Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


TV PraQuemPedala | É possível que Ventoso tenha realmente se cortado com o DISCO DE FREIO?

Autor: Henrique Andrade
Video6 years ago 51 Comments Ciclismo de Estrada, TV PraQuemPedalaFreio a disco5,402





Fiz aqui uma análise rápida sobre a situação, para compartilhar com vocês. Tentem usar a racionalidade ao invés da emoção na hora de comentar.

abr 13, 2016Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Vídeo | Melhores momentos da Volta do Rio Grande do Sul 2016Nikolas Maes contradiz Ventoso e diz que não tem como afirmar que foi o disco que o machucou
Você também pode gostar:
 
Vídeo: Após recall, SRAM lança novamente o freio a disco para bike de estrada
 
Freios a Disco para estradas estão proibidos para 2012. Mas devem ser autorizados para 2013
Comentários: 51
  1. Matheus disse:
    13 de abril de 2016 às 21:51

    Pois é… concordo com os pontos citados. Minha opinião:
    Há uma tendência no ser humano de atribuir falsas informações a coisas que ele vai contra, principalmente se o mesmo for vítima na questão.
    Não é preciso ser perito pra saber que esse choro dele não tem embasamento diante dos fatos.
    “Realmente ninguém pensou que eles eram perigosos? Ninguém percebeu que eles podem cortar, eles podem se tornar facas gigantes?” Disse, em concordância com as ideias de muitos por aí.
    Sim, é verdade. Ninguém pensou que a coroa pode ser uma verdadeira retalhadora/desfiadora/moedora de carne? Ninguém pensou que as manetes de freio podem servir como poderosas lanças para arrancar o olho de alguém? Como assim, meu deus.. como assim ninguém imaginou que a mesinha pode ser uma verdadeira omeleteira para os homens num impacto direto de frente? E quem foi o maluco que teve a ideia de colocar raios nas rodas? Não pensaram no que pode acontecer se colocar a língua neles enquanto a roda gira em alta velocidade?
    Vamos refletir sobre o que é o verdadeiro problema e o que estamos discutindo.
    Paz. Um abraço a todos.

    (27)
    Responder
    • Rafael Eustachio disse:
      14 de abril de 2016 às 8:53

      É exatamente o que penso. O disco de freio já existe em MTB a muito tempo… E daí?? Continuo dizendo: quanto mimimi…

      (1)
      Responder
      • Paulo Roberto disse:
        14 de abril de 2016 às 14:18

        Logo 198 ciclistas estarão no pelotão com freios as disco e logo teremos confirmação se eles vão gerar cortes ou não, tomara que vocês estejam certos, pois se estiverem errados quero ler reportagens aqui afirmando o perigo do freio a disco e também todos que defenderam que ele não trás perigo se retratando, da mesma forma que eu vou fazer se forem inofensivos.

        (3)
        Responder
      • Waine disse:
        17 de abril de 2016 às 11:18

        Vamos lembrar que nem sempre uma batida ou “choque” entre bicicletas é exatamente alinhada, uma atrás da outra. Lembrem que a batida no disco foi durante um acidente, logo a bicicleta da frete poderia estar em qualquer posição. Inclusive a bicicleta do Ventoso.

        Não vamos julgar se o Ventoso está falando ou não a verdade. E sim analisar se os discos podem ou não ser um risco adicional ao ciclista.

        (0)
        Responder
    • Silva disse:
      15 de abril de 2016 às 8:53

      Henrique, a UCI suspendeu o uso do disco, você não vai fazer um post sobre isso?

