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Principais diferenças entre as MTBikes 26, 27,5 e 29 – Por Marcelo Rocha

Autor: Henrique Andrade
7 years ago 76 Comments Artigos e Dicas87,089





Olá pessoal, nosso parceiro e um dos maiores especialistas em bike Fit do país, Marcelo Rocha, escreveu esse artigo sobre as MTBikes 26, 27,5 e 29. Vejam aqui a interessante matéria!

Clique aqui para conhecer o estúdio de Marcelo Rocha

Artigo

Este artigo não tem a intenção de direcionar os ciclistas para uma ou outra bicicleta, e nem em ser definitivo na opinião sobre as diferenças; o objetivo é apenas fornecer informações técnicas sobre dados geométricos de alcance e sobre a dinâmica da bicicleta.

stack

Primeiro falando do posicionamento: entre as bicicletas aro 26, 27,5 e 29, apesar de todo falatório a respeito, a diferença de posicionamento se dá por conta do alcance real dos quadros, ou stack e reach (vide http://marcelorocha.com/1935/Noticias/EAgoraMaisUmaGafeGeometriaDeQuadrosCaracteristicas_176546/).

Entre as 3, a aro 26 possui normalizando sempre o mesmo tamanho, dentro do mesmo modelo e fabricante, o menor stack e maior reach, depois vem a 27,5 que ganha um pouco mais de stack e diminui um pouco o reach e depois a 29 que ganha ainda mais stack e diminui um pouco mais o reach. Isso não tem nada a ver com  a balela do tamanho do tubo da direção, e sim a que altura e distância o fabricante montou ele, em relação a caixa de centro. Mas e o ângulo de tubo de selim e blá, blá, blá….. quando fazemos essa comparação pelo stack e reach, estamos normalizando o tubo de selim e comparando a parte do quadro que realmente deve ser comparada, e mais, que não pode ser modificada.

Vamos a um exemplo prático e em condição normalizada (meros exemplos, os números expostos aqui não são regras – no entanto, fazem sentido com a realidade): um determinado ciclista anda com seu fit em uma 26″, e possui um  guidão de 650 milimetros e 5 graus de curva para trás (poucos andam com um guidão tão largo em uma 26″, o intuito é somente normalizar a comparação).

O quadro possui um  stack de 570 mm e mais 35 milímetros de espaçadores acima do quadro, contando a caixa de direção, e uma mesa de 80 mm -7 graus em um reach de 400 mm. Se ele fosse para uma 27.5″ atingindo o mesmo posicionamento e considerando claro, o mesmo ponto de contato com a bike (mesmo guidão), sendo o 27.5″ um quadro com 585 mm de stack, ele teria 20 mm de espaçadores contado com a caixa de direção, e tendo um reach de 390 mm, ele teria uma mesa de 90 mm e -7 graus. Se ele fosse para uma 29″, com stack de 600 mm, ele teria apenas 5 milímetros de espaçadores acima do quadro (provavelmente só a caixa de direção, talvez uma FSA.. rsrsrs) e tendo esse quadro um reach de 385 mm, uma mesa de 95 mm e os mesmos -7 graus. Simples assim.

Todos complicam demais a conta de quadros e comparação, com tubo de selim, comprimento horizontal de quadro e etc…. Mas e que quadro eu devo usar? Boa pergunta e eu faço outra em cima, em que posição você deseja andar? Depois de testar isso em um simulador de posicionamento e com a escolha do formato de guidão, selim e definição da mesa, veremos se você vai andar em uma 26″ entupida de espaçadores e uma mesa positiva (ou talvez não) ou se você vai para uma 27.5″ com menos espaçadores ou mesmo uma mesa mais neutra, ou se vai para uma 29 com pouquissimos espaçadores e uma mesa mais negativa (ou se vai ficar muito alto em uma 29, isso acontece muito pouco mesmo).

Poxa, mas você está falando que uma é melhor, ou outra? Não, estou apenas mostrando que há muito mais do que peso ou marca para se escolher uma bicicleta, o fato de você estar bem posicionado biomecanicamente e ainda na posição que almeja, ou se vai simplesmante andar “adaptado” à bicicleta. Vide marcelorocha.com/1935/Noticias/OPrimeiroDoMundoJaneiro2012_176161/.

Um trabalho bacana publicado pela marca KTM, mostrou as diferenças dinâmicas dessas 3 bicicletas –www.ktm-bike.pt/categorias.php. Confira abaixo.

Por que as 26″, 27,5″ ou 29″?

ÂNGULO DE ATAQUE AOS OBSTÁCULOS

KTMI

Quanto menor o ângulo de ataque, melhor!

26″ = x (controle)
27,5″ = -4%
29″= -6%

A roda 29″ ultrapassa os obstáculos com maior facilidade e segurança. A diferença entre a performance da roda 27,5″ e da 29″ é de apenas 2%!

RESUMO

O maior diâmetro da roda traduz-se em duas vantagens significativas: conforto e confiança. Um ângulo de ataque baixo significa que a roda ultrapassa – literalmente – por cima dos obstáculos com menores perdas de energia e maior linearidade global, favorecendo o conforto e a confiança do atleta.

Testes comparativos confirmam que a performance em trilhas ou subidas acidentadas é gradualmente superior quando maior for o tamanho de roda. O menor ângulo de ataque e tração superior da roda 27,5″ e 29″  face às 26″, aumenta a capacidade de ultrapassar obstáculos em todas as condições.

DINÂMICA DE ACELERAÇÃO VS INÉRCIA

KTMII

Quanto maior a roda, maior é a energia!

26″ = x (controle)
27,5″= +1,5%
29″ = +3,6%

A roda 29″ consome mais 3,6% de energia no arranque, mas acumula maior energia cinética em movimento. A roda 27,5″ consome menos 2,1% de energia do que a 29″.

