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Teste | Primeiras impressões do Rack Thule EasyFold 932

Autor: Henrique Andrade
7 years ago 48 Comments ReviewsThule10,878





Fala galera! Se vocês nos acompanham no Instagram e Facebook, sabem que recebi da loja Thule Aclimação, um rack EasyFold 932 para realizar testes.

Ele chegou ontem aqui e já fiz os primeiros testes. Vou aqui então escrever as minhas primeiras impressões sobre o produto para que vocês conheçam melhor as vantagens e desvantagens.

Thule_Easy_Fold-3

Antes de começar a falar desse produto, para termos de comparação, eu utilizava antes o Thule HangOn 974, que é excelente, mas tem uma outra forma de fixação. Ele tem hastes te passam por dentro do quadro e não uma plataforma para as rodas. Mas o utilizo há pelo menos 4 anos e acho espetacular, já peguei muita estrada com ele, com três bikes montadas e não tive problema algum.

thule-hangon-974

Falando sobre o EasyFold. Esse nome foi dado por conta da tecnologia de “dobragem” que ele tem. O que é o grande diferencial desse modelo em relação aos outros racks de plataforma. Esse Thule se dobra ao meio e fica relativamente compacto na hora de guardar.

Thule_Easy_Fold-15

Gostei muito da simplicidade da instalação dele no carro. O HangOn que eu tinha antes exigia uma chave para que o parafuso fosse apertado no engate e a fixação do rack acontecesse. Nesse modelo, basta abaixar uma alavanca (que tem tranca, para evitar roubos) e pronto!

Aqui está uma seqüência de fotos com o processo de montagem.

Rack dobrado

Rack dobrado

Encaixe no engate

Encaixe no engate

Apertando a alavanca que prende o rack

Apertando a alavanca que prende o rack

Desdobrando

Desdobrando

Pronto

Pronto

É realmente bem simples. Ele não é um rack leve, pesa no total 16Kg, mas é bastante robusto. Aguenta duas bikes de 30kg sobre ele. Outro ponto negativo é que o EasyFold não tem opção para três bikes. Então, essa versão que se dobra só está disponível para duas bikes.

O sistema de fixação das bikes também é bem interessante. É feito através de uma “garra”, que se prende em uma estrutura de ferro na frente do Rack e segura o quadro.

Thule_Easy_Fold-4

 

Uma coisa muito boa, é que essa garra tem uma tranca, então você passa a chave e evita que a sua bike seja roubada no estacionamento.

Como podem ver, revestimento de borracha é bem farto, para evitar danificar o quadro. Já as rodas são fixadas com esses “creck-creck” que ficam sobre a plataforma.

Thule_Easy_Fold-13

Um recurso MUITO MASSA que esse rack tem, é a possibilidade de você inclinar toda a estrutura para acessar o porta malas, como mostram as imagens abaixo

Thule_Easy_Fold-6 Thule_Easy_Fold-5

Para colocar a segunda bike, ele também tem um recurso interessante. Principalmente para bikes Full-Suspensio, onde o quadro tende a ser bastante “irregular”, você pode facilmente reposicionar a “garra” que prende o quadro, para achar a melhor posição para o seu tipo de bicicleta.

Thule_Easy_Fold-8

Nesse caso aqui, como eram duas full, tivemos que mudar a posição das garras

Thule_Easy_Fold-9

Thule_Easy_Fold-11

É bem simples e as duas bikes ficam com uma posição muito boa, não encostando nada uma na outra. E o sistema de deitar o rack funciona “igualim”.

Thule_Easy_Fold-12

O rack já possui instalação elétrica e local para colocar placa. Isso pode ser considerado um ponto negativo para alguns. O fato de você ter esse trabalho de mandar fazer uma placa e fazer a instalação elétrica do engate no carro.

Com relação ao tamanho dele atrás do carro, tirei essa foto para mostrar como que a roda da bike fica rente ao carro. A minha MTB é uma 29, então não vai passar disso.

