Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Debate sobre aros 26″, 27,5″ e 29″ para o MTB

Autor: Henrique Andrade
10 years ago 64 Comments Mountain BikeAro 296,574





Olá pessoal, achei esse interessante debate realizado no Eurobike sobre a diferença entre o tamanho das rodas no MTB.

Infelizmente o vídeo é totalmente em inglês e não tenho como fazer a tradução de todo ele. Mas posso passar aqui um resumo da ideia central.

Resumo

A introdução do vídeo explica um pouco da história do ciclismo de estrada, onde uma grande experimentação de tamanhos de rodas já aconteceu no passado. Já tivemos as 700c, 650A, 650B, 650C… enfim. E após uma grande quantidade de variações e mudanças, convencionou-se de que o 700C, tamanho utilizado atualmente, é o melhor.

Já no MTB essa experimentação nunca ocorreu. Por muitos anos os aros 26 foram soberanos e sem concorrentes. Isso acorreu até poucos anos atrás, com o advento das 29, que hoje são um grande sucesso e esse ano com o aparecimento das controversas 27,5, que estão criando a maior confusão no mundo do MTB.

Alguns especialistas acreditam que a 27,5 é um meio termo bastante interessante entre a 26 e 29, uma vez que tem uma melhor capacidade de rolamento que a 26 e não é tão pesada quando a 29. Muito acreditam que esse será o tamanho de roda dominante em alguns anos.

Minha opinião

Eu acredito que MTB está passando por essa fase de experimentação que é muito interessante e importante. Tem um monte de gente em uma choramingação sem fim, dizendo que isso é tudo jogada de marketing e que é golpe da indústria e tal…

Pode até ser, mas isso pode trazer progresso e melhorias para o esporte e na minha opinião, esse tipo de coisa é sempre MUITO BEM VINDA!!!

Aqui segue o vídeo

set 9, 2012Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Filme que mostra o projeto de desenvolvimento de grandes talentos do ciclismo nos EUATour da Grã-Bretanha começa com a Sky dando as cartas
Você também pode gostar:
 
Vídeo: 5 razões porque algumas pessoas odeiam as MTB 29 (e porque elas estão erradas)
 
Sea Otter Classic: Lançamento da MTB 29 mais leve do mercado
Comentários: 64
  1. João Paulo Leite disse:
    10 de setembro de 2012 às 10:33

    Olá a todos! Esse debate é bem legal! Começando a dar minha opinião sobre as rodas 26″, 27.5(650B) e 29Er, venho dar o pontapé sobre a aro 26″. Aro onde foi desde o começo do MTB é o + versátil. Aro que não tem restrições sobre percurso e nem em disponibilidade de tamanhos na bikes para todos. O aro 26″ tem a mesma idade de suas irmãs maiores 27.5(650B) e 29Er, só que antigamente como não tinham a tecnologia nem o desenvolvimento de geometria de hoje, as rodas maiores não conseguiam ter o mesmo rendimento em comparação a 26″, portanto ela foi a melhor opção para a época e por um bom tempo. O MTB foi criado nos USA, desde então a evolução nas bikes foram em todos os segmentos, menos nas rodas, e o mercado não pode parar de evoluir (inovar), sendo assim alimentando o mercado de bikes com “novidades”. Foi assim que desde o ano 2000 a questão das rodas 29Er foi a aposta das marcas americanas, acreditando numa mudança e revolução mundial no assunto. A Roda 29Er veio com o marketing de ser melhor que a 26″, chegaram a falar em substituição da 26″ para a 29Er, mas isso nunca acontecerá. A 29Er na minha opinião teria 85% de vantagens e 15% de desvantagem. As vantagens se eu fosse resumir seria tudo de melhor que a 26″, menos em trechos de single-track e a questão dos tamanhos. GENTE 29Er NÃO É PRA TODO MUNDO. O MENOR TAMANHO RECOMENDADO É O “M”! Existe marcas americanas colocando small e xsmall mas não se enganem, QUANTO MENOR A PESSOA MENOR É O RENDIMENTO NAS 29Er. O tamanho recomendado é para pessoas acima de 1,75m blza?! Falando sobre as 27.5(650B), na minha opinião é o melhor dos 3 mundos, pois, está exatamente no meio das 3 rodas em polegada (1.5). Na 27.5(650B) você terá a rolagem magnifica que a 29Er tem, com toda eficiência e agilidade da 26″. Não tem restrição para tamanhos pois utiliza a mesma geometria das aro 26″. Diferente das 29Er que são geometrias exclusivas. NÃO PENSEM EM FAZER “GAMBIARRA”! A partir de 2013 termos quadros, suspensões, rodas e pneus para 27.5(650B). A roda 27.5(650B) não foi feita para o quadro 26″ (mesmo usando a mesma geometria) nem o 29Er, devido a vário fatores dimensionais no quadro, centro de gravidade e algumas coisas +… É amigos espero ter ajudado.

    (2)
    Responder
  2. Igor disse:
    10 de setembro de 2012 às 21:21

    Pois é galera, eu estou quieto e só comendo pelas beiradas. Recentemente comprei uma 26″ top a preço de banana por conta da febre das 29″. Ano passado Kulhavy ganhou o mundial de 29″ e gerou uma corrida pela medida. Até pouco tempo Nino Schuter corria de 26″ e ganhava quase tudo, bastou ganhar uma etapa de 27,5″ e agora já é tida como a melhor medida. A máxima é cautela.

