Olá pessoal, achei esse interessante debate realizado no Eurobike sobre a diferença entre o tamanho das rodas no MTB.

Infelizmente o vídeo é totalmente em inglês e não tenho como fazer a tradução de todo ele. Mas posso passar aqui um resumo da ideia central.

Resumo

A introdução do vídeo explica um pouco da história do ciclismo de estrada, onde uma grande experimentação de tamanhos de rodas já aconteceu no passado. Já tivemos as 700c, 650A, 650B, 650C… enfim. E após uma grande quantidade de variações e mudanças, convencionou-se de que o 700C, tamanho utilizado atualmente, é o melhor.

Já no MTB essa experimentação nunca ocorreu. Por muitos anos os aros 26 foram soberanos e sem concorrentes. Isso acorreu até poucos anos atrás, com o advento das 29, que hoje são um grande sucesso e esse ano com o aparecimento das controversas 27,5, que estão criando a maior confusão no mundo do MTB.

Alguns especialistas acreditam que a 27,5 é um meio termo bastante interessante entre a 26 e 29, uma vez que tem uma melhor capacidade de rolamento que a 26 e não é tão pesada quando a 29. Muito acreditam que esse será o tamanho de roda dominante em alguns anos.

Minha opinião

Eu acredito que MTB está passando por essa fase de experimentação que é muito interessante e importante. Tem um monte de gente em uma choramingação sem fim, dizendo que isso é tudo jogada de marketing e que é golpe da indústria e tal…

Pode até ser, mas isso pode trazer progresso e melhorias para o esporte e na minha opinião, esse tipo de coisa é sempre MUITO BEM VINDA!!!

Aqui segue o vídeo

YouTube Preview Image