      (0)
      Responder
      • Henrique Andrade disse:
        15 de abril de 2016 às 9:57

        Eu já disse em vários lugares no site.
        Só estava esperando o release oficial da organização

        (0)
        Responder
    • Guilerme disse:
      19 de junho de 2017 às 23:08

      Exepcional

      (0)
      Responder
  2. ralph romero. disse:
    13 de abril de 2016 às 21:12

    Ainda bem que Ventoso não machucou-se no guidom. Imagine se os guidons fossem banidos

    (10)
    Responder
  3. José Carlos Gonçalves disse:
    13 de abril de 2016 às 23:21

    Desculpem aí más,acho uma puta choradeira contra os discos na bike de estrada. Por um acaso ninguém percebeu ainda,que os possíves acidentes com um disco numa estrada,também pode acontecer no MTB?
    Até porquê,as largadas no MTB são muito rápidas,e que eu saiba nunca vi,e nem ouvi ninguém dizer que se feriu num disco. E mais,os discos no MTB são muito maiores.
    Na minha opinião,ele rasgou a perna num pedivela.

    (2)
    Responder
    • Rogério disse:
      14 de abril de 2016 às 14:54

      É que os speedeiros geralmente são mais frescos que os MTBikers.

      Brincadeeeeira galera, apela não.

      (4)
      Responder
  4. Anderson Fernandes disse:
    14 de abril de 2016 às 8:06

    Nossa nunca vi tanto especialista em cortes de freio a disco pelo que li nos comentários todos estavam lá e viram o acidente por que afirmam que não foi, se o cara que se machucou está falando que foi no freio a disco como que esse monte de Mãe Dina sabe o que realmente aconteceu sinceramente muito mimimi

    (3)
    Responder
    • Silva disse:
      14 de abril de 2016 às 9:13

      é tudo classe médica que esporadicamente sai pra pedalar.

      (2)
      Responder
    • Rogério disse:
      14 de abril de 2016 às 14:50

      Temos aqui um conformado. Não é porque ele falou que foi o disco que devemos abaixar a cabeça, aceitar isso e pronto. Se a galera está questionando (não só aqui, mas no mundo inteiro), é porque a história está muito mal contada.
      Cadê sua argumentação? Seu comentário não acrescentou absolutamente nada.

      (1)
      Responder
      • Anderson Fernandes disse:
        15 de abril de 2016 às 11:08

        Não tenho argumentos nenhum não sou especialista em cortes de disco não estava lá estou simplesmente acreditando no que o ventoso falou e outra coisa também não sou mãe dina já vc que é especialista e estava lá tem mais é que falar mesmo

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          15 de abril de 2016 às 11:26

          Não é preciso ser analista em cortes…
          ë simplesmente uma questão de posição do ciclista e da bicicleta.

          (0)
          Responder
          • anderson fernandes disse:
            15 de abril de 2016 às 16:19

            Tem fotos ou filmagens desse tombo eu até agora não vi alguém sabe a posição que ele ou bike estavam pra falar alguma coisa se tem me mostrem que mudo minha opinião até agora o que vi aqui são suposições e falando que o cara está mentindo que não foi o disco

            (0)
          • Henrique Andrade disse:
            15 de abril de 2016 às 16:43

            Estamos utilizando como base o relato do próprio ciclista. Ele mesmo descreveu como aconteceu o tombo

            (0)
        • anderson fernandes disse:
          16 de abril de 2016 às 9:00

          Então pela o que vc “analisou” vc esta certo e o Ventoso esta mentindo ao dizer que foi no disco impressionante

          (0)
          Responder
  5. Antonio disse:
    14 de abril de 2016 às 9:33

    Que discussão desnecessária. O cara caiu. Num tombo vc está sujeito a todo tipo de ferimentos. Já vi acidente onde o guidão da bicicleta perfurou a perna do sujeito, e aí? Vamos banir o guidão?
    Se ele se cortasse num raio que eventualmente se quebre durante a queda, banimos os raios?
    Que besteirada!

