Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


PraQuemPedala no MTB: Primeira trilha com uma Aro 29

Autor: Henrique Andrade
8 years ago 25 Comments PraQuemPedala no MTBAro 2916,916





Fala galera! Hoje pela primeira vez experimentei fazer uma trilha com uma MTB aro 29. Foi uma experiência interessante!

Já tem quase seis meses que venho praticando MTB de três a quatro vezes por semana e venho melhorando razoavelmente o meu desempenho, mas desde que comecei, só andei em bikes aro 26, nunca tinha nem testado uma aro 29.

Hoje fui testar o tratorzão 29 para ver como que funciona esse negócio. Fui para a fazenda da Taboquinha aqui em Brasília para fazer o pedal, junto com Marconi Cabeleira.

No primeiro momento é meio estranho

Logo ao subir na bike já dá para perceber uma diferença enorme da 26. A bike é muito mais alta e a rolagem no asfalto é bem melhor que a 26. Percorremos uns 2km de asfalto, entramos na trilha e chegamos na primeira descida. Confesso que achei meio estranho no primeiro momento…. A diferença de tamanho muda bastante o comportamento da bike.

A minha 26 tinha o guidão curto, a 29 tem um guidão enorme, o que também muda bastante a tocada da bike. Os primeiros momentos foram meio tensos… A percepção era de que aquela bike era grande demais… Mas logo essa sensação foi passando.

Dei umas vaciladas, mas segui descendo o morro. A bike ultrapassa obstáculos como pedras e buracos bem mais fácil do que a 26. A bike fica muito mais estável do que a 26, isso é nítido e nos estradões a 29 anda bem mais.

Subidas

Eu sempre ouvi que a 26 sobe melhor que a 29… Confesso que não concordo (opinião compartilhada por Marconi Cabeleira, que é vice-campeão mundial master de MTB)… A 29 tem bem mais tração que a 26 e a bike fica bem mais estável nas subidas com cascalho e pedras. Achei a bike muito boa nas subidas.

Final das contas

Ainda não me adaptei 100% a bicicleta… Estava meio inseguro e estranhando o comportamento da bike. A diferença é muito grande. Mas confesso que já gostei bastante apesar disso. Vou andar mais algumas vezes e vou contando para vocês como as coisas vão evoluindo!

dez 26, 2012Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Vídeo: As melhores vitórias da Lenda dos Sprints, Mario CipolliniiBTPS: Monitor de pressão mostra a calibragem dos pneus no celular
Você também pode gostar:
 
Sea Otter Classic: Lançamento da MTB 29 mais leve do mercado
 
Vídeo: 5 razões porque algumas pessoas odeiam as MTB 29 (e porque elas estão erradas)
Comentários: 25
  1. Alison Haag disse:
    13 de junho de 2014 às 23:52

    Bom galera, não sou nenhum amante do esporte ainda, muito longe de ser um profissional no mtb, porém a mais ou menos um mês (devido ao roubo de uma outra bike minha) comprei minha primeira bike mtb, a escolhida foi a Caloi Explorer 10, devido ao orçamento e por estar entrando em território ainda desconhecido. Até a chegada da bike eu estava um tanto ”preocupado” com minha aceitação e a qualidade da bike… mas quando pude realmente andar com ela fiquei impressionado com o quão é gostosa de andar… gostei muito mesmo da bike e fui muito bem atendido pela loja que comprei, pois estou no Mato Grosso e comprei a bike em São Paulo na freecycle.com.br RECOMENDO A TODOS A LOJA

    (3)
    Responder
  2. Adalberto disse:
    26 de dezembro de 2012 às 14:59

    Eu tenho bike 29 desde o início de 2007 sendo assim um dos primeiros no Brasil e desde essa época eu já dizia que 29 era o futuro do mtb,passados alguns anos esta mais do que confirmado o que eu disse e quem acreditou primeiro hoje esta mais acostumado e tirando o que a bike pode oferecer de melhor.Quando estiver mais adaptado venha aqui no Riacho Fundo e vamos pedalar os tonéis,vai ter uma grande variedade de terrenos para ver tudo de bom que a 29 tem para dar.

    (2)
    Responder
    • Joelma Souza disse:
      21 de julho de 2016 às 16:12

      Eu estou amando aro 29. Tinha bike 17 com aro 26, Queria uma bike maior e fui orientada em trocar os pneus… Super satisfeita bike quadro 17 e aro 29. Muito bom pra montanha, principalmente descidas, onde eu ficava mais insegura, agora desco tanquila.

      (1)
      Responder
  3. luciano garcia disse:
    26 de dezembro de 2012 às 15:29

    Olha tenho 1,69 pedalei ER29 achei horrivel nao me adpatei talvez uma 27.5 seria melhor no meu caso.