Thule_Easy_Fold-23

Ainda não fiz o teste de estrada com ele. Só andei pela cidade, mas até o momento estou maravilhado com o equipamento. Gostava muito do antigo também, ele era bem prático, o ponto negativo é que ele machucava um pouco a bike e para carregar mais de uma bicicleta não era tão prático assim.

Agradeço mais uma vez a Thule Aclimação pelo envio do produto e convido vocês a visitarem a loja virtual deles e ver os produtos Thule.

PS: Trabalhar com bike é bom demais! Chamar o brother para ajudar nas fotos… Não tem preço!

Thule_Easy_Fold-1 Thule_Easy_Fold-2

 

out 15, 2014Henrique Andrade

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Comentários: 48
  1. Giuliano disse:
    15 de outubro de 2014 às 17:00

    Acho esse modelo de suporte a melhor opção, é fácil de colocar a bike qdo o cara está cansado depois de uma corrida por exemplo, porém tem o problema da dificuldade em mandar fazer uma placa pq nenhuma loja de placas aceita fazer se não tiver uma autorização do departamento de trânsito, eu tive por alguns meses um RideOn 942 e não consegui fazer a placa pra ele. E mesmo que consiga fazer a placa dependendo da autoridade policial que parar você pode não aceitar a placa por ela não estar lacrada ao veículo!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de outubro de 2014 às 17:18

      Giuliano.
      Não acredito que funcione dessa forma.
      Os caminhões usam a placa PINTADA na madeira da carroceria. A placa que tem que ter lacre é a do veículo para verificar que o dono do carro não trocou a placa ou algo assim.
      O policial te parar, e a placa foi a mesma de veículo e estiver tudo certo com o carro, não existe problema.

      Abraço

      (2)
      Responder
      • Giuliano disse:
        15 de outubro de 2014 às 17:21

        Pois então, na época que eu tava correndo atrás da placa pro meu suporte (que era o ride on 9502 pra ser exato) pensei em fazer de vinil adesivo, tinha um site que fazia, creio que um policial rodoviário vendo que a placa era igual do veiculo não incomodaria, enfim.
        Na minha opinião esses suportes são os melhores, vendi o meu por outro motivo mas assim que der comprarei outro. Esse easyfold me pareceu totalmente excelente, parabéns pelo review!!

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          15 de outubro de 2014 às 17:22

          Valeu cara!

          (0)
          Responder
  2. Diego Costa disse:
    15 de outubro de 2014 às 16:54

    Bem legal esse rack. Eu tenho o modelo Adventure Team ProWay de 2 bikes. É praticamente o G2 só que vem com chave para as duas bikes e pro suporte e a proteção de borracha no “creck-creck”.
    Estou gostando muito, o único porém dele é o fato de não dobrar igual a esse modelo ai. Mas como cabe no porta-malas do carro, não tem problema.

    (0)
    Responder
  3. Diego Macena disse:
    15 de outubro de 2014 às 16:54

    Bem Bacana !!!! sem falar que esses suportes de traseira economiza um belo combustivel na estrada !! o meu de teto faz com que o meu carro de 10km/l de média vá para 9km/l por causa do arrasto !

    (0)
    Responder
  4. Bruno Belem disse:
    15 de outubro de 2014 às 16:56

    Henrique,
    O fato de sobrar um pedaço da roda para fora pode trazer complicações em viagens quanto as leis de transito?
    O engate suportou bem o peso do suporte mais duas bike ou balança muito?

    Valeu!
    Parabéns pela reportagem!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de outubro de 2014 às 17:16

      Olá Bruno

      Respondendo:

      1 – Não, ele não excele as medidas do carro, fica bem mais estreito que os retrovisores.