    (3)
    Responder
    • Paulo Roberto disse:
      14 de abril de 2016 às 14:13

      O ciclismo é um dos esportes mais perigosos do mundo, sem necessidade de deixa-lo mais perigoso…

      (3)
      Responder
  6. Vinícius Menezes disse:
    13 de abril de 2016 às 21:16

    Pelo formato do ferimento é improvável que tenha batido no disco de freio. Tente encostar a canela no disco de freio da bike e verá que as possibilidades não são tão grandes. Eu aposto minhas fichas que a batida foi no pedal, que também é uma parte muito perigosa para causar ferimentos, quando o ciclista não está com a sapatilha clipada.

    (4)
    Responder
  7. Alex disse:
    14 de abril de 2016 às 9:21

    Eu acho que se a bike da frente tiver se enrroscado em algum piloto adiante, ela pode sim ter ficado lateral na frente do Ventoso, e com isso ele tenha batido a lateral externa da perna no disco. Imaginem por exemplo se estivéssemos andando muito próximos uns dos outros, e minha bike derrapa e fica de lado na sua frente. Logicamente vc que vem atrás vai tentar desviar e a possibilidade de raspar sua perna na minha roda traseira (que estará de lado a sua frente), é grande. Acho que em outros tipos de acidentes envolvendo pelotão, os discos podem ser sim bem perigosos. Dedos, rostos, etc… podem ficar muito expostos. Creio sim que eles produzem uma melhor frenagem, isso é indiscutível!!! Mas em um pelotão muito congestionado, essa frenagem muito eficiente pode gerar mais colisões entre os pilotos. A solução para cortes, eu acredito que possar vir com protetores nos discos, mas com freiadas abruptas em pelotes compactos, eu acredito que será complicado resolver. Mudando de assunto, mas indo na linha dos discos, minha filha de 9 anos tem uma Specialized infantil aro 20″. Como a bike está ficando pequena para ela, fui procurar uma maior e atual, e notei que a linha infantil da Spz vem com discos de freio. Eu acho arriscado ela usar isso. Tenho medo dela colocar o dedo acidentalmente, ou cair e acabar se machucando sério. Pode parecer bobeira mas eu fico sismado. abs….

    (4)
    Responder
    • Waine disse:
      17 de abril de 2016 às 11:25

      Concordo com você Alex. Henrique, sua análise quanto a posição foi bem simples. Dois ciclistas alinhados um atrás do outro. Mas nem sempre é assim num acidente. Mas valeu colocar o video para exemplificar como poderia ter ocorrido o acidente.

      (0)
      Responder
  8. Saulo disse:
    13 de abril de 2016 às 22:28

    Pode não ter feio o ferimento por causa do disco, mas eu como ando e competi muito tempo de speed, nem sempre aconmece o obvio e sim na hora da queda por mais estranho que seja acontece cada queda bizzara, portanto acho pouco provavel que tenha ocorrido o ferimento pelo disco, mas nos muitos anos que pedalo não acho impossivel.

    (3)
    Responder
  9. Felipe disse:
    13 de abril de 2016 às 22:07

    Mais provável que tenha batido no cassete da outra bicicleta. E outra questão é, quantos acidentes com o freio a disco já aconteceram no Mtb? Eu particularmente nunca ouvi falar, tá certo que não se anda em pelotões muito grandes e com velocidades tão altas , mas se fosse tão perigoso já era pra ter acontecido vários acidentes no Mtb.

    (2)
    Responder
  10. Rafael disse:
    13 de abril de 2016 às 23:30

    A única forma de este corte ter ocasionado pelo disco de freio do outro ciclista é se ele ou o outro ciclista estivesse na contramão.
    ….
    Mas agora, sério: freio a disco é muito eficiente mesmo, e em vez de proibir , porque não obrigam aos pilotos a usarem uma proteção ao redor do disco de freio?

    (2)
    Responder
    • RPirez disse:
      14 de abril de 2016 às 7:58

      Era isso mesmo que estava a pensar….
      será que não há melhorias possíveis para ficarem tds satisfeitos?

