O Bike Radar realizou um teste para avaliar qual bicicleta é mais rápida para a modalidade Cross Country, a Hard Tail ou a Full Suspension.
Existe uma grande discussão com relação a isso atualmente. Muitos ciclistas na Copa do Mundo de XC, que nunca tinham utilizado bikes Full-Suspension, então começando a usar para enfrentar os percursos cada vez mais técnicos das etapas da Copa do Mundo.
A grande questão é: É melhor aproveitar da rigidez e peso reduzido das HardTails, ou a melhor dirigibilidade e facilidade da Full-Suspension.
Para realizar o teste, foram utilizadas duas bicicleta Top de Linha da Scott, a Scale 700RC, com 8,8kg e a Spark 700RC, com 10,29kg.
Para a metodologia, eles tentaram isolar as variáveis, para isso, tentaram manter as bikes o mais parecidas possível, mudando somente a questão da suspensão e do peso.
Ambas com aros 27,5, mesmos componentes (XX1), mesma altura de selim, mesma pressão de pneus e mesmo ajuste de suspensão (dianteira no caso).
Para analisar a dificuldade, a quantidade de força exercida e o sofrimento do ciclista, eles utilizaram um potencímetro Quarq.
O percurso escolhido ficava em Forest of Dean na fronteira entre a Inglaterra e Wales. De acordo com eles, o percurso oferecia uma boa variação de terreno e obstáculos.
Foram feitos dois percursos com desafios diferentes. O primeiro deles, que levava cerca de 10 minutos para completar a volta, tinha uma combinação de subidas em Double-Track, single-tracks travados, raízes, pequenos rock-gardens e pequenas subidas.
O segundo percurso era a volta “difícil”, com uma subida mais longa, seguida por uma descida mais inclinada e técnica com pedras, dores e pequenos saltos.
O testo começou pelo percurso mais fácil, foi dada uma volta (passo forte) no percurso em cada bicicleta, com 40 minutos de descanso entre as voltas.
No teste da volta mais longa, ele tentou manter o ritmo forte, porem confortável, para que o cansaço não afetasse o teste da segunda volta. Depois de descansar ele deu mais uma volta com a outra bicicleta.
Resultados
Geral Full susp. Hardtail Hardtail diferença % Hardtail dif.
tempo mins 9.18.21 9.12.02 6,19 s. mais rápido 1.11% faster
norm power 316 308 8 watts menos -2,53% menos
Volta mais dura
Descida Full susp. Hardtail Hardtail diferença % Hardtail dif.
Tempo mins 2.12.69 02.24.21 11,52 s, mais lento 8,68% mais lenta
norm power 119 132 13 watts a mais 10.92% maior
Climb Full susp. Hardtail Hardtail diferança % Hardtail dif.
Tempo mins 3.27.18 3.27.59 0,41 s. mais lenta 0.20% mais lenta
norm power 392 379 13 watts mais baixa 3.32% menor
Overall Full susp. Hardtail Hardtail difference % Hardtail diff.
Tempo mins 8.04.53 8.11.46 6,93 s, mais lenta 1.43% mais lenta
norm power 330 322 8 watts mais baixa 2.42% menor
Ou seja
Na volta menos difícil e menos técnica, a HartTail foi mais rápida e exigiu menos esforço do ciclista. O que é a situação ideal para qualquer ciclista competitivo.
Na volta mais difícil, a Full-Suspension foi mais rápida, mas exigiu um pouco mais de força do ciclista.
Essa segunda volta foi dividida tem dois trechos, subida e descida.
Na subida, ambas subiram na mesma velocidade, mas o ciclista teve que fazer mais força na Full. Mas na descida, a Full foi 11 segundos mais rápida e exigiu menos força do ciclista para descer.
O ciclista que realizou o teste gostou da sensação de menos fadiga no final da descida que ele teve com a Full-Suspension e essa sensação é maior ainda nas competições quando se está de Hard-Tail, mas por outro lado, você rende menos na subida.
Outro fator que tem que ser considerado é o peso do ciclista. Quando o piloto é mais leve, qualquer acréscimo de peso na bike, representa um grande aumento percentual no peso total do conjunto bike/ciclista. Se você for mais pesado, essa diferença de 1,5kg terá menos relevância. Então, ciclistas maiores tendem a preferir bikes full-suspension.
Um terceiro fato é preço… As bikes full-suspension são mais caras. As bikes intermediárias full-suspension, que são mais baratas, geralmente são muito pesadas. Você ainda consegue encontrar bikes hard-tail leves e com preços interessantes.
Ou seja, não existe uma resposta definitiva. São situações diferentes e cada um pode analisar a questão de uma forma diferente.
Eu particularmente acho a Full-Suspension mais divertida. Me ajuda bastante nas descidas e eu não sinto tanto o prejuízo nas subidas. Não volto para a Hard-Tail nunca mais. Mas essa é uma avaliação minha e cada um observa a questão de uma forma diferente.
Se você tem dificuldade de descer, a full-suspension vai fazer uma grande diferença. Se você tem dificuldades para subir, a Hard-Tail pode te ajudar. Tudo depende da situação de cada um, analisando os seus objetivos, orçamento e condição técnica.