      2 – Balança pouquíssimo

      (0)
      Responder
  5. Paulo Amaral disse:
    15 de outubro de 2014 às 17:14

    Muito maneiro, mas ainda muito caro…
    Estou feliz com meu SeaSucker…

    (0)
    Responder
  6. clester rodrigues disse:
    15 de outubro de 2014 às 17:33

    Henrique foi fácil fazer a terceira placa?? Aqui em Bauru não é, exatamente como disse o Giuliano.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de outubro de 2014 às 17:34

      Aqui é bem tranquilo! Perto do Detran no setor de indústria aqui em Brasília é cheio de quiosques escritos FAZEMOS PLACAS… Uma horinha fica pronto

      (0)
      Responder
  7. Bruno Oliveira disse:
    15 de outubro de 2014 às 18:33

    Tooop de mais este Rack.. nem tenho carro ainda mas quero um !!! rsrs é muito pratico ¨Thule é Thule¨Não existe outra marca melhor pra carregar bike no carro.

    (0)
    Responder
  8. Edmilson disse:
    15 de outubro de 2014 às 18:49

    Sensacional esse rack…e uma bela descrição do produto feita por vcs do PQP.

    (0)
    Responder
  9. Danilo disse:
    15 de outubro de 2014 às 18:54

    Henrique, muito top o rack! Mas uma duvida, para o bravo ele não acaba ficando muito baixo e corre o risco de bater no chão em uma rampa?
    Abs

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de outubro de 2014 às 19:05

      Danilo, ainda não tive problema… Ele fica um pouco mais alto que a parte de baixo do engate.
      Se acontecer alguma coisa, eu relato aqui

      (0)
      Responder
  10. Rodolfo disse:
    15 de outubro de 2014 às 19:10

    Sempre vejo esses rack de engate e acho o máximo. Estou começando agora a andar mais de bike fora da cidade e estou pensando em comprar um desses, mas nunca vejo ninguém comentando sobre a segurança desses rack ao rodar na estrada. Tem algum limite de velocidade? Já vi pessoal comentando ser meio perigoso esses rack, que já viram alguns se desprendendo, qual a opinião de vocês pessoal?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de outubro de 2014 às 19:14

      Rodolfo.
      Já viajei 1.300km de ida e 1.300 de volta com um rack da Thule desses… Indo a 130km/h. Não solta nem com reza braba

      (0)
      Responder
  11. Alberto disse:
    15 de outubro de 2014 às 19:32

    Os racks da Thule sempre inovando. Esse modelo que foi testado creio que fica muito bacana em carros um pouco mais altos, o Henrique se deu bem por morar em um lugar relativamente plano. Se observar a foto 11, percebe-se que o angulo de saída do carro foi reduzido drasticamente, ou seja, que mora em prédios cuja a garagem tem rampas, já era. Eu tenho um Thule de teto, e os únicos problemas que tive foi de dar uma enroscada numa árvore e de ter pego 140 Km/h com o carro (o rack deu uma “corridinha”no teto e danificou um pouco a pintura). Em relação ao problema citado pelo Henrique sobre o fato de o modelo usado por ele ter “mastigado”um pouco a bike eu resolvi colocando uma volta de fita no quandro bem no lugar de engate no rack.

    (0)
    Responder
  12. Sousa (Portugal) disse:
    15 de outubro de 2014 às 19:36

    Boas…
    Tenho um suporte para bike igual a este mais ou menos um ano, ja fiz bastante km com ele e só posso dizer muito bem.
    – Andei com ele em auto estrada a velocidade 140/150 km/h e ate me esqueço que tenho o reboque não abana, não faz barulho como as barras na parte superior do carro.
    Quem poder compre um…

    (0)
    Responder
  13. Sousa (Portugal) disse:
    15 de outubro de 2014 às 19:37

    Boas
    Tenho um suporte para bike igual a este mais ou menos um ano, ja fiz bastante km com ele e só posso dizer muito bem.
    – Andei com ele em auto estrada a velocidade 140/150 km/h e ate me esqueço que tenho o reboque não abana, não faz barulho como as barras na parte superior do carro.
    Quem poder compre um…

    (0)
    Responder
  14. Rodolfo disse:
    15 de outubro de 2014 às 20:05

    Legal Henrique. Bom saber.
    Acho que vou começar com uma versão mais em conta da thule e quem sabe no futuro compro um melhor.