      (0)
      Responder
  11. Carlos disse:
    14 de abril de 2016 às 16:47

    O ferimento não e compatível com um corte feito por um disco, mesmo se fosse na perna direita, o disco e lizo , ele corta e não rasga a carne.
    e mais compatível com a catraca que em vez de cortar rasga a carne e remove a mesma.
    E não entendo porque algumas pessoas são contra o freio a disco.
    Freio a disco e mais eficiente mais seguro. Por que não usar?

    (1)
    Responder
    • Ruan Costa disse:
      15 de abril de 2016 às 8:48

      sim, concordo. fiz um corte quando estava limpando a bike e foi um corte MUITO liso, como se fosse uma faca muito afiada

      (1)
      Responder
  12. ROgério disse:
    13 de abril de 2016 às 21:46

    ele disse q bateu atras? dai é impossível… se o cara da frente tivesse caido tombado para esquerda , e na queda ele virou a roda da frente para a direita, dai o freio a disco da frente teria ficado no lado e na posição que talvez pegasse naquela parte da perna onde ta machucada… mas dai para ferir daquele jeito é outra coisa….

    (1)
    Responder
  13. Thiago Luz disse:
    13 de abril de 2016 às 22:38

    Acho que oq torna tudo muito estranho são 2 questões: ele n ter caido e ter demorado pra ver o buraco que ele fez na perna… enfim… quando todos se embolam num capote n tem muita ordem já que a bike que vem a frente com ou sem ciclista geralmente empina a roda traseira, vira no ar… mas o cara n caiu, então vamos esquecer essa parte…pra mim, parece que elea certou um pedal com muita violência…pela altura do ferimento e por n ter caido… creio que foi isso

    (1)
    Responder
  14. claudinei disse:
    14 de abril de 2016 às 3:10

    Acho que existe uma possibilidade de ele realmente ter feito o corte no disco. Se por acaso, a bike em que ele bateu a perna estivesse caída com o lado do disco virado para baixo, sua perna poderia ter entrado por debaixo da roda e o disco poderia pegar de baixo para cima em sua canela, sendo possível fazer um corte com aquele formato. Mas facilmente ainda, se por acaso ele tivesse soltado o pé esquerdo do pedal na tentativa de evitar cair. Uma vez em um pequeno acidente de carro, em que eu estava sentado meio de lado no banco traseiro, um ferro de reforço interno no encosto do banco do motorista ( de aparência muito menos cortante), fez um baita corte em formato de L no meu joelho. Eu saí do carro e passei um tempão sem perceber nada. Só percebi quando senti meu pé completamente encharcado dentro do tênis e então olhei para baixo e vi que jorrava muito sangue do meu joelho. Se não fosse o fato, eu jamais admitiria que aquilo fosse possível.
    Apesar dessa hipótese e sua fatalidade, sou completamente a favor do freio a disco.

    (1)
    Responder
  15. Alex disse:
    14 de abril de 2016 às 9:31

    Olha a solução aqui…

    (1)
    Responder
  16. Marcos disse:
    14 de abril de 2016 às 10:08

    nossa, o ferimento ficou mais feio do que eu imaginava.
    Não parece ter sido causado por disco, por conta do formato do corte, mas não sou perito e essa é apenas uma observação.
    A Shimano e Sram devem criar uma proteção logo para acabar com esse argumento da insegurança que é tanto utilizado pelos que são contra o uso do disco, porque tirando esse argumento, a briga acaba, pois é inegável a superioridade do freio a disco, a prova disso está em todas as partes, basta olhar para carros, motos, Bikes de mtb e etc.