    (1)
    Responder
  3. Cristhophe disse:
    12 de setembro de 2012 às 23:24

    Tinha uma 26 full e nem pensava em trocar de bike até que o quadr quebrou. Comprei uma 29er e mesmo tendo menos de 1,75 que, diga-se de passagem parece ser um número cabalístico, meu rendimento melhorou muito. Não senti essa diferença todo que se fala nas subidas, é apenas uma questão de adaptação. Aliás em trechos muito inclinados, ao contrário da 26, as 29er nem fazem menção de empinar a dianteira. No plano e nas descidas nem vou comentar porque é muito superior as 26. Somente vi alguma desvantagem em singles muito truncados, uma vez que devido às suas maiores dimensões perde-se um pouco de agilidade, mas como já disse é uma questão de adaptar a sua forma de pilotar à bike. No cômputo geral tem muito mais vantagens do que desvantagens. Pelo menos no meu caso, considero as 29er um caminho sem volta.

    (1)
    Responder
  4. Paulo Cesar disse:
    28 de maio de 2013 às 12:03

    E pensar que nos primórdios do MTB pessoas como Gary
    Fisher, Tom Ritchey e Charles Kelly desciam morros em bikes com
    garfo rígido e quadros de aço…… naquela época, pessoas
    conservadoras também os achavam no mínimo “imprudentes” (para não
    dizer, doidos). Improvisar é a palavra, desde que haja um mínimo de
    bom senso e segurança. Repito: bom senso e segurança. Milhares de
    bikers nos EUA e alguns por aqui não podem estar errados! Não é do
    interesse dos fabricantes que aqueles que possuem quadros de
    primeira linha e suspensão de qualidade somente mudem os aros de
    26″ para 27,5″ sem trocar o quadro e a suspensão $$$. Imagina se
    alguém com uma suspa “lefty” em uma 26″ vai precisar trocar de
    suspensão com o aro 27,5″. Eu acho a discussão saudável desde que
    proposta em termos civilizados, o que está acontecendo aqui
    felizmente. Entretanto, assim como nos campinhos de futebol onde o
    dono da bola manda no jogo e sempre tem razão, em alguns sites
    especializados em bikes o administrador também sempre terá razão.
    Pelo menos aqui o nível educacional é bem melhor do que naquele
    outro famoso site/forum administrado por um “retratista” que pensa
    que sabe tudo sobre bikes mas que na verdade é uma farsa, lacaio e
    baba ovo dos grandes fabricantes de bikes e componentes.

    (1)
    Responder
  5. Marcelo disse:
    9 de setembro de 2012 às 18:32

    Ainda não pude ver o vídeo, mas uma pergunta passa por minha cabeça, supondo que eu compre uma bike aro 29, e para meu azar esse modelo seja tomado como ineficiente.
    Será que uma bike 29 funciona bem com pneus 27,5 ou 26?

    (0)
    Responder
  6. Nino disse:
    9 de setembro de 2012 às 18:36

    Olha eu acho que nessa briga as 26er vai perder!!! por que eu como apaixonado por bike e aficionado por tecnologia e tecnólogo, acho que será muito mais fácil adequar os quadros de 26er para 27.5er do que reformular a toda a geometria para as 29er, ainda vai facilitar para aqueles que possuem estatura mais baixa andar com rodas maiores que as 26 er… eu já estou providenciando a conversão da minha 26er em 27.5…

    ops: e no brasil existe um formato de roda que é chamado de 26 1 1/2, que na verdade é 27.5!!!!

    (0)
    Responder
  7. Emerson Ferreira Nogueira disse:
    9 de setembro de 2012 às 19:49

    Eu já rodei na bike com aro 29 tanto rigida quanto full suspension no MTB. Eu não gostei. Achei tudo muito grande e sem agilidade em algumas manobras. O gostoso é que em algumas descidas ela passa que nem um trator por cima de tudo. kkk Mas ainda prefiro as 26. Mas acho ótimo ter esta diversidade de opções. Tomara que tenha todas bombando. Muita história vai se escutar nos passeios kkk. Baum também.

    (0)
    Responder
  8. diego disse:
    9 de setembro de 2012 às 22:34

    pessoal por favor. usem uma 29 antes de falar.
    comprei uma bike carve 29 em abril de 2012 e desde este dia minha 26 não saiu da garagem curti demais.
    numca mais ando de 26. valeu

    (0)
    Responder
  9. Marcelo Rocha disse:
    9 de setembro de 2012 às 23:40

    Não acredito que as conversões de bicicletas de 26 para 27,5 sejam seguras, pois a altura da caixa de centro e o “trail” da bicicleta podem ser alterados e o conjunto pode ficar mais instável. Quanto ao uso das 29er por pessoas de baixa estatura, na verdade não há impedimento algum, isso foi um senso comum criado, mas sem nenhum tipo de explicação plausível. A opção das 650b ou 27,5 (ou rodas de barra circular) eu considero mais uma opção bacana junto das 29er. Um detalhe interessante, é que muitos testam as 29er sem um ajuste adequado de posicionamento, o que sugestiona às vezes o ciclista fazendo com que ele tenha uma opinião equivocada sobre a bicicleta. Boas pedaladas!

    (0)
    Responder
  10. Lorenzo disse:
    10 de setembro de 2012 às 12:23

    Eu já tive as duas 26 e 29″. Hoje não troco de forma alguma a 29″. Só tendo uma 29″ para poder falar. Quanto ao peso, é questão de material, pois tenho uma 29″ que é mais leve que a maioria das bikes da galera, e não estou comparando com qualquer bike, Epic, Stumpjumper, etc. Quanto a 27,5″ não posso falar muito, porém com certeza o angulo de ataque da 29″ a obstaculo é melhor.

    (0)
    Responder
  11. Helder disse:
    10 de setembro de 2012 às 14:22

    29 é pra piloto… nenhum pdr vai se adaptar!

