E aí pessoal? Tudo certo? Como de costume, sempre alguns dias antes da temida Paris-Roubaix, as grandes marcas começam a anunciar modelos de bikes específicos para correr em paralelepípedo. Hoje foi a vez da BMC.
Ela anunciou o lançamento da GranFondo GF 01. Assim como todas as bikes específicas para esse tipo de competição o objetivo é sempre o mesmo: Diminuir o desconforto, sem perder performance e aumentar a resistência da bike.
A BMC utilizou as seguintes estratégias para conseguir atingir estas metas:
O quadro apresenta tanto no garfo traseiro quanto dianteiro, próximo as rodas, uma “mudança de direção” nestes segmentos (foto abaixo), que ela batizou de “Angle Compliance”. Isso diminui a rigidez vertical da bicicleta, ou seja, ela absorve mais os impactos.
Garfo também apresenta uma forma interessante. Ele começa largo e logo depois fica estreito e fica assim até chegar nas rodas. Isso provavelmente também deve ter sido feito para absorção de impactos
Para aumentar a rigidez lateral da bike foi colocado um movimento central bastante largo e um head tube gigantesco. Já na parte de trás da bike, os seat e chais stays estão bastante finos, para melhor absorver os duros impactos dos paralelos.