    (1)
    Responder
  17. Rodrigo disse:
    14 de abril de 2016 às 13:49

    Eu acredito que ter perícia no momento de acionar os freios faz parte do conjunto de habilidades do piloto, ciclista, seja no seco ou molhado na subida ou na decida. Adotando, agora, uma posição tradicionalista, defendo a permanência dos freios acionados por cabos, frenagem na roda como sempre foi. Freios a disco podem, no ponto de vista do funcionamento, tornar a coisa mais segura, mas também sem graça. Habilidade e tocada devem fazer a diferença! O resto é pressão de fabricantes.

    (1)
    Responder
  18. Gleidson disse:
    14 de abril de 2016 às 22:40

    Vamos defender a indústria, não os profissionais, que nunca quiseram freios a disco! Bem típico do site, vai me desculpar. Mas faz parte, depende disso para se manter! Abraço!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de abril de 2016 às 10:05

      Obrigado pelo comentário!
      Realmente, estou recebendo um monte de dinheiro das marcas que lançaram os freios a disco, vc nem imagina! (atenção aos que não sabem mais o que significa ironia sem ter um “#sqn” na frente, essa frase é uma ironia)
      Esqueci que dar opinião e argumentar tentando mostra lógica é ser um “vendido”, beleza… Você tem direito de dar a sua opinião e eu me acho na obrigação de aprová-la nos comentários.
      Mas eu também tenho direito de dar a minha opinião, independente do que você acha dela.
      É muito fácil atacar o meu caráter do que trazer argumentos reais para a discussão… Isso acontece muito.
      Abraço e bons pedais

      (1)
      Responder
  19. savio disse:
    13 de abril de 2016 às 21:56

    No dia que um disco de freio fizer, num acidente, um corte em formato de “V” eu mudo meu nome.

    (0)
    Responder
  20. Chico disse:
    13 de abril de 2016 às 22:40

    Eu realmente li o comentário do Ventoso e também um comentário de apoio do Purito pra ele.
    Nitidamente ambos são contra o freio a disco.
    Minha humilde opinião é que os freios a disco possuem muito mais benefícios do que malefícios para as bicicletas de estrada, eu mesmo ja passei reto em uma descida de serra por falta de freio com sapatas zeradas,
    Pelas imagens do corte tenho muita certeza que ele não cortou a perna no disco, a não ser que a lei da física tenha mudado e eu não me atualizei….

    (0)
    Responder
  21. Valerio disse:
    13 de abril de 2016 às 22:45

    Desconfio que ele possa ter acertado o cassete da bike que estava em sua frente e ou o câmbio traseiro tb

    (0)
    Responder
  22. Veloso disse:
    14 de abril de 2016 às 0:55

    Pelo formato do corte é impossivel que tenha sido feito por um disco de freio pois o mesmo faria um corte longitudinal um tipo de rasgo e nao no formato que o corte é .

    (0)
    Responder
  23. Cadu disse:
    14 de abril de 2016 às 7:35

    Excelente discussão essa, Henrique. E a galera está com a cabeça no lugar (pelo menos nesse post). Na minha opinião o ferimento pode sim ter sido causado pelo freio a disco, pois por tudo que li, não sabemos a posição da bike que supostamente o feriu (ela podia estar caída no chão, virada para qualquer lado, se movimentando na queda, etc., e não simplesmente “em pé”). Agora, banir o freio da disco da bike de estrada é estupidez, é um caminho sem volta. A UCI e os fabricantes devem pensar em uma proteção eficiente ou alguma alteração que minimize esse tipo de problema. E imagino que isso será rápido e simples.

    (0)
    Responder
  24. sergio murilo disse:
    14 de abril de 2016 às 9:34

    bem, sou do time q acha improvável ter machucado no disco. acho uma coroa ou cassete muito mais fácil de cortar algum atleta q o disco, mas tambem insisto q se os atletas estão reclamando e achando perigoso então q se tome alguma providencia, pois é o rabo deles q está a prova todo dia. foi falado numa proteção pra cobrir o disco ( tal como umas motos usam), mas acho impossivel essa utilização. imaginem pra trocar a roda com essa proteção ?? acho q nao ia dar certo. aliás as motos de cross usam freios a disco a décadas, acompanho o motocross a muito tempo e nunca ouvi falar q alguem se machucou no disco de freio ( mesmo aqueles q tem pontas protuberantes). acho q a solução seria proibir os discos com recortes, sendo aceitos somente discos totalmente redondos, sem cantos.