    (0)
    Responder
  12. Marcelo Rocha disse:
    10 de setembro de 2012 às 19:09

    Queria entender melhor porque motivo essa bicicletas só servem para indivíduos “altos”…. Eu consigo provar no simulador de posicionamento por A+B que não é bem isso; depende do alcance do ciclista e desnível entre selim guidão, e não da altura. Ouço muita gente falando isso, mas nuca consegui uma explicação coerente. Boas pedaladas, Marcelo Rocha.

    (0)
    Responder
  13. chico disse:
    10 de setembro de 2012 às 19:50

    Caros 29 é só marketing de fabricante…..
    Mais um ano e não veremos falar… Já andei de 29 não gostei a roda da 29 tem uma torção lateral grande perdendo rendimento.
    A menos pior foi a Trek superfly Elite.
    Muito pesada não troco por uma 26 com um bom bike fit uma boa roda.
    E preparo fisico e tecnica.
    abs

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      10 de setembro de 2012 às 20:02

      Olá Chico. Beleza?
      Cara, tem um monte de estudos que vão contra o que você está dizendo.
      Mas cada um com a sua visão, eu só acho que essa ideia de que em 1 ano ninguém mais vai estar nem falando da roda, um tanto quanto exagerada…
      Abraço

      (0)
      Responder
  14. Elio disse:
    11 de setembro de 2012 às 8:06

    Finalmente… estou lendo os comentários e tudo mais e acabei com mais dúvidas que antes. As 27,5″ usam a mesma geometria das 26″, então quer dizer que atualmente são instaladas em quadros e suspensões para 26″? Abraço.

    (0)
    Responder
  15. Emerson disse:
    13 de setembro de 2012 às 12:05

    Tenho uma Airborne 26″ e uma Trek Superfly 29″, tenho 1,84 e acho que tudo é uma questão de adaptação, as duas bikes estão com o mesmo peso, em torno de 11kg com pedais e afins, reveso minhas pedaladas entre as duas, meu pedal na região é mais tipo Endurance em torno de 70k num Domingo de manhã com os amigos, uma coisa é certa!! a 29er só tem vantagem, estabilidade, descidas mais rápidas, conforto e mais proporcional a minha altura, já estou até montando outra 29er com quadro em aço Reynolds 853 e cambio Rohloff ( peso estimado em 11kg final só com peças top ). 29er veio para ficar!!!!

    (0)
    Responder
  16. Blog – Webbikers » Debate sobre aros 26″, 27,5″ e 29″ para o MTB disse:
    14 de setembro de 2012 às 8:02

    […] Para Quem Pedala por HENRIQUE […]

    Responder
  17. luiz moura disse:
    11 de janeiro de 2013 às 11:47

    amigos ,vendem suas bikes 26 er enquanto acham comprador ,porque em muito breve voces so veram essas bike em supermercados. 29 er e tudo de bom e muito mais

    (0)
    Responder
  18. Claudiofull disse:
    12 de fevereiro de 2013 às 14:28

    Caros tenho uma ibis mojo aro 26, e. Vou tentar adaptar aro 27,5′, as 29 estão muito caras e pesquisei bastante e parece que as 27’5 são também uma tendência e pelo andar da carruagem as 26 ficarão como modelos de entrada…quem agora, como citado, quiser comprar uma 26 top a preço de banana que aproveite, a gora se quer seguir a onda da 29 prepare o bolso, principalmente se não pode trazer direto de fora, pois os preços das importadas oficialmente estão absurdos….

    (0)
    Responder
  19. juniorbike disse:
    3 de março de 2013 às 18:20

    Tb tenho uma Ibis mojo, estou vendo se vale a pena converter para 27.5 comprando apenas as rodas(acho q o melhor custo benefício são as vzan) e mantendo a fox float dianteira. Será que vou ter mais vantagens q usando boas rodas 26 leves?

    (0)
    Responder
    • Claudiofull disse:
      10 de março de 2013 às 17:21

      Caro devo receber esta semana minhas rodas ztr (notubes), testamos no distribuidor da ibis aqui em brasilia e há compatibilidade da mojo SL, mas na balança traseira o limite e para pneu medida 2.1, para não acumular lama demais, na frente há compatibilidade nos garfos da fox até 2.25, mas aparentemente a bike vai dar um upgrade geral, a própria Ibis tem conhecimento da mudança que me respondeu dizendo e indicando fóruns de bikes que nos EUA tem feito tal mudança…assim que testar dou um post, a propósito no site da intense bikes eles lançaram 2 modelos 2013 27,5 e defendem o formato…

      (0)
      Responder
  20. Leonardo disse:
    19 de março de 2013 às 21:36

    Contribuindo: também já estou tratando de fazer a conversão da minha 26 para 27.5, que, depois de muito pesquisar, parece ser um formato bem interessante e com fortes chances de ser tendência no mercado. Tenho amigo nos EUA que já fez a conversão, em maio de 2012, de uma Epic Sworks 26 e eu vou fazer exatamente o mesmo com a minha Epic. Segundo seu relato, a bike passa melhor por obstáculos, não perdeu agilidade e ficou mais confortável. Ele colocou rodas ZTR Crest 650b e pneus 2.25. A suspensão dianteira é a E100 da própria Specialized. O pessoal também está fazendo a conversão com as Cannondale Scalpel e, como ela tem a Lefty, parece ficar melhor ainda. No começo eu estava relutante em fazer a conversão, por causa dos risco e porque também não gosto de gambiarra, mas, em se tratando e opinião de piloto experiente e pessoa em quem confio, não custa nada experimentar. Quando ficar pronto, e eu testar, posto aqui como ficou. Espero ter ajudado.

    (0)
    Responder
    • Marcio Goes disse:
      18 de abril de 2013 às 19:53

      Leonardo, você já fez a adaptação na sua Epic? Estou curioso, pois tb tenho uma e estou afim de fazer a conversão. Posta fotos e nos de um relato de como ficou. Abs!