RESUMO:

A vantagem mais importante das bicicletas 27,5″ face às 29″ é a aceleração mais rápida. É justo aquela espécie de intervalo para perceber a resposta na bicicleta, que o atleta sente quando pedala com vigor no momento do arranque ou recuperação de velocidade.

Este comportamento é afetado não só pelo peso global da bicicleta, mas também pelo peso dinâmico das rodas (inércia). Quanto mais longe estiver o peso do centro da roda, maior é o consumo de energia na aceleração. Contudo, uma bicicleta roda 29″ consegue uma vantagem a que mais nenhuma se equipara: mantém velocidades mais elevadas com menor consumo de energia devido à maior acumulação de energia cinética.

PESO GLOBAL

KTMIII

Quanto menor o peso, melhor!

26″ = x (controle)
27,5″ = +5%
29″ = +12%

A roda 27,5″ é 5% mais pesada do que a 26″ e 7% mais leve do que a 29″.
A roda 29″ é 12% mais pesada do que a 26″.

RESUMO:

Existem dois tipo de peso que afetam a performance da bicicleta: o peso global da bicicleta e o peso dinâmico.

Peso Global da Bicicleta:

Numa comparação direta entre bicicletas 26″, 27,5″ e 29″ idênticas, existem diferenças significativas. Como seria de esperar, uma 26″ é um pouco mais leve do que uma 27,5″ e substancialmente mais leve do que uma 29″… e cada grama a menos ajuda o atleta a ser mais rápido (não sei se a conta é tão direta assim, mas….)

Peso Dinâmico das Rodas:

Em comparação com os 12% de diferença entre uma 26″ e uma 29″, o peso de um par de rodas 27,5″ completo (roda + pneu + câmara/selante) é apenas 5% maior do que uma roda 26″.. e quanto maior for a roda, pior é a performance em subida ou aceleração. O peso dinâmico da roda 29″ é sempre maior, mas possui uma relação mais equilibrada com altas velocidades, ou seja, quanto maior é a velocidade, maior é o peso dinâmico e maior a facilidade em manter velocidades elevadas. (essa é uma questão difícil, pois as rodas maiores tem mais peso, mas tem mais tração como será visto abaixo… então é uma comparação mais difícil de ser feita)

ÁREA DE CONTATO DO PNEU / CONFORTO:

KTMIV

Quanto maior a área de contato do pneu com o solo, melhor!
26″ = 6 cm
27,5″ = 8cm
29″ = 9cm

A roda 29″ tem a maior área de contato com o terreno! A diferença da 27,5″ para a 29″ é de apenas 1cm.

RESUMO:

Quanto maior o diâmetro da roda, maior é a área de contato do pneu. A maior área de contato resulta em maior tração, capacidade de desaceleração e segurança em curva. A roda 27,5″ tem uma área de contacto semelhante à roda 29″, com uma diferença técnica de apenas 1cm!

Em suma, continuamos com nossas dúvidas (rsrsrssrs). Tenha outros critérios para a escolha da bicicleta, que não seja fulano falou isso, e ciclano falou aquilo, ou fulano sentiu…. filtre!!! Se você quer uma posição na bike, encontre ela primeiro e depois coloque a bicicleta em cima, pois você é o piloto. Se for para andar em uma bicicleta entupida de espaçadores e com uma mesa “alienígena”, escolha mais stack e menos reach (provavelmente um quadro com rodas maiores); se ficou espremido em uma 29 com uma mesa extremamente negativa, sem espaçadores, com o selim na posição de recuo e altura corretos, e está se sentindo em uma CALOI 100 (nada contra a bike, é só um exemplo); vá para uma bike com menos stack, talvez uma com o aro menor. E não pense que isso acontece com X ou Y altura de ciclista, ou talvez vá para uma 29 de outro fabricante, ou uma 27.5, não sei…. Nós temos números exatos para compararmos os quadros, não precisamos de advinhações, e nem mesmo da informação que meu melhor amigo se adaptou à posição de uma 29, ou de uma 27.5.  Você é único e deve ser tratado como tal; o importante é saber o que se adapta à você, e se essa condição atende suas expectativas. Cada ciclista tem sua altura de selim, seu recuo de selim, tolerância à mudanças, nível de flexibilidade, lesões e objetivos diferentes; bem como diferentes condições financeiras.
Boas pedaladas!!!

dez 3, 2013Henrique Andrade

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Comentários: 76
  1. Caçula disse:
    25 de agosto de 2014 às 22:26

    Ao mesmo tempo que meus colegas migravam para as 29, tomei a providência de melhorar meu preparo físico.
    Hoje, eles não acreditam como é que eu consigo acompanhá-los em todas as situações possíveis.
    Além de ter a vantagem da arrancada (que é incomparável), nas descidas compenso a insegurança da 26 com mais de 30 anos de técnica, e preparo físico, que no final das contas é o que conta.
    Não preciso de uma bike mais fácil para pedalar, quero continuar me desafiando e desafiando a física, pois é o que gosto de fazer desde criança.
    Me divirto mais do que eles, não preciso trocar de aro para continuar a me divertir.

    (80)
    Responder
    • moacir disse:
      25 de agosto de 2014 às 23:01

      A matéria é muito interessante, mais o q manda mesmo é quem pedala, ainda mais c for amador como eu. Particularmente falando, dou coro em muitos caras ai q andam de 29 ou 27,5.
      Tenho uma 26, prefiro pois os pneus são mais baratos, metade do preço.

      (19)
      Responder
      • italo disse:
        31 de maio de 2016 às 16:32

        so acho que os variáveis tamanhos de rodas e bikes valem para cada modalidade, bicicross, MTB, e por ai vai.. eu por exemplo, pratico varias modalidades… e cada tamanho de aro faz a diferença.. pelo que mais gosto de praticar não troco minha aro 20 por nenhuma outra, sendo 26.. 27,5.. 29.. ou até mesmo aro 30.. a não ser que eu esteja indo da umas peladas numa trilha, numa corrida de longa distancia.. ai sim os aros maiores tem suas vantagens… não existe pior e nem melhor, eu acho que existe aquela bike com tal aro que é adequada para tal situação..

