A Sram anunciou o seu novo grupo com apenas uma coroa e 11 pinhões no cassete, o X1. Ele tem as mesas funcionalidades do XX1, mas com preço mais acessível. Vejam aqui o vídeo de lançamento
O grupo continua com as mesmas características: Cassete 10-42T e apenas uma coroa. Você pode escolher o tamanho da coroa, tendo as opções de 30/32/34/36/38. Uma novidade é que a SRAM oferece 3 tipos de pedivela: Top (800g), intermediário (830g) e mais simples (850g). Os três tem a opção de vir compatíveis com BB30 ou Caixa de centro tradicional (GPX)
O grupo X1 importou de seus irmão mais caros (XX1 e XO1) o sistema X-Horizontal Shifting, que é responsável pela passagem de marchas bastante precisa dos grupos TOP.
Infelizmente, o grupo também precisa de um FreeHub específico para funcionar, que é o XD Driver para comportar o cassete 10-42T de 11 velocidades.
Os componentes são praticamente idênticos aos do XO1, mas os materiais são mais pesados. Por exemplo, quando o câmbio traseiro do XO1 usa carbono, no X1 é de alumínio.
Se você escolher o grupo com o melhor pedivela, o conjunto todo sairá por USD970. Contra USD1.375 do XX1 e USD1.247 do XO1.
Comparação de pesos
Component | XX1 | X01 | X1 |
Rear derailleur | 220g | 252g | 256g |
Cassette | 260g | 275g | 315g |
Crank | 650g | 655g | 800g |
Trigger shifter | 91g | 91g | 121g |
Chain | 252g | 252g | 258g |
Total weight | 1,473g | 1,525g | 1,750g |