      (0)
      Responder
  21. Leonardo disse:
    22 de abril de 2013 às 23:27

    Olá Marcio,
    Ainda não fiz. Estou me preparando para um concurso e estou sem tempo para mexer com isso agora. Somente comecei a olhar e já vi que dificilmente vou conseguir um aro ZTR Crest com 28 furos aqui no Brasil. Para matar sua curiosidade, dá uma olhadinha neste link: http://weightweenies.starbike.com/forum/viewtopic.php?f=1&t=104205
    Aí estão algumas Epics que já foram modificadas e a opinião dos donos.
    Espero ter ajudado.

    Abraço!

    (0)
    Responder
  22. Paulo Cesar disse:
    17 de maio de 2013 às 14:15

    Experimentem fazer um “single trek” com bastantes curvas fechadas pedalando uma 29″. De preferência com uma ribanceira a uns 30 cms da trilha…….

    É uma droga!

    Subir ladeira com aro 29″ mesmo com a suspa travada exige bem mais esforço do que com aro 26″.

    Aros 29″ são bons para “girafas” (pessoas com mais de 1,80) e para quem só roda em estradão de terra e trilhas retas com curvas abertas.

    (0)
    Responder
  23. Fernando disse:
    23 de maio de 2013 às 15:51

    Vi que muitas pessoas ja fizeram a mudanca de 26″ para 27,5″ e em especial na Specialized Epic ( ninguem opnou se ficou bom ou ruim). Tenho uma Epic 26″ e estou mudando os aros pra 27,5″, vou rodar neste final de semana e tirar minhas conclusoes. Ja rodei de 29″ e achei muito bom, o que perde na subida ganha-se nas descidas, conforto, seguranca, atropela todos os pedregulhos e passa por valas com muita facilidade. Vender uma 26″ ninguem paga nada por ela entao por isso estou fazendo esta mudanca, tomara que fique bom. depois passo por aqui e deixo minha opniao. Vlu.

    (0)
    Responder
    • Paulo Cesar disse:
      24 de maio de 2013 às 11:35

      Quando as 27,5″ se tornarem a bike do momento, os preços das 29″ também vão despencar, com um detalhe: a suspensão de 29″ para 27″5 é em geral mais pesada do que as suspensões de 26″ que servirão em aros 27,5″, bem como os quadros 26″ servirão para as rodas 27,5″ (ao menos os quadros de marca).

      Portanto as 29″ dentro de uns 18 meses estarão relegadas a um nicho de competidores e usuários específicos, sem muito valor comercial tal qual estão hoje as 26″, que no entanto serão novamente valorizadas com a popularização dos aros 27,5″.

      (0)
      Responder
      • Henrique Andrade disse:
        24 de maio de 2013 às 12:12

        Paulo, não é bem assim.
        Primeiro pelo que pelo performance das bicicletas, é mais fácil que as 27,5 seja renegadas ao esquecimento do que as 29…

        Agora uma coisa que é muito grave e que tem que parar de ser divulgada, é essa questão que as rodas 27,5 “servem” nos quadros e suspensões 26. Sim, elas encaixam e não pegam no quadro. Mas todo o cálculo estrutural da bicicleta é todo feito para as rodas aro 26.

        Essa semana tive a oportunidade de almoçar com um desenvolvedor de produtor de uma das grandes marcas de bikes do mundo (não posso revelar a marca). Pergutei para ele sobre essa questão e ele me afirmou que essa GAMBIARRA, é extremamente perigosa. Existem uma alteração na altura do Bottom Bracket, uma modança no comprimento total da bicicleta, um aumento no braço de alavanca da suspensão e tudo isso influencia e MUITO na estabilidade da bicicleta.

        Sem falar que a suspensão é uma estrutura complexa, que vai começar a sofrer pressões que ela não foi projetada para suportar e pode vir a durar menos ou até menos quebrar.

        ENTÃO PAREM DE FAZER GABIARRA!

        (0)
        Responder
        • Paulo Cesar disse:
          24 de maio de 2013 às 13:21

          Caro Sr. Henrique:

          Concordo que um quadro e uma suspensão fabricados para o aro 27,5″ seria o ideal, mas ninguém vai se machucar se baixar em 2 cm o centro de gravidade da bike.

          Falo por experiência própria: troquei minha suspensão por um garfo rígido de alumínio, sendo que o garfo é 2 cm menor do que a suspensão, então a bike fica com a frente mais baixa, mais “racing”, principalmente com o guidão “flat”.

          Depois de uns 6 meses usando esta configuração, aconteceu alguma coisa de grave comigo? Não!

          A única coisa a ser observada é nas curvas fechadas colocar o pedal no alto para não esbarrar no chão, só isto.

          Gambiarra seria passar esmeril no quadro ou no garfo para o pneu nao esbarrar ou colocar espaçadores embaixo do quadro, na espiga da suspensão, para elevar a frente.

          Desculpe-me, mas baixar o centro de gravidade uns 2 cm ou deixar 1,5 cm de folga entre o pneu e o quadro para quem vai pedalar no asfalto ou estradão de terra batida não seria propriamente gambiarra,mas adaptação inteligente e economia de materiais.

          Chega de obsolência programada!

          Grato por sua resposta.

          (0)
          Responder
          • Henrique Andrade disse:
            24 de maio de 2013 às 14:25

            Olá Paulo.

            Existe uma diferença enorme entre mudar o garfo da bicicleta e altera a altura do movimento central da bicicleta, juntando com uma mudança de alavanca na suspensão!

            É gambiarra sim! Repito, a bicicleta e a suspensão foram projetadas minuciosamente para um tamanho de roda.