        (12)
        Responder
  2. Patrick disse:
    4 de dezembro de 2013 às 10:57

    Tecnicamente bastante esclaredor. De acordo com o que eu venho lendo, apesar de muitos ainda acreditarem que não, a tese de que a estatura é o fator determinante para a escolha do tamanho da bike já caiu a tempos. Neste caso, acredito que outros fatores são muito mais importantes do que apenas a altura, como ex: Tamanho dos braços, tronco, cavalo e a flexibilidade.
    Tudo indica, que as 27,5 são as bikes mais balanceadas, mesmo assim, vou continuar de 29er. Hoje, me sinto bem melhor em cima da minha 29 do que da minha ex-26. Isto sem a realização de um fit.
    Vale lembrar que a bike é só um meio. Infelizmente, muitos ainda pensam que “é só comprar uma 29 que resolve”. Com uma bike top e “fitada” há uma grande PROBABILIDADE de se alcançar um bom desempenho, isso é bem verdade. Mas, deixando a parte técnica para trás, independente do tamanho das rodas, nenhuma destas bikes possuem motor, são movidas a tração humana. Assim, acredito que o fator determinante para o melhor desempenho sempre foi e será o piloto e não somente o tamanho das rodas.
    Infelizmente tenho visto bikers vendendo suas 26 “quase tops” de 10kg para pegar 29 meia boca de 15KG, achando que só aumentar o diâmetro das rodas vai resolver. E mais, nenhum deles pensa em emagrecer, se alimentar bem e treinar, para estes, tudo se resolve com o tamanho do aro.

    (35)
    Responder
    • cEzAo_cycling disse:
      4 de dezembro de 2013 às 22:05

      A melhor bike é a que é mais compatível com seu biotipo, ou seja, quanto maiores as pernas, maior o pedivela e maiores as rodas, ou o contrário!
      Simples assim!
      Não existe isso de falar que uma bike é melhor que a outra, mas em princípio essa primeira regra é a geral! Depois vem o perfil do ciclista (competidor-atleta / peso normal ou não), finalidade (competição) ou lazer/preparo físico e ainda o tipo de terreno (XC ou Maratona p. ex.) que raramente o atleta vai ter uma bike só com uma configuração ou tamanho de rodas, então, a primeira regra é básica e aplicável a 99% dos ciclistas!

      (6)
      Responder
  3. PAULO CEZAR disse:
    27 de outubro de 2014 às 23:01

    A matéria é muito boa. Eu não vi comentários sobre agilidade em mudanças bruscas de direção. Neste quesito eu acho que o aro 26″ leva vantagem.

    (7)
    Responder
  4. Alexandre disse:
    3 de dezembro de 2013 às 20:14

    Realmente posicionamento em cima de uma bike é fundamental para se alcançar rendimento máximo nesse belo esporte. Agora daí pra frente o ciclismo é regido pelas mesmas leis da física universal. A expressão P=FD/T (que rege qualquer mecanismo que dispende potencia para realizar um trabalho -o caso do ciclista executando sua forca para levar a si e seu equipamento a percorrer uma determinada distancia num intervalo de tempo)independe de tamanho de roda (mesmo porque nessa expressão não tem variável referente a raio ou diâmentro de roda alguma, somente POTENCIA, FORÇA, DISTANCIA e TEMPO). Se for numa escalada sua forca estará vencendo seu peso somado ao equipamento. Se for num plano sua força estará vencendo o arrasto provocado pelo vento contra seu corpo. As velocidades em plano são maiores exatamente pq a forca de arrasto é muito menor que seu peso+equipamento. Portanto se quer melhorar seu rendimento na subida, emagreça e ande de bike leve. Se quer melhorar no plano, posicione-se mais aerodinamicamente sobre a bike. Mas acima de tudo desenvolva seu POTENCIAl fisico. “As 29 embalam mais e sobem menos” Não! Geralmente atletas que acertam seu Fit em bikes 29 são atletas grandes; e pessoas grandes são mais fortes. Com isso vencem a força de arrasto (que é praticamente a mesma p atletas de tamanhos diferentes)com mais facilidade, porém tem muita massa corpórea que os impede de subir com mais facilidade que atletas menores (que acertam seu Fit em 26″). O oposto desse raciocínio se aplica as 26
    Resumo da ópera: para subir melhor melhore sua relação POTENCIA/PESO e para andar melhor nos baladões melhore sua relação POTENCIA/ARRASTO.
    Se aumentar diâmentro de roda fizesse algum veiculo andar mais, os fórmula 1 com certeza teriam as maiores rodas do planeta e não os motores mais potentes.
    Quem quer vender, lança mão de argumentos que mentes ávidas por novidade absorvem sem questionar o óbvio.
    No ciclismo de estrada um dos argumentos p render mais é encher os pneus à altíssimas pressões para se diminuir a área de contato e consequentemente o atrito. Nas 29, o aumento da área de contato é usado como argumento para melhorar o desempenho.
    Sabe-se em física que quanto menor o atrito, menos energia se gasta p realizar um trabalho. Sob esse aspecto o argumento de roda grande cai por terra. Leis da Física não foram inventadas, elas simplesmente existem. Oque sobra é: Roda 29 p grandalhões, 27,5 p medianos e 26 p os menores apenas em função do Fit.

    (33)
    Responder
    • Alexandre Tasso disse:
      28 de maio de 2015 às 11:34

      Isso é desmistificar um assunto com base científica.
      Parabéns!
      Em suma: Emagreça, condicione-se e vá pedalar melhor com qualquer aro.

