Por conta do machucado que Francisco Ventoso teve na Paris-Roubaix, supostamente causado por um freio a disco, a UCI resolveu suspender os testes com o equipamento.
Vejam a nota oficial da União Ciclística Internacional
Anuncia a União Ciclística Internacional (UCI) hoje que decidiu suspender, com efeito imediato, os testes com freios a disco atualmente sendo realizado em corridas de rua.
Esta decisão surge na sequência de um pedido nesse sentido apresentado pela associação Internationale des Groupes Cyclistes Professionnels (AIGCP) – que representa todas as equipes de ciclismo profissional – seguindo as lesões sofridas pelo piloto do Team Movistar Francisco Ventoso na Clássica Paris-Roubaix de domingo. Este pedido é apoiado pelos Cyclistes PROFESSIONNELS Associés (CPA), que representa os pilotos.
Os primeiros testes de freios a disco foram realizadas em agosto e setembro de 2015. As equipes UCI, foi dada a possibilidade de testar bicicletas montadas com estes freios em dois eventos de sua escolha. Após discussões aprofundadas com as partes interessadas, a UCI, em seguida, decidiu autorizar os pilotos de todas as categorias de equipes rodoviários profissionais de usar freios a disco em 2016, e a acompanhar de perto a sua utilização durante o ano.
A UCI vai agora continuar suas extensas consultas sobre este assunto por meio de sua Comissão de Equipamento, que é composta por representantes das equipes, pilotos, mecânicos, fãs, comissários e indústria de bicicletas – através da Federação Mundial do Setor de Materiais esportivos (WFSGI ) -, reafirmando ao mesmo tempo que a segurança piloto sempre foi e sempre será a sua prioridade absoluta.
Minha opinião
Eu realmente acredito que os machucados não foram feitos pelo disco, como argumento nesse vídeo aqui.
Acho que a medida da UCI foi tomada por conta de uma grande pressão dos ciclistas que não estão satisfeitos com a imposição da UCI no uso dos freios a disco, mesmo com um grande número de atletas se manifestando contra.
O que se tem que avaliar é a forma com que essa discussão tem sido feita. Se o machucado realmente não foi causado por um disco, o argumento fundamental para a suspensão deixa de existir.
Aqui vai uma matéria feita pelo Road.CC, um dos grandes sites internacionais, concordando comigo. http://road.cc/content/tech-news/186146-have-disc-brakes-really-led-injuries-peloton
O diretor esportivo da Lampre também emitiu a mesma opinião e o outro ciclista, Nikolas Maes, que na carta de Ventoso, é citado como o outro ciclista que se machucou com o freio a disco, negou a informação de Ventoso e diz que não pode afirmar isso. E na matéria do Road.cc, mostra que Maes caiu junto com ciclistas que não tinham bikes com freios a disco.