A UCI revelou, em um evento realizado em sua sede na Suíça, como funciona a sua tecnologia de detecção de motores escondidos em bicicletas.
O site Cycling News foi ao evento e publicou uma matéria com os detalhes dessas informações sobre a forma com que a União Ciclística Internacional faz a verificação das bicicletas.
Trata-se de um tablet Azul (iPad) com um software que detecta a “densidade de fluxo magnético” que foi demonstrado durante o evento e foi capaz de detectar um motor escondido no Downtube de uma bicicleta de fibra de carbono.
A UCI foi questionada sobre a escolha dessa tecnologia de detecção, uma vez que uma matéria feita por um canal francês mostrou que bicicletas com motores elétricos participaram da Strade-Bianche 2016 e não foram detectadas pela UCI, foram identificadas através de câmeras térmicas.
A entidade explicou que a escolha dessa tecnologia de detecção, através do Tablet e não das câmeras térmicas é mais eficaz. Eles explicam que poderiam ser colocados materiais que funcionam como escudo térmico e impedissem a detecção.
O presidente da UCI, Brian Cookson, declarou que a investigação que foi apresentada pela televisão não apresentou resultados conclusivos e que acredita que a tecnologia utilizada pela União é mais efetiva que a da reportagem.