Olá pessoal, seguindo a série de matérias Testado no Brasil Ride, vou falar hoje sobre os pneus Ikon 3C Max Speed Exo Protection 2.2 da Maxxis, pneu que utilizei pela primeira vez no Brasil Ride 2015.
Há muito tempo, pessoas me recomendam esse pneu para fazer o Brasil Ride, mas confesso que estava com um certo preconceito (inexplicável) para testá-lo. Sabe aquela coisa que só porque todo mundo fala, você fica com birra? Pois é… Foi meio que isso com esse pneu.
Mas então, de última hora, resolvi trocar compra-los e leva-los para a competição e tudo que todo mundo tinha falado se mostrou verdadeiro… O pneu é bom pra cacete!!!
Vamos faze aquela análise por partes, para que vocês possam ver os diferentes aspectos do pneu.
Rolagem (nota 5 de 5)
Como vocês podem ver, os cravos do pneu são bastante juntos e baixos, o que faz com que o pneu tenha uma excelente rolagem nos estradões e singles mais batidos. Ele vai que vai!
Isso ajuda bastante em competições como o Brasil Ride, que apensar de ter partes absurdamente técnicas, tem muita estrada, principalmente nas etapas mais longas.
Achei que ele se compara com pneus bem rápido, como Fast Track da Specialized, os Race King da Continental.
Aderência (nota 5 de 5)
Essa era uma das partes que me deixavam com preconceito… Eu sempre gostei de pneus com cravos um pouco maiores na frente e como os cravos do Ikon são baixos, eu fiquei meio grilado com isso.
Mas logo no prólogo do Brasil Ride, que é extremamente técnico, com pedras com areia por cima, ele já mostrou em apesar dos cravos baixos, a aderência é sensacional!
Em momento algum ele perdia totalmente a aderência… Podia até dar uma derrapada ou outra, mas nada que fizesse você descer da bike.
Performance na areia (nota 6 de 5)
Isso mesmo… Nota 6 de 5 mesmo… Porque uma das partes mais chatas do Brasil Ride é a areia e esse pneu melhorou MUITO a minha vida nos trechos com areia do Brasil Ride.
Logicamente que ele não transforma a sua bike em uma Fat Tire, que passa na areia fofa como se fosse asfalto, mas em comparação a outros pneus que já utilizei, foi sensacional.
Resistência a furos e rasgos (Nota 5 de 5)
O Exo Protection tem 120 TPI (Threads per Inch – Fios de nylon por polegada), ou seja, ele tem o dobro da resistência nas laterais do que os pneus comuns, que geralmente tem 60TPI.
E o Brasil Ride é um excelente lugar para se testar a resistência dos pneus, o terreno lá tem MUITAS pedras e volta e meia você dá aquela beliscada na lateral do pneu que chega dá agonia… Por várias vezes eu pensei… “Agora rasgou!” E nada… A lateral do pneu seguia intacta.
Com relação a durabilidade, eu não tenho como avaliar, pois eu só o utilizei no Brasil Ride, mas o pneu traseiro ainda está ZERO… Apesar de já ter rodado mais de 600km. Muita gente já me disse que ele dura bastante… Vamos ver
Peso (nota 3 de 5)
Como ele é um pneu reforçado, o peso dele é um pouco maior do que os pneus mais leves do mercado. Eu não me incomodo em carregar algumas gramas a mais e não ter problemas de furos, mas tem uma galera que é meio neurótica com essa questão de peso e não gosta de nada que pese mais, independente do benefício que esse peso a mais vá trazer.
Cada pneu desses pesa 595g.
Preço (notas 3 de 5)
Tudo que é bom custa caro, e no ciclismo essa regra é levada muito a sério. Esse pneu está custando cerca de R$330 depois dos ajustes por conta do aumento do dólar.
É um pneu caro, mas até o momento, a relação custo benefício está muito boa! Vamos ver com o passar do tempo, se a durabilidade dele realmente é boa!
Resumindo
Se você quiser um pneu versátil, com boa rolarem, muito resistente, mas que peso um pouco mais e seja um pouco mais caro, esse é um dos melhores pneus disponíveis e eu não pretendo troca-lo por enquanto.