Fala galera! Se vocês nos acompanham no Instagram e Facebook, sabem que recebi da loja Thule Aclimação, um rack EasyFold 932 para realizar testes.
Ele chegou ontem aqui e já fiz os primeiros testes. Vou aqui então escrever as minhas primeiras impressões sobre o produto para que vocês conheçam melhor as vantagens e desvantagens.
Antes de começar a falar desse produto, para termos de comparação, eu utilizava antes o Thule HangOn 974, que é excelente, mas tem uma outra forma de fixação. Ele tem hastes te passam por dentro do quadro e não uma plataforma para as rodas. Mas o utilizo há pelo menos 4 anos e acho espetacular, já peguei muita estrada com ele, com três bikes montadas e não tive problema algum.
Falando sobre o EasyFold. Esse nome foi dado por conta da tecnologia de “dobragem” que ele tem. O que é o grande diferencial desse modelo em relação aos outros racks de plataforma. Esse Thule se dobra ao meio e fica relativamente compacto na hora de guardar.
Gostei muito da simplicidade da instalação dele no carro. O HangOn que eu tinha antes exigia uma chave para que o parafuso fosse apertado no engate e a fixação do rack acontecesse. Nesse modelo, basta abaixar uma alavanca (que tem tranca, para evitar roubos) e pronto!
Aqui está uma seqüência de fotos com o processo de montagem.
É realmente bem simples. Ele não é um rack leve, pesa no total 16Kg, mas é bastante robusto. Aguenta duas bikes de 30kg sobre ele. Outro ponto negativo é que o EasyFold não tem opção para três bikes. Então, essa versão que se dobra só está disponível para duas bikes.
O sistema de fixação das bikes também é bem interessante. É feito através de uma “garra”, que se prende em uma estrutura de ferro na frente do Rack e segura o quadro.
Uma coisa muito boa, é que essa garra tem uma tranca, então você passa a chave e evita que a sua bike seja roubada no estacionamento.
Como podem ver, revestimento de borracha é bem farto, para evitar danificar o quadro. Já as rodas são fixadas com esses “creck-creck” que ficam sobre a plataforma.
Um recurso MUITO MASSA que esse rack tem, é a possibilidade de você inclinar toda a estrutura para acessar o porta malas, como mostram as imagens abaixo
Para colocar a segunda bike, ele também tem um recurso interessante. Principalmente para bikes Full-Suspensio, onde o quadro tende a ser bastante “irregular”, você pode facilmente reposicionar a “garra” que prende o quadro, para achar a melhor posição para o seu tipo de bicicleta.
Nesse caso aqui, como eram duas full, tivemos que mudar a posição das garras
É bem simples e as duas bikes ficam com uma posição muito boa, não encostando nada uma na outra. E o sistema de deitar o rack funciona “igualim”.
O rack já possui instalação elétrica e local para colocar placa. Isso pode ser considerado um ponto negativo para alguns. O fato de você ter esse trabalho de mandar fazer uma placa e fazer a instalação elétrica do engate no carro.
Com relação ao tamanho dele atrás do carro, tirei essa foto para mostrar como que a roda da bike fica rente ao carro. A minha MTB é uma 29, então não vai passar disso.
Ainda não fiz o teste de estrada com ele. Só andei pela cidade, mas até o momento estou maravilhado com o equipamento. Gostava muito do antigo também, ele era bem prático, o ponto negativo é que ele machucava um pouco a bike e para carregar mais de uma bicicleta não era tão prático assim.
Agradeço mais uma vez a Thule Aclimação pelo envio do produto e convido vocês a visitarem a loja virtual deles e ver os produtos Thule.
PS: Trabalhar com bike é bom demais! Chamar o brother para ajudar nas fotos… Não tem preço!