    (0)
    Responder
  15. Caio Gabardo disse:
    15 de outubro de 2014 às 21:34

    Henrique…
    a braçadeira do suporte risca o quadro da bike com o balançar do carro???
    O meu suporte a braçadeira esta riscando o quadro da bike, vc sabe algum protetor que de para colocar para nao riscar??
    valeuu

    (0)
    Responder
  16. Sidnei disse:
    16 de outubro de 2014 às 2:17

    Henrique, se puder, por favor me indique quais são aquelas “braçadeiras” de canote para suporte de caramanhola… onde vc comprou?
    To procurando, mas achei umas pesadonas…
    Agradeço desde já.

    (0)
    Responder
  17. Diego Costa disse:
    16 de outubro de 2014 às 8:27

    Sobre as placas que o pessoal está comentando, aqui em São Paulo, eu fiz a minha no mesmo despachante que fiz a transferencia do veículo. Cobraram 100 reais e ja vem aquela placa nova. refletiva. Tem lugar que cobra menos, mas paguei a mais pra não precisar ir a outro local só para isso. A placa do suporte não precisa estar lacrada. Isso só se aplica para carretinhas, que por sua vez precisa ter o documento e placas próprias (diferente do carro) e ainda paga IPVA.
    Eu só tomo cuidado com saídas de garagem e ondulações do tipo. Ja que sem estar com o suporte, ja raspei o próprio engate no chão. A largura pode passar um pouco da traseira do carro, mas não pode exceder a largura dos retrovisores.

    (0)
    Responder
  18. Diego disse:
    16 de outubro de 2014 às 8:56

    Muito bom, mas por R$3.660,00…

    (0)
    Responder
  19. Rodrigo Melo disse:
    16 de outubro de 2014 às 9:01

    Fala camarada Henrique!
    Excelente review desse modelo da Thule.

    Tenho o EuroRide 943 (já bem antigo), para três bikes, e meu único problema mesmo foi com a altura do veículo. Como o carro que utilizamos é um HB20, que é muito baixo, sempre encostava naqueles quebra molas sem noção que encontramos aqui em Goiás. A solução foi instalar um daqueles engates removíveis com um ângulo que elevava um pouco mais a bola do engate. O porém é que a bola do engate não pode alcançar a altura da placa. Outro porém é que os engates removíveis acabam “folgando” com o tempo e o conjunto começa a balançar um pouco mais que o normal.
    Tivemos problemas com as ruas extremamente irregulares como em Pirenópolis – Go. Mas nada que passar a 5 km por hora não resolva! rsrsrs

    Quanto a placa não tive problemas. Simplesmente levei o Thule e documento do veículo e prontamente instalaram a placa e a lacraram. Voltando de um evento, o MiniFudex, a polícia rodoviária estadual parou todos os veículos com transbike e aplicaram multas a torto e a direito na galera sem placa e que levavam as bikes de forma um tanto não responsável, quase que penduradas sem aparentar muita segurança. Não tive problema algum com o Thule. O guada olhou, conferiu o documento e liberou na hora.

    Vida longa e próspera ao PraQuemPedala!

    (0)
    Responder
    • Alexandre Bettoi disse:
      27 de agosto de 2015 às 11:57

      Sei bem o que é isso então mandei levantar o engate , bolei um engate do tipo da l200 outdoor com a lança mais alta pra cima da placa e essa lana é removivel assim não fica lá para destruir parachoques .

      (0)
      Responder
  20. Gustavo disse:
    16 de outubro de 2014 às 10:25

    Existem outras versões muito boas também. O EuroRide tem modelos de até 3 bikes, é muito pequeno, cabe no porta-malas do carro sem problemas,mas tem um problema, não cabe a placa brasileira. Acabou que tive que serrar as pontas superiores da minha placa para caber no local.