            Se você muda a roda e coloca uma relativamente maior e não feita para essa bike, você fez uma gambiarra.

            Concordo com vc, que para andar em terra batida, não vai fazer muita diferença. Mas em uma trilha mais pesada, pode oferecer vários riscos.

            E eu acho complicado basear opiniões técnicas em “experiências próprias”.

            Os engenheiros e desenvolvedores de produtos estudam isso a décadas e são especializados nisso. NENHUM de nós, ciclistas amadores, temos a capacidade técnica de avaliar esse tipo de coisa.

            E as “experiências próprias” são base de algumas opiniões mais absurdas que já vi em fóruns por ai… Principalmente com relação a MTB.

            E isso é complicado… Porque esse tipo de opinião se espalha e vira uma verdade… Ai as vezes buscamos conhecimentos vindos de fontes confiáveis para escrever matérias, e ninguém acredita… Pq leu no fórum de não sei onde, que isso ou aquilo é verdade….

            Mas enfim, acho que a discussão é valida, mas temos que buscar a informação técnica e especializada… E não só a experiência própria.

            (0)
          • Jefferson V8 disse:
            8 de julho de 2014 às 19:34

            Como é que vai mudar o ângulo se colocar 2 rodas iguais? Vai subir uns 14 mm, diferença menor que a diferença entre certos quadros.

            (0)
  24. Paulo Cesar disse:
    29 de maio de 2013 às 9:33

    Brito Jr: Nino Schurter? Quem é este cara?

    Provavelmente é outro biker imprudente que gosta de fazer gambiarras, onde já se viu uma coisa destas, aro 27,5″ em um quadro para aro 26″?

    Este Nino Schurter ficou em último lugar na prova, certamente!

    :)

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      29 de maio de 2013 às 9:49

      O Nino Schurter foi o campeão da Copa do Mundo de MTB 2012
      E ELE NÃO UTILIZOU UMA BIKE 26 COM RODAS 27,5… ISSO É BOATO!!!

      (0)
      Responder
      • Brito JR disse:
        29 de maio de 2013 às 13:11

        henrique ele utilziou sim uma scott 26, com adaptações feitas pela fabrica, como teste para as futuras bikes 27,5 ocorre que como vc falou em outro post esses caras são o grande laboratório de tudo, se aguentou com eles aguentará com qualquer um. A Scott estava desenvolvendo uma bike intermediária entre o 29(que o aro é 700), e a 26, mas o quadro ainda não havia sido testado, e o Nino rodou as 3 ultimas etapas com as rodas 650b. No semestre seguinte a Scott colocou um protótipo(já com o quadro 27.5) a disposição do Nino para testes e no ano seguinte a bike passou a ser comercializada. Li isso no Cycling News na epoca. desculpe não poder mandar o link pois faz algum tempo.

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          29 de maio de 2013 às 13:25

          Então me mostra o local onde vc viu essa informação! Eu pesquisei em tudo que é lugar e não achei! A informação que eu tenho, de fontes MUITO confiáveis e das matérias publicadas, é que ele nunca utilizou quadro 26 com rodas 27,5

          (0)
          Responder
          • Paulo Cesar disse:
            29 de maio de 2013 às 13:33

            Sr. Henrique: perdoe-me, mas você está se mostrando um tanto quanto incoerente em suas palavras.

            Todo mundo sabe que as primeiras provas do Nino com o aro 27.5″ foi com um “frame” próprio para aros 26″.

            De igual modo, mostre-nos os links das suas “fontes MUITO confiáveis” porque o Brito Jr. está certo!

            (0)
          • Henrique Andrade disse:
            29 de maio de 2013 às 13:41

            Incoerente porque?
            Todo mundo sabe? Quem é todo mundo?
            Essa matéria aqui mostra Nino Schurter andando com sua MTB 27,5 na primeira etapa da Copa do Mundo do ano passado. Com o quadro feito especificamente para 27,5
            E não 26. (http://www.bikeradar.com/news/article/nino-schurter-wins-world-cup-1-on-650b-wheels-33467/)

            “At its heart is a SPECIALLY BUILT SCOTT SCALE CARBON FIBER FRAME WITH 650B-SPECIFIC GEOMETRY and thru-axles front and rear”

            Que eu sei, tem muita gente que sabe de boatos!

            Essa semana almocei com o Sr. Gonçalo Costa, português, amigo de Schurter e diretor de desenvolvimento de produtos da Specialized e está há 3 meses no Brasil comandando a parte de produtos da marca. Ele me confirmou que Schurter nunca andou com uma bika adaptada pelo problemas de estabilidade da bicicleta.

            Eu não estou aqui de brincadeira não Paulo. Eu pesquiso muito antes de escrever as coisas!

            (0)
          • Brito JR disse:
            29 de maio de 2013 às 14:18

            Henrique faz muito tempo que li isso, mas vou pesquisar sim e te falo se eu achar. Me lembro bem de ler na reportagem que era um teste da Scott para lançamento da bike 27.5, isso foi mais ou menos em outubro de 2011. Se eu não conseguir encontrar tal reportagem, me desculpe. Porém tenho 98.5% de certeza de ter lido sobre isso. Posso ter errado e aprendido um pouco mais aqui no site.

            Abraço e Obrigado por abrir espaço a essas discussões.

            (0)
          • Henrique Andrade disse:
            29 de maio de 2013 às 14:21

            Beleza, desculpe qualquer coisa!

            Abraço cara!

            (0)
    • Brito JR disse:
      29 de maio de 2013 às 13:15

      Paulo você não acompanha XCO pelo Jeito né? o Nino tem 2 medalhas de Prata nas Olimpiadas, é campeão da copa do mundo, e o principal ciclista da marca Scott para MTB, a bike que ele ganhou a medalha de prata em 2008 está exposta na Fabrica da Scott até hoje. Não acho que um atleta com uma fabrica de muito renome como a Scott, seria um inconsequente. Procura no youtube, pelo nome do atleta, que você saberá quem é o Nino. O cara é uma figuraça do MTB Mundial.

