Há um mês estou com a bicicleta Specialized Venge Pro Race Force 2014 e após rodar aproximadamente 1.200km com a bicicleta, aqui vai a minha opinião sobre essa máquina!
A Venge é a bicicleta “aero” da Specialized para ciclismo de estrada. Diferente da Tarmac SL4, que é feita para escaladores, essa bicicleta é mais voltada para os sprinters.
O modelo 2014 da bicicleta veio equipada com o novo Sram Force 22, que foi lançado esse ano e possui 22 marchas (2 coroas e 11 pinhões no cassete). Além desse grupo, a bike vem equipada com os seguintes componentes:
- Quadro: Specialized Carbono Fact 10R, Construção Fact Is, Tubulação Em Formato Aerodinâmico, Geometria Compacta Para Performance, Tubo De Direção Cônico 1- 1/8″A 1-3/8″, Passagem De Conduites Interna, Caixa De Movimento Central Osbb Em Carbono
- Garfo: Specialized Venge Em Carbono Fact, Construção Monocoque, Coroa/Espiga Em Carbono Com Rolamento Inferior De 1-3/8″
- Caixa De Direção: Rolamentos De Cartucho Em Aço Inox, Superior 1-1/8″E Inferior 1-3/8″, Com Tampa Venge Costumizada
- Mesa: Specialized Pro Sl, Alumínio Forjado 7050 3D, Tampa De 4 Parafusos, 31,8 Mm
- Guidão: Specialized Tarmac Expert, Em Alumínio, 140 Mm De Drop, 85 Mm De Alcance
- Fita: Specialized Classic Wrap
- Freio Dianteiro: Sram Force
- Freio Traseiro: Sram Force
- Manetes De Freio: Sram Force 22
- Câmbio Dianteiro: Sram Force 22, Fixação Em Braze-On, 11 Velocidades, Yaw
- Câmbio Traseiro: Sram Force 22, 11 Velocidades
- Trocadores: Sram Force 22, Double Tap, 11 Velocidades
- Cassete: Sram 1170, 11 Velocidades, 11-28
- Corrente: Sram Pc 1170, Com Powerlink
- Pedivela: Specialized Pro, Carbono Fact, Osbb
- Coroas: 53/39
- Movimento Central: Rolamentos Os, Selados E Integrados
- Roda Dianteira: Roval Rapide Cl 60
- Roda Traseira: Roval Rapide Cl 60
- Pneu Dianteiro: Specialized Turbo Pro, 127 Tpi, Talões Em Aramida, Proteção Blackbelt, 700X23C
- Pneu Traseiro: Specialized Turbo Pro, 127 Tpi, Talões Em Aramida, Proteção Blackbelt, 700X23C
- Câmaras: Lightweight, Válvula Presta Com Bico De 80 Mm
- Selim: Body Geometry Romin Evo Expert, Trilhas Ocas Em Titânio, 143 Mm
- Canote Do Selim: Specialized Venge Aero, Em Carbono Fact, Avanço/Recuo Ajustável 20/0 Mm
- Abraçadeira Do Canote: Abraçadeira De Canote Venge Integrada
Opinião
Fiz tudo que é tipo de pedal com essa bike, desde longões com mais de 200km, a treinos de subidas extremamente complicados, como esse daqui que fizemos indo para a represa de Corumbá 4 próximo de Luziânia-GO.
A bicicleta é extremamente bem montada, apesar do guidão ser de alumínio (confesso que eu preferia que ela viesse com guidão de carbono), a bicicleta é um avião, com um excelente acabamento, pintura, cabeamento interno e etc…
O grupo da SRAM é extremamente preciso e a relação de marchas com a variação 11-28 no cassete oferece uma versatilidade muito grande para a bicicleta. Nessa matéria aqui eu fiz um review completo sobre o grupo.
Ela desempenha bem o papel de “bike aero” o conjunto “quadro e rodas”, ambos aerodinâmicos, fazem com que a bicicleta tenha um desempenho muito bom em altas velocidades, pedalar no plano acima de 45km/h é menos difícil do que com outras bicicletas.
As respostas também são bem rápidas. Como a bicicleta é bastante rígida, a “reponsividade” é bem grande. Ou seja, se você “manda o pé” ela vai com força! Uma das razões da bike ser tão rígida é essa caixa de centro gigantesca que ela tem. Toda a estrutura em volta da caixa de centro é reforçada, isso evita que a bicicleta torça e faz com que toda a força que você faz vá para as rodas!
A Venge é bastante estável e faz curvas muito bem, fiz alguns teste fazendo curvas em alta velocidade e descidas que se chega a 90km/h e a bicicleta fica bem “colada” no chão.
Eu ainda não andei na Tarmac SL4, então não tenho como dizer se ela é melhor ou pior nas subidas. Eu achei que a Venge vai muito bem nas subidas, melhor do que outras bikes que já andei. Porém, já ouvi de algumas pessoas que já andaram nas duas dizem que a Tarmac de fato é um pouco melhor do que Venge nas escaladas… Então eu não vou discordar.
As rodas são muito boas e rolam muito bem! O único problema é que como é um roda Carbon Clincher, as bordas são de carbono e o freio não funciona tão bem como rodas com aros de alumínio, então tem que tentar antecipar os problemas e tomar cuidado com os buracos, para não acertar essa borda de carbono no chão.
O pneu Turbo Pro é bom, rola bem e tem um bom Grip, mas acaba bem rápido. Ele é um pneu voltado para competição então não foi feito para durar muito.
É isso, no geral a bicicleta é um espetáculo, com essas pequenas ressalvas dos freios, guidão de alumínio e teoricamente uma performance um pouco inferior do que a Tarmac na subida, eu estou apaixonado pela bicicleta!