largada.
Durante as últimas temporadas, a relação de Nibali com a Specialized cresceu, e incluiu produtos e serviços de todas as categorias. Ele vem consistentemente demonstrando que é o tipo de atleta que entende a importância de todas as pequenas coisas. Sai em busca de pequenos ganhos em cada mínimo detalhe, trabalhando ao lado do Programa de Performance Specialized Racing para afinar sua posição em TT, oferecendo feedback para desenvolver suas sapatilhas S-Works, e influenciando diretamente o design da novíssima Tarmac 2015.
Tendo em mente ciclistas como Vincenzo Nibali, trabalhamos para desenvolver a mais profunda linha possível de produtos para performance. Durante a corrida, Nibali contou com cada um desses produtos, de pneus a quadros, para amplificar sua potente máquina. Veja abaixo as informações do arsenal completo de ferramentas implementadas para possibilitar o sucesso do TDF 2014.
O Programa de Performance Specialized Racing e o Body Geometry Fit
Nada se move a não ser que o motor ganhe vida. Para um ciclista profissional, esse motor ganha vida com a eficiência energética do seu corpo em produzir força para a bike.
Durante os últimos 18 meses, Nibali passou por testes para regular sua posição em TT e estrada, para produzir mais energia e diminuir sua resistência aerodinâmica. Diferentemente de qualquer outro programa de fit, o BodyGeometry realiza os ajustes conforme o objetivo do ciclista, sua flexibilidade e seu histórico de lesões, garantindo que ele possa produzir energia real durante toda a pedalada. Essas posições são depois validadas com o uso de sistemas de aquisição de dados e telemetria desenvolvidos pela Specialized Racing Team em um ambiente controlado no velódromo.
Além desses testes pré-corrida, o Programa de Performance Specialized Racing pôde oferecer a Nibali uma análise de cada etapa e o equipamento disponível para ele. Esses dados consideram equipamentos (pneus, rodas, quadros, capacetes etc.), condições climáticas, elevação e os objetivos de Nibali para cada dia, dando-lhe a confiança e a paz de espírito de que está perfeitamente preparado para cada dia.
Specialized Tarmac 2015
A Tarmac sempre foi a bike de corrida completa. Capaz tanto nas subidas, quanto nas descidas e nos sprints. Nibali usou a Tarmac como seu cavalo-de-batalha no Tour de France deste ano, venceu várias etapas, inclusive com uma fuga solitária na segunda etapa e várias etapas de montanha.
Para garantir que Nibali tivesse a confiança de atacar em qualquer ponto da prova, a Tarmac 2015 foi projetada com foco na performance de cada atleta. O projeto de engenharia focado no ciclista, com quadros que vão desde 49 a 61cm, é feito com foco no desempenho, baseado na altura e no peso de cada atleta. E isto significa que todo atleta – não só o Nibali – experimenta o desempenho necessário para se vencer o Tour de France.
Specialized S-Works Roubaix SL4
A quinta etapa do Tour de France de 2014 foi crucial. Com sete trechos de calçamento em pedras encharcadas pela chuva, a etapa mostrou imagens icônicas da Paris-Roubaix mais do que se esperava no TdF. Como resultado das condições horrendas, as três equipes Specialized competiram a bordo de suas S-Works Roubaix SL4.
A Roubaix definiu a categoria de bike de “Endurance” desde seu lançamento em 2004 – seu mix de estabilidade e pedalada suave foi muito importante para a sobrevivência (e progresso) – da exaustiva etapa. Num dia em que vários competidores de CG caíram, oito dos vinte atletas cruzaram a linha de chegada a bordo de uma Roubaix.
A escolha de Nibali, combinada à sua inigualável técnica, permitiram que ele escolhesse as linhas certas, e permanecesse em pé durante toda a etapa. A filosofia Roubaix de que ‘Mais Macio é Mais Rápido’ foi testada e levou Nibali à liderança ao final da etapa.
Capacetes Prevail e Evade
Nibali alternou entre o capacete aero de estrada S-Works Evade e o S-Works Prevail, que é leve e ventilado, baseado nas recomendações do Programa Racing Performance da Specialized. Rapidez e rodagem para a fuga no final da segunda etapa? Evade. Para o sofrido final de montanha da etapa 13? Prevail.
Ciclistas das três equipes Specialized tiveram a opção de escolher o que era melhor para seu estilo. Com a cabeça do ciclista posicionada no vento, a forma aerodinâmica do S-Works Evade economiza uma energia valiosa, esteja o ciclista numa fuga, ou economizando suas forças entre duas montanhas. A ventilação inteligente na frente do capacete, obtida a partir do desenvolvimento do capacete S-Works + McLaren TT, também mantém o resfriamento da cabeça do ciclista, sem criar o atrito aerodinâmico que rouba velocidade.
O Prevail já é conhecido, e aprovado como um favorito dentre os profissionais de Tour. Ciclistas em busca do capacete de melhor fit e para todas as situações, escolhem o Prevail. Com o sistema de resfriamento Specialized de 4ª dimensão, o capacete mantém a cabeça do ciclista fresca durante os dias quentes nas montanhas, enquanto seu peso-leve não segura quando se tem que explodir e atacar em etapas inclinadas de montanha.
Pneus Specialized Turbo
Nibali foi mencionado como um dos ciclistas mais habilidosos no pelotão profissional. Ele voa nas descidas e, na quinta etapa do TDF deste ano, demonstrou suas habilidades de botar pressão nos paralelepípedos escorregadios dos Clássicos da Primavera.
A habilidade de um ciclista em realizar curvas ou passar voando por sobre pedras cobertas de limo sem pensar duas vezes, vem da confiança em seu equipamento, e nenhum equipamento pode oferecer mais confiança do que pneus que parecem nunca perder tração.
Para a Specialized, isto é resultado da composição. Tendo em mente que as propriedades da borracha natural têm sua limitação, nós optamos por uma borracha sintética, que nos permite controlar a forma com que a borracha interage em nível molecular.
Começamos com um polímero sintético grande, de baixa densidade, como base, e usamos uma série de aditivos para controlar as características do composto. O resultado é um composto com baixíssima resistência de rodagem e alta tração nas curvas, independentemente das condições da estrada.
Sapatilha S-Works Road
Nibali usou as sapatilhas S-Works durante os 21 dias de tour. Centenas de milhares de pedaladas, altíssimas acelerações e inúmeros ataques o levaram à liderança do GC a cada dia.
A sapatilha S-Works Road oferece suporte ao pé do ciclista durante a pedalada através das características integradas do body geometry. Um calço varizante de 1,5 mm na parte da frente da palmilha ajuda a impedir que o joelho suba em direção ao tubo superior, enquanto o suporte longitudinal evita que o arco do pé do ciclista caia, e o botão do metatarso ajuda a reduzir o calor dos pés nas pedaladas longas.
Essas características, combinadas com o design ultraleve, e amarradas com o sistema Boa, ofereceram uma imensa vantagem para Nibali durante todo o Tour.