    (1)
    Responder
    • Adalberto De Bastiani disse:
      26 de dezembro de 2012 às 15:41

      Algumas bikes tem geometria 29 deplorável,talvez seja esse um dos motivos que não tenha gostado do formato,nesses 6 anos que pedalo 29 já testei várias marcas e te digo com toda certeza,se tivesse pilotado primeiro algumas delas eu nunca teria migrado para as rodonas,nesse caso marca faz toda a diferença,as mais antigas no formato são GARY FISHER(parece que foi a primeira comercial em escala) geometria Gênesis é fantástica,CANNONDALE já tem bastante tempo no formato mas ainda acho meio curta,SPECIALIZED depois de mudar a geometria umas 5 vezes esta conseguindo bons resultados,KHS uma das que primeiro investiram em 29 e 27,5, SCOTT achei o angulo da caixa de direção um pouco estranho, NINER só fabrica 29″ e teve parte de seu desenho copiado por Tom Ritchey quando fez a P-29,geometria muito bem adaptada e impecável,Caloi Elite Carbon, esta no mesmo nível da Specialized no quesito geometria e dirigibilidade. As ruins não vou nem citar pois como já disse algumas marcas fizeram mais de um modelo de 29 e já se adaptaram de 2007 para cá.

      (1)
      Responder
  4. Leonardo disse:
    26 de dezembro de 2012 às 16:21

    Fala Galera! Bom, eu pedalei uma 29 num test bike e não achei tanta diferença, não posso emitir mais comentários porque não foi um pedal longo. Minha escolha pela 26 foi baseada no preço. Adquiri uma Epic S-Works 2011 e estou mais do que satisfeito. A 29, idêntica, custava $2500 dólares a mais e eu não achei bom negócio pagar mais de R$ 5000,00 para ganhar alguns benefícios que não são tão vantajosos para quem não vai competir, que é o meu caso. Enfim, no meu caso o custo-benefício falou mais alto.

    (1)
    Responder
  5. diego disse:
    26 de dezembro de 2012 às 15:05

    Legal esse post. Estou pensando em trocar para um 29 mas primeiro quero fazer um “test bike”. Pois, depois de comprar e não curtir ai fica complicado. Qual a sua altura e peso?? É que eu já vi em alguns sites e forum que para pessoas altas a 29 realmente é mais confortavel. Tenho 1,71 e 86kg, dessa forma quero testar antes a bike, o dificil é encontrar uma bike para testar. Abraços.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      26 de dezembro de 2012 às 15:12

      Fala Diego! Eu tenho 1,78/1,79 e peso 76Kg… Cara, com relação ao da pessoa, existe essa lenda com relação as 29.
      Eu já conversei com alguns especialistas no assuntos, incluindo ciclistas profissionais e especialistas em Bike Fit, e eles atestam que isso não tem nada haver… O próprio Abraão Azevedo, multi-campeão de MTB, é um cara Baixo e utiliza aro 29. Já pedalei com ele algumas vezes e le me disse que acha muito bom!

      (0)
      Responder
    • Adalberto disse:
      26 de dezembro de 2012 às 15:34

      Opa Diego,dentro de alguns dias uma loja de bikes aqui do DF vai promover um bike test 29,quando isso for acontecer eu posto aqui,com a autorização do Henrique claro.

      (0)
      Responder
  6. Eduardo disse:
    26 de dezembro de 2012 às 15:07

    Concordo com tudo que relatou. Comigo foi assim também. Me adaptei muito bem as 29ers. Ele supriu algumas de minhas deficiências nas descidas e melhorou minha subida. meu forte é estradão e sigle, tô bem mais rápido.

    porém sempre digo: tem que testar antes de trocar a 26 pela 29. Tem gente que não se adapta e se arrepende depois.

    (0)
    Responder
    • Adalberto disse:
      26 de dezembro de 2012 às 15:13

      A grande maioria dos caras que vi que não se adaptaram é porque achavam que a bike iria fazer eles andarem mais do que com as 26,dar couro em todo mundo quando na realidade o que vai fazer a diferença é a dedicação e,a quantidade de kms pedalados e principalmente saber girar com a 29 pois é bem diferente de 26.

      (0)
      Responder
  7. vandir disse:
    26 de dezembro de 2012 às 16:38

    Em minha humilde opinião, a única desvantagem são os preços das peças um pouco mais alto que as 26.

    (0)
    Responder
  8. Mauro Guaracy disse:
    26 de dezembro de 2012 às 21:16

    Eu andei numa Mosso 29, com SRAM 2 x 10, e me senti ótimo. Agora montei uma com quadro VENZO RAPTOR, SRAM 2 x 10, rodas MT 55pneus KENDA KARMA, suspensão RST OMEGA com trava no guidão e freios a disco DEORE. Está uma tetéia. Só está faltando estreá-la. Não foi preciso mais que duas trilhas para adotar o “tratorzão”. Anda bem melhor que a 26. A grande diferença é subindo que preciso me adaptar com a nova relação do câmbio. Adorei e recomendo.