      (8)
      Responder
    • Alessandro Castilhos disse:
      25 de abril de 2014 às 22:35

      100%,li umas duas vezes só para me certificar que concordo, física…alguém discute com a física???

      (1)
      Responder
    • António Zagalo disse:
      27 de outubro de 2014 às 16:49

      Você dis realmente tudo e bem explicado para quem quiser entender roda 26 para pessoas mais pequenas, 27.5 médias e roda 29 grandes ou xxl, punham rodas de trator em todos os carros e nas motos tambem, obrigádo.

      (-1)
      Responder
    • Leonardo Marques de Souza disse:
      4 de dezembro de 2013 às 10:27

      a área de contato não tem relação direta com o atrito.

      (-8)
      Responder
      • Alexandre disse:
        4 de dezembro de 2013 às 20:16

        Concordo c/ vc Leonardo. Quis apenas mostrar as ambiguidades por conveniência, dentro do mesmo esporte. Já que estou novamente aqui vou aproveitar. O maior argumento das rodas 29 é que são “engolidoras de buraco”. Se vc passar com uma roda 26 em um buraco de 20cm (mesmo p mtb é um buraco muito incomum), desprezando deformações do pneu, este penetrará 15,506mm no buraco e com uma roda 29 será 13,836mm. Uma diferença de 1,67mm (menos que um palito de fósforo deitado). Então em condições razoáveis de piso, isto é desprezível.Onde está a mágica de engolir buraco “muito” mais que as 26? Na cabeça do ciclista.
        Se vc notar bem as figuras onde mostram as rodas vencendo obstáculos, verá que os mesmos são manipulados em ângulo e forma para induzir a aborção deste argumento.
        Esta discussão remete aos tamanhos de pedevela. Qual é melhor: 170, 172,5, 175 ou 180? Depende do tamanho da perna. Existem até formulas p se calcular tamanho de pedevela e se chega a mesma conclusão: pedevela grande p quem tem pernas grandes e pequenos p pernas pequenas. E é bem raro alguem pequeno c/ pernas grandes ou vice-versa. Abç!

        (6)
        Responder
  5. guilherme grison disse:
    3 de dezembro de 2013 às 13:19

    cara da um aéreo que termina com os obstáculos ! auheauhehuauhe….

    fico com a 26 pelo fator psicológico.

    (4)
    Responder
  6. Fábio disse:
    3 de dezembro de 2013 às 13:53

    olá, estas informações que estão colocadas foram retiradas de algum artigo cientifico ou de algum fabricante???

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      3 de dezembro de 2013 às 14:00

      Olá Fabio
      Marcelo Rocha é um estudioso sobre geometria de bicicletas há 12 anos. E é um dos maiores especialista em bike Fit do Brasil… Para não dizer o melhor

      E as outras informações foram feitas pela KTM!

      Como escrito na matéria

      Abraço

      (5)
      Responder
  7. Omar disse:
    30 de junho de 2015 às 9:53

    Pessoal gostei muito desse assunto, mas eu fiz algo diferente em minha bike 26 que achei muito bom e ela ficou confortável e até bonita. Coloquei garfo rígido nela, tirei peso, e coloquei roda 29 na frente, a minha inspiração foi moto de cross. Como a suspensão rígida baixa a frente da bike, com o aro 29 eu trouxe um pouco de volta essa perda,não afetei a mecânica da bike, e adquiri o conforto que o aro 29 oferece, já que é na frente se sentimos com mais intensidade as irregularidades do terreno, sem nenhum problema, confesso que me impressionei com o resultado.

    (4)
    Responder
  8. Rafael disse:
    20 de outubro de 2015 às 13:26

    Ok então vamos resumir. A 26 serve para trilhas leves e uso misto no dia dia, pois tem uma agilidade e manobrabilidade maior para arrancadas e mudanças rápidas de direção. A 27,5 pode ser usada em trilhas leves e intermediárias, pois tem área de contato maior com o solo, e mistura um pouco das vantagens das 26 e das 29, superando mais fácil os obstáculos do que as 26 e sendo mais ágil na saída do que as 29. Ja as 29 servem quase que exclusivamente para trilhas severas e longas, onde os obstáculos serão grandes necessitando mais tração, porém sacrificando um pouco da sua agilidade (agilidade não é velocidade lembre-se disso), e da sua dirigibilidade, em favor de escalar qualquer terreno como um verdadeiro monstro do off road. Então se quer uma bike para usar no dia dia e fazer trilhas leves no fds, vá de 26. Se quer algo um pouco mais sério e mais voltado para competição, vá de 27,5. Agora se suas intenções são partir pra trilhas e pedaladas sérias de longa distancia, pegue uma 29. Eu ja andei em uma e pra usar no dia a dia da cidade ela é bem cansativa. Mas pra estradas e trilhas sérias ela é infinitamente melhor que a 26. Mas claro não esquecer de fazer o bikefit, pois eu tenho 1,69 de altura e 67 kg e o esforço que fiz numa 29 foi tão grande que eu optei por andar de aro menor.

    (4)
    Responder
  9. Yuri Rodrigues disse:
    3 de dezembro de 2013 às 12:58

    Excelente matéria, gostei muito do comparativo em aspectos tecnicos. Eu ainda sou usuário das 26, mas futuramente pretando trocar o tamanho da roda e ainda tinha muita duvida sobre qual tamanho eu iria pegar. Quando tiver dinheiro para realizar a troca vou em um especialista de bike fit para ajudar a escolher o melhor geometria do quadro. Esse artigo tirou bastante duvida sobre as rodas, provavelmente eu vou ecolher a 27,5 achei um roda bem equlibrada.

    (3)
    Responder
  10. Paulo Marcel disse:
    3 de dezembro de 2013 às 12:39

    Parabéns pelo post. Muito interessante e bem explicativo.
    Att: Paulo Marcel

    (2)
    Responder
  11. Robson disse:
    3 de dezembro de 2013 às 14:03

    Essa regra também vale para monociclos?

