Até hoje, se você perguntar para a galera do Cross Country no Brasil, te garando que 90% vai torcer o nariz para as Full-Suspension. Mas pelo que se tem visto, essas bikes estão evoluindo muito e oferecendo vantagens até em provas de Cross Country Olímpico. Dos quatro primeiros colocados da 3ª etapa da Copa do Mundo de MTB que aconteceu em Nove Mesto na República Checa, três estavam de Full Suspension: o vencedor, Nino Schurter (Scott), Moritz Milatz (BMC), e Daniel McConnell (Trek). Além deles, uma GRANDE quantidade de MTBikers estavam utilizando Full-Suspensions na prova. Muita gente vai falar que isso é uma jogada de Marketing das empresas que querem vender mais bikes full-suspensions. Mas uma das maiores lendas do MTB, o primeiro campeão olímpico e ex-campeão mundial, Bart Brentjens, que é o comentarista da Red Bull TV, rebateu esse argumento e disse o seguinte: “Nesse nível os atletas não ligam para Marketing, eles escolhem a bike que for mais rápida. A preocupação deles é de vencer a corrida, não adianta Marketing se não vencer ”
Como todas as marcas oferecem tanto bike Hard Tail como Full-Suspension, perde o sentido esse argumento de que isso é um “Golpe de Marketing”. O que eu acho importante é avaliar essa evolução das tecnologias disponíveis para o MTB. Até pouco tempo atrás as Full-Suspensions eram bike molengas, pesadas e lerdas. Hoje estão ganhando Olimpíadas (Jaroslav Kulhavy em Londres 2012) e Copas do Mundo de MTB.
Vejam a publicação de Nino Schurter em seu facebook sobre a bike