A Lapierre anunciou a sua nova bike 2014 top de Mountain Bike. A XR729 que vem com sistema de trava de suspensão eletrônica e automática.
A bike que utiliza o sistema único de suspensão OST+, que cria essa “deformação” no quadro para acoplar diretamente a suspensão traseira, eliminado a necessidade do pivô no quadro, fazendo com que a suspensão funcione de forma mais direta e com retorno mais rápido.
A suspensão traseira será a customização que a Lapierre fez na suspensão da RockShox chamada de “E:I”, que são um conjunto de sensores que percebem se o ciclistas está fazendo força, ou se a força vem do chão e também percebe se a bike está subindo, descendo ou no plano atráves de sensores eletrônicos que percebem a inclinação do terreno.
Com isso, o sistema regula a suspensão traseira para os modos Open (solto), Pedal (mais ou menos) ou Lock (travada). O sistema funciona com uma bateria que dura 25 horas (achei pouco) e demora 3 horas para recarregar. Se abateria acabar, o sistema ficará na última configuração que estava antes de acabar a bateria.
A bike também vem com eixo traseiro 142×12 e caixa de centro PFBB92. XR729 com a configuração TOP (suspensão E:I, XX1, Freios X0, Garfo Fox 32 CTD Factory e rodas Easton EA/EC90 custará 7.700 dólares e pesa 11,21Kg.
Não dá para dizer que é uma bike barata… Mas ela custa cerca de 3.000 dólares a menos que as bikes tops da Cannondale, Spacialized, Trek e etc…