Marcas de bike querem pressionar a UCI que empacou o processo de aprovação do uso de freios a disco hidráulicos em competições profissionais.
A Shimano fez um pedido para a World Federation of the Sporting Goods Industry (WFSGI), para que ajudassem com a aprovação dos freios a disco para competições de estrada oficiais da UCI. Atualmente os freios não são permitidos, mas a discussão tem sido pauta das últimas reuniões técnicas da UCI.
O secretário Geral da WFSGI já disse que está montando um grupo de trabalho para levar a UCI todo o tipo de informação técnica e de segurança que a organização precise para agilizar o processo.
A UCI deu uma desculpa esfarrapadíssima de que os freios a disco ainda não foram aprovados porque são um pouco mais caros e isso prejudica a “acessibilidade ao esporte” e que isso é um dos focos da organização… Eu achei essa declaração um absurdo! Um par de rodas profissionais custam até 10.000 reais e o cara tá falando que um freio um pouco mais caro vai atrapalhar a acessibilidade ao esporte… Sinceramente…
Os diretores da UCI declaram que eles estão prontos para receber os representantes das marcas e conversar sobre o assunto.
Marcas como Pinarello, Specialized, Colnago, Bianchi e várias outras tem quadros prontos para colocar freios a disco e só estão esperando a aprovação da UCI.
Eu particularmente acho que os freios disco seriam uma grande evolução das bikes de estrada, principalmente em condições de chuva, longas descidas e situações adversas. Quem já usou freio a disco hidráulicos sabem que eles são MUUUUUUUUITO superiores… Em todos os sentidos.
Os freios hidráulicos no aro já foram aprovados para competições oficiais. Mark Cavendish foi o primeiro ciclista a usar esse freio.