    (2)
    Responder
  12. armando disse:
    3 de dezembro de 2013 às 14:27

    eu andava com uma aro 26 e mudei para uma aro 29 a única diferença que notei foi no arranque mesmo,mas depois que delancha ninguém segura mais.eu recomendo uma 29 a todos os amigos que andam comigo.

    (2)
    Responder
  13. Rodrigo Fragoso disse:
    5 de dezembro de 2013 às 11:34

    A minha é uma KHS 27,5″ tenho ela faz um ano e já dei muito “ferro” nela em trilhas, gostei muito, inclusive pelo conforme e confiabilidade !!!

    (2)
    Responder
  14. Gustavo Alvarenga disse:
    4 de dezembro de 2013 às 11:25

    Muito boa a matéria! Hoje uso 26″, mas no futuro pretendo ter um 27,5″.

    (1)
    Responder
  15. Paulo Sérgio disse:
    3 de dezembro de 2013 às 13:53

    Gostei da explicação, muito boa por sinal.
    Assim que der, comprarei um 29″, deve ser a mais confortável para mim.

    (0)
    Responder
  16. Marcelo Miquelotto disse:
    3 de dezembro de 2013 às 14:27

    Henrique PARABÉNS!!! Mais uma matéria sensacional e instrutiva! Abç!

    (0)
    Responder
  17. Pedro disse:
    3 de dezembro de 2013 às 14:32

    Excelente post. Muito esclarecedor.
    É realmente bem difícil de encontrar peças para 27,5.
    Encontrei uma certa variedade nessa loja http://www.lepbikes.com.br/
    Tem até quadro.

    (0)
    Responder
  18. Tales Cembraneli Dantas disse:
    3 de dezembro de 2013 às 15:17

    o segredo de uma boa 29 são as rodas, deve ter um setup leve, assim vc equilibra este problema do arranque e a maior diferença entre a minha antiga 26 que senti foram os obstáculos, sabe aquela descida em rockgarden que a suspa vai lá no talo e vc passa por cima do guidão? então, ela não existe nas 29… nunca andei de 27,5, mas tenho curiosidade…

    (0)
    Responder
  19. CASSIUS NUNES disse:
    3 de dezembro de 2013 às 15:41

    SHOW DE MATÉRIA. PARABÊNS MARCELO.

    (0)
    Responder
  20. Duarte disse:
    3 de dezembro de 2013 às 15:56

    Parabens pela material, muito explicativa e posicionada de forma interessante para o ciclista. Muito bom.

    (0)
    Responder
  21. cezar disse:
    3 de dezembro de 2013 às 16:12

    até que enfim entendi!!!!

    (0)
    Responder
  22. Bleicom disse:
    3 de dezembro de 2013 às 16:46

    Matéria que mata a pau!! Mostra que há mais entre o selim e o guidão do que a maioria imagina! Parabéns pela ideia do artigo Henrique!

    (0)
    Responder
  23. Eduardo Britto disse:
    3 de dezembro de 2013 às 18:17

    Alguns compraram a bike 29 e montaram rodas 27 e de acordo com com o terreno utillizam a roda mais apropriada

    (0)
    Responder
  24. luciano disse:
    3 de dezembro de 2013 às 20:23

    cada um tem seu ponto de vista,eu me adapitei a uma 29,elite 30 da caloi,é exelente,bem como o custo beneficio,apesar que tudo depende do ciclista que esta em cima da bike,tambem não importa que marca é a bike x ou y.

    (0)
    Responder
  25. Adolfo disse:
    3 de dezembro de 2013 às 21:12

    Gostaria de saber porque geralmente os quadros 29″ tem uma slooping maior, acho que é esse o nome da curvatura superior do tubo superior do quadro, quando uma 26″ tem este mesmo tubo praticamente reto?

    (0)
    Responder
  26. Marcelo Rocha disse:
    3 de dezembro de 2013 às 21:13

    Alexandre, muito legal seu posicionamento, parabéns! Não é difícil testarmos essa condição que você criou, basta realizar baterias de testes com um grupo de ciclistas e colocando-os sempre com a mesma posição de tronco em relação ao solo, e andando em um determinado percurso controlado, e com a potência constante. Aí teríamos uma idéia do que teremos como resultado. Pois a questão do aumento de contato com o solo da 29 sendo melhor em tração, pode perfeitamente ser derrubada pelo os argumentos apresentados; mas, devemos pensar que com o maior contato e tração, temos mais energia para tirá-la do lugar, mais em contra-partida menos perda de energia por conta da melhor tração, e rodando, o maior peso dinâmico leva a maior inércia (é uma conta extremamente difícil de ser feita).
    Com relação aos pneus de “speed”, já vimos em alguns trabalhos que pneus
    25 c por exemplo, podem em algumas situações ter um desempenho superior a alguns pneus tipo 20 ou 23c que tem calibragens muito mais altas. Abraço e bom pedal!

    (0)
    Responder
  27. Edison Gonçalves dos Santos disse:
    3 de dezembro de 2013 às 21:48

    Como posso transformar minha 26 numa 27,5 sem perder o que já tenho? É possível?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      3 de dezembro de 2013 às 21:53

      Olá Edison

      É possível mais não é aconselhável!
      Muda a geometria da bicicleta e a bike perde estabilidade e segurança… Não faça isso!

      Abraço!