    (0)
    Responder
  9. Carlos disse:
    27 de dezembro de 2012 às 2:52

    Eu tenho uma 26 que andei durante muito tempo nela e agora comprei uma Rockhopper 29, concordo com tudo o que o Henrique falou, só acho que no fator subida, acho eu que estão se referindo ao esforço, que sem duvida se faz mais força nas 29er.

    (0)
    Responder
  10. Paulo disse:
    27 de dezembro de 2012 às 12:56

    Por ter mais tração você consegue andar com uma calibragem maior nos pneus?

    (0)
    Responder
  11. Alex Pedra disse:
    1 de janeiro de 2013 às 10:05

    Realmente a tocada é outra Apesar de ser um pouco mais trabalhosa para manobrar emTrechos técnicos, devido ao tamanho da roda e do guidão, ultrapassa obstáculos com mais facilidade e a descida se torna muito mais divertida. Não há perda de rendimento nas subidas, desde que se saiba conciliar ritmo com marcha ideal. O que se ganha em segurança e velocidade compensa o investimento.

    (0)
    Responder
  12. KELLI disse:
    2 de janeiro de 2013 às 6:44

    Tenho uma trek 26 e uma niner 29. A tocada entre as duas são bastante diferentes. Minha opinião se vc poder treinar com as duas melhor, pois enquanto a 26 parece ser mais ¨ágil¨ e técnica a 29 se torna um trator!!Confesso que me adaptei muito bem com a 29. NINER é uma excelente BIKE!! EXPREMENTEM !!! Vale a pena!!

    (0)
    Responder
    • Adalberto disse:
      2 de janeiro de 2013 às 10:26

      Pedal Damn It.

      (0)
      Responder
  13. Sussumu disse:
    4 de janeiro de 2013 às 17:58

    Eu tenho uma Scott Comp Racing aro 26, bike antiga mas muito boa. Esse ano comprei uma Trek X-Caliber 29 e estou gostando bastante. Há duas semanas estreei ela na terra e gostei bastante do resultado. Sou baixo (1,70) e mesmo assim, não senti qualquer dificuldade com as rodonas. Em relação ao guidão, reduzi seu tamanho pois achei muito grande, como comentado no post. Resumindo, 29…aprovado!

    (0)
    Responder
  14. Cálcio disse:
    5 de fevereiro de 2013 às 11:22

    Peguei uma 29er da Scott e estou adorando. As 29ers são realmente incríveis, passa muito mais fácil nos obstáculos, na retas longas se tem muito mais velocidade, nas subidas sinceramente não senti essa “dificuldade” toda que falam. Achei que estou subindo mais rápido e mais fácil em em uma aro 26.

    Tenho só 1,69 de altura, tenho amigas mais baixas que eu que também tem 29ers e também só falam bem das bikes.

    Resumindo a bike é um trator, vale muito a pena.

    (0)
    Responder
  15. Nicholas disse:
    12 de maio de 2013 às 0:56

    Olá, tenho 1,96m de altura e me interessei pelo seguimento das aro 29 por causa disso. Mas li em outro site que a bicicleta Caloi 29 é recomendada para pessoas entre 1,70m e 1,80m de altura, devido ao quadro 18″ confesso que fiquei confuso…
    Vale ou não a pena para pessoas de maior estatura a bicicleta aro 29?

    (0)
    Responder
  16. Zenildo Oliveira disse:
    8 de janeiro de 2014 às 14:02

    Quero compra uma bike aro 29 e um amigo me falou, que para fazer trilhas a de aro 26 é bem melhor.
    Só pedalo final de semana e quero uma opinião de quem já tem uma bike aro 29.
    Grato,
    Zenildo Oliveira

    (0)
    Responder
  17. joão disse:
    4 de outubro de 2014 às 23:59

    Sempre pedalei uma 26, elite 2.1, adquiri uma Elite 10, nossa um espetáculo, hoje pedalo muito mais com menos esforço e aí acabo indo sempre masi longo. Sempre que saio para um breve passeio chego com no mínimo 25 km no marcador e fim de semana é de 40 a 70 km. Recomendo a Elite 10 29.

    (0)
    Responder
  18. Samuel Machado disse:
    5 de abril de 2016 às 13:19

    Olá, tenho uma oportunidade de comprar uma bike Venzo aro 29
    Tamanho 19, grupo alívio 27v, freios hidráulico,
    Roda vzan, pneu maxi 2.10, sua pensão RST com trava no Guidao….. 2500 reais!

    Por favor, alguém sabe me dizer se essa bike é boa!

    Abraço

    (0)
    Responder
  19. Daniel disse:
    27 de dezembro de 2012 às 17:24

    Ando a algum tempo de 29er e confesso ser mto melhor do q na minha antiga 26… Sou alto e nao conseguia ficar confortavel… Mas td mudou, mto mais confortavel, veloz, seguro…

    (-1)
    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

8 years ago 25 Comments PraQuemPedala no MTBAro 2916,916

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.