      Abraço

      (0)
      Responder
      • Paulo Cesar disse:
        29 de maio de 2013 às 13:30

        Amigo: tenho 04 MTB (Scott, Soul, Mosso e MOB) todas 26″.

        Claro que sei quem é o Nino. Leia todos os meus comentários neste tópico que você verá que eu estava sendo sutil e educadamente irônico ao responder seu comentário.

        Concordo com você em tudo.

        (0)
        Responder
        • Brito JR disse:
          29 de maio de 2013 às 14:09

          Obrigado por esclarecer, isso pra mim e me desculpe por não entender sua brincadeira. de qualquer forma assista a prova do link que te enviei que será bem divertida. Abraço

          (0)
          Responder
    • Brito JR disse:
      29 de maio de 2013 às 13:29

      Paulo não costumo fazer isso, mas vou te mandar um link da ultima etapa realizada da copa do mundo de XCO, onde o Nino Ganhou. Repare que o Nino Veste a camisa de Campeão Mundial. Acho que com isso você passará a conhecer esse tal de Nino Schurter. Abraço http://www.redbull.com/en/bike/stories/1331591894309/watch-live-uci-mens-xco-from-nove-mesto

      (0)
      Responder
  25. Paulo Cesar disse:
    29 de maio de 2013 às 13:50

    Engraçado que a geometria do quadro das primeiras corridas do campeonato de 2012 vencido pelo Nino é igual a geometria do quadro de 26″!!!

    É a mesma geometria!

    Como fica então?

    Vou escrever para a Scott na qualidade de consumidor/usuário da marca para esclarecer a dúvida.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      29 de maio de 2013 às 13:55

      E de onde vc tirou que a geometria é a mesma?

      Tá aqui a geometria da 27,5
      http://www.scott-sports.com/br/pt/products/232012009/bike-scale-710-mid-season-my13-xl/#.UaYyhZX7o-A

      E aqui a geometria da 26
      http://www.scott-sports.com/br/pt/products/227693006/bike-scale-600-rc-s/#.UaYyqJX7o-A

      Olha a angulação do Headtube!

      Por favor, pergunte para a Scott então

      (0)
      Responder
      • Jefferson V8 disse:
        8 de julho de 2014 às 19:45

        Daí a afirmar que o head tube pode quebrar por causa de 1 grau de diferença é um pouco de exagero. Existem diferenças maiores entre marcas diferentes neste quesito. Se o problema for este, coloquemos então uma susp de 120 em vez de 100 e diminuiremos o ângulo do head tube! Mesmo pq esta diferença tem muito mais influência no comportamento da bike em si do que na questão de ser 26 ou 27.5. Mas se não fosse diferente as pessoas falariam que é igual, aí não vende.

        (0)
        Responder
  26. claudiofull disse:
    29 de maio de 2013 às 14:58

    Caro Henrique, acho que vc nao viu meu reply no seu reply, reitero a vc que fiz a mudanca com o aval da IBIS!!! tenho todos os e-mails trocados guardados…saindo do aspecto gambiarra que acho que ja foi amplamente e emocionalmente discutido quero lhe perguntar o seguinte: tirando o aspecto gambiarra, mas falando de bikes proprias qual e o formato mais adequado ao MTB 26, 27.5 ou 29?, a intense lancou 3 modelos 27.5, a santa cruz tb, varios fabricantes de rodas e pneus estao lancando produtos especificos (o que significa que as vendas para tais segmentos 27.5 estao em alta?)segundo seria num mundo ideal o formato 26 para bikes de entrada/pessoas baixas, 27.5 all mountain/ e marathon pesado e 29 para XC/maratona medias e pesssoas altas. Gostaria do seu imput, pois creio que estas sao questoes relevantes, saindo um pouco dos posts com picuinhas!.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      29 de maio de 2013 às 15:30

      Cara… Eu acho o seguinte. Cada um tem que escolher a bicicleta que se sente melhor.
      Eu só acho que essa escolha não deveria ser baseada em mitos e boatos.

      Por exemplo: 29 só serve para gente alta: Isso está errado! Aqui está o artigo do porquê
      http://www.marcelorocha.com/1935/Noticias/MountainBikes26Ou29_176305/

      Outra, bikes aro 29 não sobrem bem… Também é errado…
      A aro 29 tem uma ângulo de ataque melhor, que faz com que a roda transfira melhor a potência para o solo e com mais eficiência (veja aqui: http://www.praquempedala.com.br/blog/mountain-bike-aro-26-ou-29-qual-e-melhor/)

      A questão é que uma MTb 26 que custa 5.000 pode pesar 10kg… Uma 29 de 5.000 vai pesar 14kg… A 26 sobre mais porque é mais leve e não porque tem uma aro 29…
      Mas se você comprar uma 29 TOP de 8Kg, ela vai subir do mesmo jeito.

      Agora utilizando outro exemplo. Conversando com alguns especialistas, as aro 26 sempre serão as melhores para o DH. Por conta do tamanho da suspensão, que tem que ser enorme, então a roda diminui. Já para a All mountain a 29 é melhor.

      Então acho o seguinte… Tem gente que não se sente bem na aro 29… Então não compre, use a 26, ou 27,5… Tem gente que prefere a 29, então use a 29…

      Mas parem de utilizar argumentos equivocados para justificar a escolha e ficar disseminando essas lendas!

      É isso! Abraço!