      (0)
      Responder
  28. Ricardo disse:
    4 de dezembro de 2013 às 10:46

    Eu pedalava com uma 26 de 27 velocidades e mudei para uma 29 de 20 velocidades, ganhei em todos os sentidos, inclusive nas subidas, onde se tornou mais fácil e equilibrado o conjunto para manter a BIKE na velocidade ideal e sem ter que gastar energia para manter a frente no chão, pois conforme a subida minha BIKE 26 empinava muito. Acredito que o fato de ser 20 velocidades ajuda muito, pois tenho amigos que pedalam com 30 velocidades e o rendimento é bem diferente.
    Se você é alto já tem uma pequena noção de pedal, análise bem a 29 de 20 velocidades, além de mais leve, é mais versátil. quanto ao peso minha BIKE 26 era alumínio m5, o mesmo tipo da minha 29 e tenho o mesmo grupo, só a suspensão e diferente, e minha 26 pesava 12,4 e a 29 pesa 11,5, é só escolher bem a BIKE que vai comprar.

    (0)
    Responder
  29. Ernie disse:
    4 de dezembro de 2013 às 11:53

    Acrescentaria que a maior área de contato com o solo da 29 faz com que ela penetre menos em solos de barro e areião e por conseguinte tem menos tendência a encalhar e mais controle nesses terrenos que as de pneu menor.

    (0)
    Responder
  30. Walter Vianna disse:
    4 de dezembro de 2013 às 13:09

    Eu comprei uma 29 agora e me adaptei muito bem, tanto que reduzi o tempo de 12 horas e 20 minutos em um percurso de 200 km para 8 horas e meia. Acredito que a melhora não foi só pela bike mas consigo pedalar muito mais rápido com ela.

    (0)
    Responder
  31. André Vidal disse:
    4 de dezembro de 2013 às 18:43

    adoro minha merida 26 que por sinal é chamada de Nina ela é tudo de bom pra min. Adorei a reportagem e pode me esclarecer muita s coisas . Ou sejá; cada um é cada um até no preço final da bike.

    (0)
    Responder
  32. walmer da paixão disse:
    4 de dezembro de 2013 às 19:06

    vc foi fundo brother! parabens.

    (0)
    Responder
  33. aderico disse:
    5 de dezembro de 2013 às 20:40

    gostei das dicas, isto orienta os usuarios de bike a utilizar melhor este meio de locomoção.

    (0)
    Responder
  34. Ale disse:
    8 de dezembro de 2013 às 21:11

    Qto ao peso das rodas 26′, 27,5 e 29′
    depende da qualidade e do material usado nelas
    No asfalta é claro que uma 29’leva vantagem
    sobre as outras rodas
    mais isso também é proporcional ao peso da bike qualidade das rodas e o nível técnico
    e condicionamento do ciclista.
    Muito boa essa matéria!!
    tenho uma Kona Dr. dew 27,5
    mais é difícil achar pneu

    (0)
    Responder
  35. Luiz Eduardo Bezerra disse:
    8 de dezembro de 2013 às 23:36

    Acabei de adquirir uma 29″ e estou “muito” satisfeito com a bike!
    Fiquei impressionado com a facilidade da bike para transpor os obstáculos, desenvolver e manter a velocidade.
    São muito perceptíveis essas diferenças!
    E Juro que eu não notei essa questão de fazer mais esforço nas arrancadas!
    Acho que isso depende da marcha que está acionada.

    (0)
    Responder
  36. KHS disse:
    9 de dezembro de 2013 às 0:10

    Ola pessoal, primeiramente,mto top o post…!!Vlw Alexandre!!!

    Nunca tive bike 29 sempre 26, andei numa 29 e me senti inseguro devido minha altura 1.65M … Pra mim a 26 é como uma camisa q se encaixa no corpo…. Adoro XC tenho amigos q andam de 29 nas singles comigo e toma pau… Acho as 29 boas pra estradão… agora pegar singles… Sem chance…. !! Esta é minha opinião… Mas isso digo para amadores, !!!! vamos esquecer dos atletas de alta performance….!! Que fazem arrazos com qlq tamanho….é isso… tudo tem sua geometria e gostos….

    (0)
    Responder
  37. Fabiano chaves disse:
    9 de dezembro de 2013 às 20:43

    Tchê tenho uma 27.5 mas quadro 26 e suspem 29 sinto uma leve dorzinha nas costas vou descobrir o q. deve ser mas to satisfeito com a bike ja estou correndo provas demorei um pouco para desenvouver a pedalada agora so falta treinar mais subida.Na aro 26 nad mudou acho ate q. melhorou depois da 27.5.

    (0)
    Responder
  38. Diferença 26″, 27,5″ e 29″ | Galera do Pedal disse:
    12 de janeiro de 2014 às 22:31

    […] http://www.praquempedala.com.br/blog/principais-diferencas-entre-as-mtbikes-26-275-e-29-por-marcelo-… […]

    Responder
  39. Basilio disse:
    31 de janeiro de 2014 às 10:48

    Recentemente comprei uma 29 e posso dizer que estou amando a bike… muito confortável e tenho a sensação de estar mais alto… como disseram ela perde pouco na saída mas depois que embala é uma delícia

    (0)
    Responder
  40. Rony disse:
    31 de janeiro de 2014 às 13:48

    Para mim a bike deve ser confortável, para que, no final de um dia de pedal numa trilha “casca grossa”, eu me sinta bastante cansado, mas sem dores na lombar, no pescoço ou nos joelhos.Posso passar horas em cima da minha velha Stumpjumper M2 26″, sem sentir dor nenhuma.

    (0)
    Responder
  41. Joel disse:
    31 de janeiro de 2014 às 19:08

    Alguém me dá uma ajuda ai…
    Tenho uma bike aro 26, quadro tamanho 20.
    Estou em dúvida, em comprar uma bike aro 29 ou 27.5, onde moro só tem montanhas para pedalar. Tenho 1.93 de altura.

    (0)
    Responder
  42. denis correa disse:
    4 de abril de 2014 às 18:16

    Entao joel tenho 1.92 e onde moro so tem montanhas, uso uma aro 20 26 todo mundo fala que vale a pena pegar 29 eu preferi pegar
    Mais tecnicas de descidas e continuar com a 26 porque para min 29 tem que ser bike leve e cara, e hoje vc compra bikrs semi novas
    26 top por um preco muito bom .