    Outro problema que acontece também é que as ligações elétricas da Thule vêem em padrão Europeu ou Americano, assim, ao ligar o acessório, um dos lados da lanterna não ligará. Mas é fácil de acertar isso, basta pedir ao instalador que monte a energia do engate conforme o padrão da Thule, ou que mude a posição dos fios da tomada do suporte.

    (0)
    Responder
  21. Bruno Fagundes disse:
    16 de outubro de 2014 às 10:47

    Cara Thule e Thule, tenho um modelo antigo de 2 bikes, como meu vhl e um palio e o engate e um pouco mole, ele balança um pouco, então quando vou pegar rodovia, uso uma fita nele que fixo na tampa do porta malas, dai ja era, balança nada.

    Em relação a placa, fiz um igual a do vhl e lacrei no proprio thule, uma vez fui parado pela PRF o cara olhou a sinalização/setas e a placa e pronto. “Entendi que estava tudo certo”.
    Mas quem tiver condição de adquirir e um top equipamento, seguro e pratico.

    Parabéns Henrique ótima matéria.

    (0)
    Responder
  22. Marcelo disse:
    16 de outubro de 2014 às 11:50

    Com relação à altura do rack, você notou se o rack toca o solo quando há irregularidades na rodovia/estrada e a velocidade do veículo é alta?
    Grande abraço

    (0)
    Responder
  23. Demur Moreira disse:
    16 de outubro de 2014 às 12:25

    Henrique, boa tarde!

    Cara, não fica muito visado publicar as fotos com a placa do seu carro “escancarada” não? Um cara mal intencionado poderia conseguir muitas informações suas como ( endereço, cpf, etc e tal) somente com a placa… Chuvisca esse lance ai mosss….

    Att
    Demur

    Abraço!

    (0)
    Responder
  24. Pedro disse:
    16 de outubro de 2014 às 13:36

    Cobre a sua placa nas fotos!

    (0)
    Responder
  25. Alex Machado disse:
    20 de outubro de 2014 às 23:01

    Henrique, eu tenho esse suporte. Ao contrário da sua placa, a minha tive que cortar cerca 1,5 cm da parte superior para conseguir encaixar no suporte. No seu caso, você teve que perfurar o suporte para conseguir encaixar sem precisar cortar?

    (0)
    Responder
  26. Marcio Simões disse:
    23 de fevereiro de 2015 às 13:44

    Bom dia Henrique, também tenho um FIAT BRAVO e ao instalar a tomada elétrica do rack THULE no engate do carro, acusou pane no computador de bordo do carro. O instalador pediu para trocar as lampadas do rack por de LED, o que fez acabar com o aviso de avaria, entretanto, depois que vc liga o motor do carro passa um minuto e a avaria aparece no computador de bordo, desligando todo o conjunto de luzes do rack e a lanterna esquerda do carro. Você também teve esse problema? o que fez para resolver?

    (0)
    Responder
    • Alexandre Bettoi disse:
      27 de agosto de 2015 às 12:06

      isso ai é falta de terra , coisa basica na eletrica meu vectra gt tambem tinha o mesmo problema

      (0)
      Responder
    • José disse:
      10 de fevereiro de 2016 às 15:10

      Seis meses depois, mesmo assim vou colocar pq pode ser problema de outros colegas.
      Nesse caso a alternativa mais aconselhável é buscar auxílio da rede autorizada se o carro estiver na garantia, ou um bom eletricista, e fazer um circuito específico para as luzes do suporte. O que os instaladores de reboques geralmente fazem é uma gambiarra da instalação existente.

