Vocês já devem ter visto o vídeo de Peter Sagan e Marco Fontana mandando muito no MTB. Pois é, a bike que eles estavam usando era a nova F-Si Carbon da Cannondale.
A bike sofreu algumas mudança em sua geometria com o objetivo de deixa-la mais rápida, estável e ágil ao mesmo tempo. Para fazer com que a bike fique mais rápida, eles reduziram o chainstay para somente 429mm, o que é 15mm a menos do que o modelo anterior. Essa redução diminui o triângulo traseiro, o que faz com que a bike responda mais rápido as acelerações.
Para deixar a bike mais estável e ágil, ele deixaram o quadro com ângulo de headtube com 69,5º, que deixa a bike mais estável do que quadros com ângulos maiores, mas a suspensão Lefty deslocada 55mm permite uma capacidade de manobras muito rápida.
Para conseguir diminuir os chain stays e não eliminar a possibilidade de utilizar câmbios com duas coroas, nem o espaço para acumulo de lama, eles tiveram que deslocar lateralmente o cubo traseiro da roda e o cassete em 6mm. Com esse deslocamento lateral eles criaram espaço para mais uma coroa e também abriram espaço para lama.
A nova aranha do pedivela Hollowgram que vem na bike (uma coroa) desloca a coroa 6mm para compensar o deslocamento do cassete. Com isso o tamanho do eixo do BB não teve que ser alterado.
Uma curiosidade é que a Cannondale ainda não quis adotar o sistema de eixo traspassado 142×12 e manteve o sistema de quick-release.
O impressionante é que esse quadro aro 29 com todas as estruturas para receber câmbios e tudo mais, pesa 1.022g e só a parte de carbono pesa 960g. INCRÍVEL!
Com a bike também veio uma nova Lefty, que tem 44mm de diâmetro e um novo sistema de amortecimento. Essa suspensão é DEMAIS.
Essa bike terá um modelo “Black Inc.” que já virá com o novo XTR DI2 2015. Além do modelo F-Si Carbon Team com SRAM XX1.