    (0)
    Responder
  43. Fábio disse:
    4 de abril de 2014 às 19:53

    Eu tinha um swwing 26″ e acabei de troca-la pro um elite 30 de 29″. Achei a Bike um show em conforto, segurança nas manobras e design! To amarradao!

    (0)
    Responder
  44. Vídeo: 5 razões porque pessoas odeiam as MTB 29 (e porque elas estão erradas) | PraQuemPedala disse:
    23 de abril de 2014 às 13:33

    […] Eu andava de 26 e quando mudei para a 29 foi amor a primeira trilha. A tração é melhor, estabilidade, segurança, dirigibilidade… enfim… Vale a penar ler esse artigo aqui para ver as diferenças de todos os tamanhos de rodas. Vejam que a… […]

    Responder
  45. Lucas disse:
    23 de abril de 2014 às 13:52

    Pessoal, tenho uma aro 26 com pneus slick 1.25 e garfo, uso ela para treinos em estrada.

    Devo pegar uma 29, ou melhor, aros 700 e com o quadro de MTB?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de abril de 2014 às 13:55

      Olá Lucas.

      Me desculpe, não entendi a sua pergunta

      (0)
      Responder
  46. Vídeo: 5 razões porque algumas pessoas odeiam as MTB 29 (e porque elas estão erradas) | :: NatalBike :: disse:
    23 de abril de 2014 às 13:55

    […] Eu andava de 26 e quando mudei para a 29 foi amor a primeira trilha. A tração é melhor, estabilidade, segurança, dirigibilidade… enfim… Vale a penar ler esse artigo aqui para ver as diferenças de todos os tamanhos de rodas. Vejam que a…. […]

    Responder
  47. Alex D'Angelis disse:
    23 de agosto de 2014 às 15:33

    Olá, gostaria de saber o significado da sigla ER, ex.: 26eR e 29eR.
    Porque o er para MTB

    Grato

    (0)
    Responder
  48. Nilson Marques disse:
    24 de agosto de 2014 às 0:32

    Gostei de vários comentários. Estranho que não se considera o tipo de terreno e a topografia nessas análises. Quem pratica ciclo turismo em pistas de boa pavimentação deve escolher o tamanho de aro de acordo com a própria estatura. Quem é agressivo, competindo em descidas esburacadas, de baixo atrito e curvas fechadas, vai levar a pior com as bikes de maior aro. Só para entender a minha conclusão: Imaginem uma bike com aro 58 e o pêndulo que se teria nessa curvas. Quanto maior a altura, menor a estabilidade e maior o tombo !

    (0)
    Responder
  49. Andre disse:
    27 de outubro de 2014 às 22:45

    Acho que a grande duvida é 27.5 ou 29, pois com certeza, independente das condiçoes de uso, ambas são melhores que a 26, no conjunto da obra. Ando de 29 e não imagino voltar a 26, que ainda tenho ela.

    (0)
    Responder
  50. Douglas disse:
    27 de março de 2015 às 21:41

    Bom,sai da 26 para uma 29 a tempos atrás,porem era uma 26 de 12.5kg pra uma 29 de 13.8,o conforto sem sombra de duvidas foi relevante porém a performance nas subidas era menor principalmente em competições,depois peguei a mesma bike mas 27.5 a scott scale 770 pra ser exato,já achei melhor exatamente nas subidas e melhor dirigibilidade nas descidas,a 29 é boba de frente,depois por motivos de andar no asfalto e terra com a mesma bike comprei um par de rodas 27,5 e uma caloi elite 29,uso pneus de speed para andar no asfalto com os spideiros daq e as 27.5 na terra,ou seja ela nao da a mesma tração da 29 por ficar mais pra trais mas a diferença é minima e como sempre oq manda é o motor, to quebrando o galho com uma bike para os dois terrenos,fica a dica para quem não tem as duas bikes,e sobre as rodas 27.5 na terra com toda certeza,não é a toa que o melhor do mundo na minha opinião,Nino Schurter ,as usa,apesar do atual campeão Absalon usar 29,ele tem a sua escolha e optou pela 27.5 pq né?td vai do terreno tbm,mas como mtb sempre oq desce sobe 27.5 é a bike.

    (0)
    Responder
  51. Anselmo disse:
    6 de maio de 2015 às 11:53

    Domingo passado troquei a minha Cannodally 26′ por uma 29′ mesmo modelo só diferença do aro, andei 50 km achei show, valeu a pena, me senti mais seguro e confortável. Percebi me proporciona menor esforço, melhorando meu desempenho.

    (0)
    Responder
  52. Fabio disse:
    28 de maio de 2015 às 7:51

    Ótimo artigo, muito explicativo, parabéns. Eu pedalada com um 26″, hj tenho uma 29″, no meu caso senti melhoras em todos os aspectos. Ainda não tive a oportunidade de pedalar um 27,5″, gostaria muito! Mas entre 26″ e 29″ fico com a “grandona” sem dúvida. Rs rs

    (0)
    Responder
  53. gil disse:
    29 de maio de 2015 às 14:49

    Essa sem duvida foi a melbor matéria sobre o assunto que já li, muito boa mesmo e bem esclarecedora , parabéns!

    (0)
    Responder
  54. rodrigo disse:
    25 de julho de 2015 às 8:41

    Bom dia galera! Sou novo aqui! Achei o site por pesquisa na net e curti muito os conteudos.
    Eu sou de SP tenho 23 anos e to querendo começar mtb aqui pela minha cidade…confesso que tenho encontrado dificuldades para encontrar grupos de mtb e tambem de pessoas dispostas a me ajudar a escolher uma bike.
    Pelo que pesquisei encontrei duas bikes uma com quadro elleven 17″ aro 29 conjunto acera disco mecanico por 3.000 pilas….quero gastar algo em torno de .2500 no maximo…e ainda tem essa questao de ser 26…ou 29….eu tenho 1.73 altura 72 kilos… sera que esse tamanho e essa bike rola?