      (0)
      Responder
  27. Marcelo Moreira disse:
    19 de junho de 2015 às 10:47

    Bom dia Henrique,

    Queria saber qual o modelo do seu engate, pois em alguns foruns eles indicam instalar um engate de marca boa.
    Obrigado

    (0)
    Responder
  28. Katia Varela Gomes disse:
    8 de agosto de 2015 às 12:01

    Grata pela matéria, muito boa, na verdade escrevo porque adquirimos um modelo de suporte da Thune, do mesmo modelo q vc citou q usava antes, o Hangon 974, mas estamos com problemas, pois o suporte, ao passarmos em lombada ou pequenos buracos, pende para trás, ficando muito inseguro e com jogo na bola de fixação. Vc já teve esse problema, quando utilizava o suporte anterior?

    (0)
    Responder
  29. Leonado disse:
    17 de agosto de 2015 às 23:30

    a bola do engate dos carros, pode quebrar? Pois é bastante peso e pressão para baixo (contra a bola…)

    (0)
    Responder
  30. Alexandre Bettoi disse:
    27 de agosto de 2015 às 12:04

    Ganhei um Thule easy Fold 932 e no primeiro dia ja quebrou a trava , que mantem a lateral direita aberta e ja falei com 03 autorizadas revendedoras duas em SP e uma em jundiai e com pessoas da fabrica em itupeva no Brasil e nada essa peça ou gatilho não esta no catalogo de reposição aqui no brasil . Mas como sou brasileiro e não desisto nunca vou ver na Europa se acho prar repor e ja sei que o meu caso não é um caso isolado tem outros quebrados , se é uma peça que pode vir a quebrar a tuhle deveria disponibilizar a peça. Mas como não vivemos num pais Sério esse é o preço que a gente paga .

    (0)
    Responder
  31. Tiago disse:
    27 de novembro de 2015 às 0:28

    Onde VC comprou por este preço? Tens o site do local?

    (0)
    Responder
  32. MARCOS disse:
    1 de março de 2016 às 16:08

    O engate precisa de algum reforço especifico para carregar o suporte com as bicicletas? Ou basta instalar uma bola de boa qualidade?

    (0)
    Responder
  33. jonas disse:
    5 de julho de 2016 às 12:58

    Antes de comprar minha duvida qual Rabicho é recomendado para uso deste engate(alguma indicação) – no caso meu carro é um fluence. Desejo e levar 3 bikes aro 29 – O medo é efeito pendulo ao ser visto no retrovisor do carro em movimento.

    (0)
    Responder
  34. willians disse:
    14 de agosto de 2016 às 19:58

    Oi Comprei o modelo Thule Velocompact para 2 bikes. Moro em Brasilia e fiz a placa sem problemas, no entanto pelo que pesquisei a placa precisa estar lacrada no suporte. Ainda são muito obscuras essas regras mesmo após a resolução 589 do contran. Se o guarda for chato e quiser implicar…..
    Aqui em Brasilia acho que não terei problemas mas se fizer um viagem pra outros estados eu não me sinto seguro.

    (0)
    Responder
  35. Filipe O. disse:
    8 de outubro de 2016 às 15:01

    Pessoal, comprei o Easyfold 932 da matéria, mas estou com um problema. Fui instalar o engate reboque no meu carro (Audi Q3) e o instalador disse que, para que as luzes do Easyfold fucionem adequadamente, eu deveria trocar as lâmpadas para lâmpadas de LED. Alguém teve que fazer isso?

    (0)
    Responder
  36. Guaraci Chaves Junior disse:
    1 de março de 2019 às 17:16

    Boa…muito boa!!!
    Achei muito interessante o suporte por dois motivos, a praticidade de instala-lo no engate do carro e a possibilidade de abrir o porta malas. Mas gostaria de perguntar se este tipo de suporte poderia ser adaptado para uma cadeira de rodas. Na verdade a parte motorizada da cadeira de rodas no lugar das bicicletas. Este é o meu caso. Será que poderíamos ao menos discutir tal possibilidade?

    (0)
    Responder
  37. Junior germano disse:
    15 de outubro de 2014 às 16:55

    qual a faixa de preço dele?

    (-2)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de outubro de 2014 às 17:18

      R$3.660

      (0)
      Responder

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