    (0)
    Responder
  25. Edvelzio Dnizard Rivail Ribeiro disse:
    14 de abril de 2016 às 10:36

    Não é possível uma roda ter espirrado e então ele bater no disco, mas não necessariamente da bicicleta que ele bateu na traseira?

    (0)
    Responder
  26. Junior disse:
    14 de abril de 2016 às 10:43

    Tem que proibir essa aberração mesmo, freio a disco é coisa de mtb…

    (0)
    Responder
  27. victor alves disse:
    14 de abril de 2016 às 13:13

    Provavelmente ele encostou a perna esquerda nos pinhões do k7 da bike do ciclista que estava de frente a ele .
    o ferimento na perna da ciclista foi muito largo para ser o freio a disco

    (0)
    Responder
  28. Ruan Costa disse:
    15 de abril de 2016 às 8:46

    esse corte parece com um de um amigo que bateu no câmbio traseiro, nas roldanas. Não estou dizendo que foi isso que ocorreu, mas faria mais sentido que o disco.

    (0)
    Responder
  29. Ton Ferraz disse:
    15 de abril de 2016 às 12:01

    Primeiro, entendo que qualquer opinião sobre o acidente do Fran Ventoso, sem um video ou uma perícia é pura especulação. Ventoso em sua carta afirma que na mesma ambulância que ele teve outro ciclista também machucado por um disco, mas cade esse ciclista. Temos até a suspensão do uso do disco pela UCI, mas cadê a pericia ou um video? … Mas de verdade e de comprovação dos fatos nada temos. Me desculpem os defensores de cada uma das opiniões, mas sem uma perícia não cabe razão para ninguém, cabe apenas meras especulações e opiniões pessoais. Feita essa ressalva, na minha opinião o machucado não foi decorrente de disco, nem no MTB se vê machucados em pernas ou coxas (ou outras partes) feitos por disco, salvo desmembramento de dedos por pessoas que insistem limpar os discos em movimento.

    (0)
    Responder
  30. Fernando disse:
    14 de abril de 2016 às 15:53

    Pelo formato do ferimento, acho que ele bateu na ferradura do ciclista da frente.

    (-1)
    Responder
  31. GRILO disse:
    14 de abril de 2016 às 6:20

    Isso ai e lero lero de quem, simplesmente como muitos aqui, acham inconcebível discos nestas bikes. Se consideram puristas do estilo e não suportam a ideia da evolução e ficam presos ao passado das linhas classicas das antigas bikes. Ando com disco de 203mm na frente e já quebrei clavícula, costela e braços ( em tombos diferentes) e nunca rasguei nada do meu corpo no disco. Machuco no pedivela, pedal bate na canela e detona, guidon já bateu na barriga e quase furou o baço mas disco cortar ? Ainda mais de bike speed que e de 140mm, minusculo e esta no centro da roda. Pra ele falar isso teria de ter enviado a perna dentro da roda sem raios pra fazer isso. Chororo e nhenhenhe de mariquinha, e como disseram se machucar no pedivela, pedal ou guidon teriam de bani-los também pq estes ai machucam mesmo.

    (-2)
    Responder
  32. Vinicius Coelho de Almeida disse:
    14 de abril de 2016 às 11:16

    Se o freio a disco pode fazer isso, tem que banir também as coroas. Coloca tudo polia sincronizadora e correia! … o câmbio também tem que ser planetário dentro do cubo.

    (-2)
    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Video6 years ago 51 Comments Ciclismo de Estrada, TV PraQuemPedalaFreio a disco5,402

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.