Fala galera! Em uma discussão com um amigo meu semana passada, acabei quebrando a cara. Achei que os freios a disco já estavam autorizados para que os profissionais utilizassem, somente para amadores. Vejam por quê.
A nova tecnologia foi submetida para a avaliação da UCI em março, quando foi lançada a primeira bike, de uma marca importante, com freios a disco: A C59 Disk da Colnago.
De acordo com a UCI eles não são contra a tecnologia, muito pelo contrário, porém eles estão investigando todos os aspectos da tecnologia antes autoriza-la no World Tour (elite mundial).
De acordo com o coordenador técnico da UCI, Julien Carron, esse é um dos tópicos mais importantes de 2012 e que eles querem conseguir aprovar a tecnologia para 2013.
A principal preocupação é com a possibilidade de se ter alguns ciclistas dentro do pelotão, com uma capacidade de frenagem muito superior aos outros, gerando quedas por colisões.
Apesar de fazer sentido, se analisarmos por um outro lado, isso já existe. Se você pegar um ciclista que estiver com rodas de carbono e outro com rodas de alumínio, por exemplo, a diferença de performance desses freios é diferente, não tanto quanto a do freio a disco, mas é bastante diferente.
Apesar da preocupação da UCI com segurança, quedas de ciclistas relacionadas a problemas com freios, em dias de chuva, descidas muito longas e outras situações, são comuns. Então eles deveriam acelerar esse processo de análise para evitar problemas.
Ano passado o ciclista da Garmin Barracuda, Alex Howes, que caiu em dezembro e acertou uma coluna, postou em seu Twiter, “Eu era o único ciclista com aro de carbono no meio de um pelotão cheio de aros de alumínio em um dia de chuva! Tragam os freios a disco”.
Esse ano teremos o lançamento de vários grupos com freio a disco no mercado. Incluindo das gigantes SRAM e Shimano, que já anunciaram o lançamento. Isso vai gerar uma inversão no mercado da bike, uma vez que os ciclistas amadores vão usar um nova tecnologia antes dos profissionais. Coisa que dificilmente acontece.