    (0)
    Responder
  55. Renato Rigo disse:
    15 de janeiro de 2017 às 13:55

    Eu tive as duas – uma 29″ Soul Carbono 2014 com Suspensão Recon Silver e uma 26″ Cannoldale tubo 1 1/2″ SL2 2010 com Suspensão RST Deuce Dual Air. E há vantagens de desvantagens:

    1) Agilidade de Manobra em Trilhas Técnicas = A Cannondale dá de levada (Roda Menor e Suspensão Top , e menor peso ) – Dá muito mais agilidade e a 29″ ainda que carbon ficava para trás. A cannoldale aluminio tinha o mesmo peso da 29″ carbon.

    2) Conforto: Pedaladas em Estradão , longas distâncias – a Soul Carbon tinha melhor desempenho e preservava melhor o ciclista de impacto.

    3) Pular Rampas e Descer Taludes íngremes com Erosão – Cannondale 26″ muito melhor.

    4) Em Subidas : A força que aplicava na 29″ era muito maior que na 26″ para sair da inércia. E a 29″ passa melhor por valetas enquanto às vezes na 26″ era preciso superar obstáculos maiores em pé.

    5) Em descidas : A 29″ é um trator – passa por cima de tudo…mas, descer em pé na 26″ é muito mais divertido – superando obstáculos com saltos, desvios mais agressivo. A Bike 26″ fica mais na mão

    6) Posição: Na 26″ estamos acima da bicicleta – o que possibilita fazermos manobras de bicicross na trilha. Na 29″ estamos mais embutidos e as manobras tornam-se mais dificéis. Eu não abro mão do posicionamento de pilotagem da 26″

    Talvez a 27,5″ seja a melhor opção pois tem as coisas boas da 26″ e da 29″…. Irei experimentá-la.
    Mas, antes vou investir no treinamento e melhorar como ciclista. Este deve ser o primeiro foco.

    (0)
    Responder
  56. ney disse:
    26 de setembro de 2017 às 15:26

    Ola,tenho duvidas, tenho 1,61 e peso 59 k,por minha estatura, qual seria indicada ,27,5 ou 29, no caso uma bike mtb

    (0)
    Responder
  57. Bruno disse:
    3 de dezembro de 2013 às 12:28

    Galera, eu estava pensando em comprar uma 27,5″. Depois desse artigo, tive mais certeza de que essa é a melhor pra mim. Alguém sabe se no Brasil já encontro dessas pra vender? Vocês me recomendam uns sites/lojas pra eu fazer minhas avaliações de preços?

    (0)
    Responder
    • Gabriel disse:
      3 de dezembro de 2013 às 17:14

      Bruno, tenho uma Scott 27,5. A bike é extremamente confortável. Como foi dito no artigo, cada um é cada um. Eu me adaptei MUITO bem a ela. Já se encontra em diversas lojas. Tente consultar a http://www.bicishop.com.br. Abs.

      (0)
      Responder
    • Renato do Prado disse:
      28 de outubro de 2014 às 16:38

      Bruno nos temos Bicicletas da Marca Oggi, tanto no tamanho 27,5 como no 29, entre em contato conosco que realizamos um orçamento para você.

      http://www.tecbike.com.br

      Abaixo link com o video da marca da Bike… ;)

      (0)
      Responder
    • moacir disse:
      22 de agosto de 2014 às 21:33

      A matéria é muito interessante, mais o q manda mesmo é quem pedala, ainda mais c for amador como eu. Particularmente falando, dou coro em muitos caras ai q andam de 29 ou 27,5.
      Tenho uma 26, prefiro pois os pneus são mais baratos, metade do preço.

      (-1)
      Responder
      • leandro disse:
        24 de agosto de 2014 às 19:35

        Amigo entao seus amigos ai de 29 sao fracos. Vem pra ca pra genye anda . Teremos morros de verdade e descidas de homem pra vc esperimentar sua 26 . Fica o convite . Abraço

        (-1)
        Responder
  58. Lilian disse:
    3 de dezembro de 2013 às 15:05

    Olá Marcelo,
    achei sua reportagem muito instrutiva …que tal fazer outra sobre os “loucos” ( na minha opinião tá ) que estão querendo colocar rodas e suspensão de 27.5 em quadros de 26 …

    (0)
    Responder
    • Davi disse:
      4 de dezembro de 2013 às 8:31

      Lilian,
      No site já houve uma matéria a respeito….
      http://www.praquempedala.com.br/blog/5-razoes-para-nao-colocar-rodas-aro-275-em-sua-mtb-aro-26/

      (-1)
      Responder
  59. Caçula disse:
    26 de agosto de 2014 às 22:35

    O “x” da questão é a relação peso/potência, fator que supera qualquer pressuposto teórico.
    O “y” da questão é a aerodinâmica possível de se atingir, o coeficiente aerodinâmico do conjunto bike/piloto é fator crucial ao desempenho geral.
    Pedale mais forte e constantemente.
    Bikes altas têm maior arrasto e consequentemente exigem maior esforço para superar a barreira do ar, o que acaba descompensando as vantagens aclamadas.
    Escolha o equipamento adequado à modalidade que lhe agrada, assim,o equipamento devolverá aquilo que você espera dele.
    Não se deixe iludir por teorias físicas, na prática a teoria é outra…

    (-1)
    Responder
  60. raiol disse:
    15 de agosto de 2017 às 13:27

    Olá tenho uma bike com aro 29,eu posso colocar um aro 26 nela.

    (-1)
    Responder

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