      (0)
      Responder
  27. Eduardo disse:
    29 de maio de 2013 às 15:44

    Só uma coisa: tenho notado muita gente escrever 26er se referindo aos aros desse tamanho. Errado ! Estão tomando a expressão de 29er : twenty ninER no inglês.

    (0)
    Responder
  28. Marcio Cana disse:
    18 de julho de 2013 às 14:21

    Tinha uma 26 mudei pra 29 e voltei pra 26 ….. qual o problema ?? cada um anda com o que qué , to feliz e ponto final .Se um dia pintar uma 29er bem , mais bem bem bem , leve , eu volto pa 29…porque uma coisa é certa 29er pesada é uma bosta . e assim vamo tocando a vida ….

    (0)
    Responder
  29. Marcio Cana disse:
    18 de julho de 2013 às 14:28

    Da uma 29er pesada pos caras anda …. ai sim eu queria ver a opinião deles , os cara tem patrocinio e o scambal … só peça top e bike que vale 20 pau , ai veio, não tem como não gosta …. dei uma volta na 29er do meu amigo e voltei rapidinho pa minha … a bike 29 dele pesava 13 kg a minha 10 kg …. Não é a toa que o cara fala toda hr que deve estar com anemia …. anemia é arrasta uma geringonça daquele tamanho ….

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      18 de julho de 2013 às 14:42

      Olá Marcio! Beleza?
      Eu concordo com você, se for para comprar uma 29 de 15kg, é melhor ficar com uma 26 de 10kg…
      Mas a discussão sobre qual aro é melhor, nesse caso, não se leva em consideração o preço e sim a performance.
      Uma aro 29 leve, tem um desempenho bem acima de uma 26 também leve.
      Abraço!

      (0)
      Responder
  30. Rodrigo Langeani disse:
    13 de agosto de 2013 às 13:46

    Para minha região onde não existem grandes subidas, e as trilhas tem muito areião, acho que as aro 29, continuarão sendo a melhor opção. Mas recentemente fui conhecer algumas pistas de XC e ao ver na prática o desempenho das 27.5″ comecei a olhá-las com outros olhos.
    Agora no segundo semenstre de 2013, terei a chance de testar algumas rodas e pneus para as 27.5″ e poderei opinar com mais certeza.

    (0)
    Responder
  31. giovanio depieri disse:
    24 de maio de 2014 às 20:49

    ola galera !!!esse negocio de a 29 e melhor ou 26 e melhor ou 27.5 e uma baita de uma babaquice pois acho que todas tem suas vantagens e desvantagens,ate entendo que estao emocionados com as vinte nove e eu mesmo ja andei com uma 29 e sinceramente pra mim so achei diferenca na questao do conforto,pois achei a 29 mais macia em terrenos acidentados.ja vi muitos casos de pessoas com bike inferiores darem pau nos cara de top pra mim isso fica a criterio do piloto…eu mesmo ja pedalei com o pessoal de 29 e eu com minha 26 fui ponta do inicio ao fim.acho que manda muito o cavalo do sujeito se a 26 e mais lerda que treine mais e a questao de ser melhor, pra mim fica a criterio de cada piloto.

    (0)
    Responder
  32. juliano disse:
    21 de julho de 2014 às 11:33

    tenho uma trek aro 26, minha medida é 1,76, e estou muito afim de comprar uma cannondale 29 full suspension.
    Gostaria de saber se essa aquisição em termos de custo beneficio será vantajosa, pois pedalo mais em terrenos com bastante subidas.

    (0)
    Responder
  33. Loredana disse:
    12 de junho de 2015 às 18:32

    Vei , o povo aqui sabe fazer um post de qualidade! Tava pesquisando por novidades na feira do SEBRAE e acabei deitando e experimento um colcho bom .Comprei nesse site colcho magntico. Gostei da conforto. Deve aliviar mais algum. abrao, falou!

    http://ocolchaomagnetico.com.br

    (0)
    Responder
  34. Paulo Cesar disse:
    25 de maio de 2013 às 14:13

    Quem é “fanboy” de aro 29″ não vai mesmo desistir do tamanho, natural isto.

    Existem pessoas que se adaptaram muito bem com aros 29″ e outras que preferem aro 26″, por uma série de motivos (peso, agilidade, retomada em aclive, etc).

    Os dois aros tem suas vantagens e desvantagens.

    Acontece que para muitas pessoas a “ditadura” dos aros é uma forma de tornar obsoleto e sem valor um equipamento cujo “setup” é não somente “top” em sua categoria, como também perfeitamente adequado para o piloto, seja ele amador ou profissional.

    Se eu tivesse papai rico ou patrocinador bancana para bancar as “tendências” do mercado de aros eu poderia vender aquela 26″ que me custou 10k por meros 4k somente por conta de 3″ a mais na circunferência dos aros.

    Acontece que pelo menos para mim, esta idéia não se revela inteligente.

    Fico com o aro 26″ portanto e com qualquer tentativa sensata de transformar minha bike 26″ em 27,5″ sem precisar comprar quadro e suspensão novos.

    Quem pode bancar uma perda de 50% ou mais na troca de uma bike com aro 26″ por 27,5″, parabéns.

    Eu não posso.

    Por isto, vou sim testar o aro 27,5″ em um quadro Scott e uma suspensão Proshock próprios para 26″.

    O tempó dirá se o “deus” mercado estava certo ou se a prática se mostra mais eficaz do que a mera teoria.

    Valeu e bom pedal para todos.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      25 de maio de 2013 às 14:27

      Paulo…. Vc pode fazer o que quiser… O pescoço é seu….

