A liberação dos freios a disco pela UCI nessa segunda-feira, criou um frenesi no pelotão profissional. As opiniões são bem divididas sobre a implementação da nova tecnologia.
Os freios a disco para bikes de estrada foram uma das únicas tecnologias do ciclista que chegaram primeiro para os amadores do que para os profissionais.
A UCI decidiu que em 2016, os freios estarão totalmente liberados para os ciclistas em todas as competições. Esse teste mais amplo tem como objetivo aprová-los de forma definitiva em 2017.
Os freios a disco possuem uma performance superior em todas as situações possíveis. E oferece uma precisão e segurança muito maior para os ciclistas, principalmente em situações de chuva e terreno sujo. Mas alguns ciclistas se preocupam com alguns outros aspectos que vão além da capacidade de frenagem.
>>> Quão mais rápido você consegue freiar com freios a disco
Uma das preocupações mais evidenciadas entre os ciclistas e até mesmo pelo presidente da CPA (Associação dos Ciclistas Profissionais) Gianni Bugno, é que o pelotão misto, com tecnologias de freios diferentes (a disco e no aro), pode causar muitas quedas pela maior capacidade de frenagem dos freios a disco. Essa incompatibilidade está preocupando os ciclistas.
Além de alguns ciclistas, como Vincenzo Nibali, que disse que é a favor dos freios mas tem preocupações sobre situações de quedas, onde os ciclistas podem se queimar com os freios quentes. O Italiano também disse que acha que os ciclistas precisam de um tempo para se acostumar com a nova tecnologia a aprender a utilizar os novos freios.
Outra preocupação é com o apoio neutro nas competições. Como ainda não existe um padrão entre os modelos, isso vai dificultar o trabalho do apoio neutro nas provas, que terão que ter uma variedade muito grande de rodas e discos.
Algumas pessoas levantam a questão do tempo da troca de rodas e também sobre a dificuldade de regular os freios.
Sobre a velocidade de troca, os mecânicos de MTB já conseguem trocar uma roda traseira (que tem um câmbio bem mais duro e difícil de trabalhar do que os câmbio de estrada) em apenas 15 segundos, então não acho que isso vá ser algo tão catastrófico.
Sobre a regulagem, temos que olhar novamente para o MTB. Eixos passantes, que atualmente são totalmente difundidos, permitem que não existe problema algum de regulagem e alinhamento do disco com as pastilhas. Mas, realmente, se a roda utilizar o sistema de blocagem com quick-release, o problema de alinhamento vai existir.
>>> Tecnologia RAT de Blocagem feita pela Focus
Mas a decisão da UCI está tomada e aparentemente não vai mudar. Vamos ter que esperar o começo do ano que vem para verificar o que vai acontecer.
E você? O que acha? Comente aqui qual a sua opinião sobre os freios a disco e vote