      Eu só estou dizendo que você vai colocar o seu material para funcionar em uma situação que ele não foi projetado para tal… E ele pode falhar, quebrar ou ficar instável…

      O que eu aconselho, se não gosta de 29 ou esta sem grana no momento para comprar a 27,5… Use a 26… É mais seguro…

      Maaaas… Como te falei… A escolha é sua… Só estou alertando para o perigo da gambiarra

      (-1)
      Responder
      • Claudiofull disse:
        27 de maio de 2013 às 19:59

        Caro Henrique, Eu fiz a conversao na minha Ibis, com o aval e ciência do fabricante, que alias me encaminhou links e fóruns acerca de conversao de ibis mojo para 27,5…o que notei após muita navegação e que a onda de conversões não e somente brazuca, nos EUA também esta bombando e lendo o que vc cita antes a pergunta e por que os fabricantes após quase dois anos de conhecimento não vem a publico alertar dos riscos, até hoje não vi um anuncio, uma nota ou qualquer outro tipo de alerta publico….outra coisa se tal tendencia vem crescendo e sinal que a política da 29 a preço de ouro aglutina muitas pessoas porém assusta uma quantidade igual ou maior de bikers, até mesmo os americanos estão se queixando da valorização excessiva das 29!
        Quanto ao desempenho num pedal de 98km ganhei 3km/h de media e senti a bike muito melhor em vario aspectos!

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          27 de maio de 2013 às 20:45

          As aro 27,5 começaram a virar moda no meio do ano passado com a vitória de Nino Schurter na copa do mundo de MTB… Antes disso, não se ouvia essa febre toda pelo 27,5.
          Se vc comparar a quantidade de pessoas que compram uma bike convencional e a quantidade de pessoas que faz gambiarra. A quantidade de gambiarras é muito pequena quando comparada com o total.
          Não vale a pena a marca se desgastar para ficar lutando contra tendências que nascem em fóruns… Os fóruns são importantes, mas também são grandes vilões no que diz respeito ao geração de conhecimento infundado.
          Existe muito conhecimento gerado sem o menor embasamento técnico, e que se tornam verdadeiros Dogmas.
          Já ouviu aquela história de que “uma mentira contada pelo número certo de pessoas se torna uma verdade”… É isso o que acontece.
          Se você reparar… Esse tipo de assunto: Convertendo uma bike 26 em uma 27,5. Só aparece em fóruns… Não se vê sites técnicos falando sobre isso.

          Tá aqui uma matéria séria sobre o assunto

          http://www.bikeradar.com/gear/article/trail-tech-five-reasons-not-to-convert-26in-to-650b-36241/

          (0)
          Responder
          • Claudiofull disse:
            28 de maio de 2013 às 8:35

            Caro Henrique, como lhe disse antes o fabricante de minha bike me deu o aval para a mudanca e tecnicamente funcionou em varios aspectos…mas a discussao que quero independente de gambiarras e o formato 27.5 e vantajoso? reune o melhor de dois mundos (agilidade da 26 e rendimento da 29)? pois este e o eixo da discussao… alguns fabricantes estao adotando o 27,5 para configuracoes all mountain (caso da Intense com 3 modelos e da santa cruz com um ultimo lancamento em abril) a propria Ibis vem estudado o formato a fundo…entao ao que venho lendo (nao so em forums, a revista MBA tem defendido desde o ano passado o 27,5) e que num mundo e mercado ideal seria a 26 modelo de entrada/ou para pessoas mais baixas, a 27.5 para all mountain/trail/maratonas e a 29 para competicoes XC/short maratona. O que voce acha disto tudo?

            (0)
          • Brito JR disse:
            28 de maio de 2013 às 22:36

            Henrique a bike que o nino foi campeão mundial era uma 26
            rodando com aros 26″ e1/4, as famosas 27 e meio. a partir do
            semestre seguinte a Scott fez uma bike toda 27.5 Abraço

            (0)
        • Paulo Cesar disse:
          28 de maio de 2013 às 1:28

          Sim. Só que os fabricantes e distribuidores de marcas não vão aconselhar ninguém a fazer uma adaptação normal na bike (26″ para 27,5″) porque a simples troca do aro e dos pneus não geraria o lucro esperado e muitas vezes abusivo do novo modelo de bike (quadro + suspa + aros + pneus).

          Alguns acham que a gente vai “morrer” na primeira curva feita a 20 km/h se trocar o aro 26″ por 27″5 em um quadro de marca.

          Risco maior para o “biker” é usar corrente vencida ou pedalar a noite sem sinalização ativa (luzes inclusive no capacete).

          O nome que se dá a esta coisa toda? Obsolência programada.

          Daqui a dois anos vão inventar o aro 32″ (ótimo para superar obstáculos nas descidas) ou o aro 25″ (campeão nas retomadas de velocidade nas subidas e nos “single treks”).

          Sou fanboy do meu bolso!

          (0)
          Responder
          • Henrique Andrade disse:
            28 de maio de 2013 às 7:21

            Só os fabricantes e revendedores?

            Eu não sou fabricante nem revendedor, o site bike radar também não… Nem o Marcelo Rocha.

            Todos nós não temos nada a ver com venda de bike e estamos mostrando argumentos técnicos para não fazer a troca.

            A ideia é utilizar um conhecimento VALIDO para alertar!

            Já falei isso com vc Paulo. Quer mudar…? Mude! o pescoço é seu… Se der algum problema… A consequência é 100% sua, desde que não derrube ninguém!

            Mas por favor… Evite ficar disseminando essa ideia…. Porque ai você pode estar fazendo mal para os outros!

            Você não tem conhecimento de calculo estrutural e de projetos de bikes, para opinar sobre o que pode ou não ser feito em uma bicicleta!

            Se que se arriscar, ÓTIMO!

            Mas faça isso sozinho!

            (0)

Deixe uma resposta Cancelar resposta

10 years ago 64 Comments Mountain BikeAro 296,574

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.