Muita gente defende a ideia de que em mega cidades o uso da bicicleta como meio de transporte é inviável, por conta do grande tráfego de veículos e etc… Nova York é um tapa na cara de quem acredita nisso.
Alguns de vocês sabem que passei alguns dias em NY (e acabei ficando preso no furacão Sandy). Eu até escrevi uma matéria sobre a R&A Cycles, uma das maiores lojas de bike do mundo, que fica no Brooklyn em NY.
Mas voltando ao assunto das bikes pela cidade: Nova York é uma verdadeira aula de como a mobilidade urbana em cidades com muitos milhões de habitantes deve ser. Primeiramente, a malha metroviária da cidade é fantástica. É possível chegar de metrô a menos de 500 metros de praticamente qualquer lugar da cidade, de forma extremamente rápida, segura, barata e sem trens abarrotados de pessoas. Dessa forma, ter um carro em NY chega a ser algo totalmente supérfluo.
E mesmo com esse belo sistema de mobilidade urbana, MUITA gente pedala na cidade. Muita gente mesmo!!!! Um dos fatores que ajuda bastante é a grande estrutura que a cidade oferece para os ciclistas, que vai desde bicicletários, até uma sinalização muito bem feita indicando os locais para ciclistas circularem.
Em praticamente todas as ruas das cidades existem muitos bicicletários públicos em forma de círculo para que as pessoas possam deixar as suas bikes em segurança quando forem trabalhar ou passear.
Na travessia da Ponte do Brooklyn, uma das mais movimentadas da cidade, uma pista elevada e totalmente isolada dos carros é dividida entre pedestres e ciclistas.
Apesar de não existir separação física entre a área dos pedestres e a dos ciclistas, 99,99% dos pedestres respeitam a área dos ciclistas (Coisa que não acontece no Brasil de jeito nenhum) e os 0,01% que não respeitam tomam belos gritos na orelha quando vem algum ciclista.
Em algumas ruas da cidade existem ciclovias, que são chamadas de Green Lanes e existem também várias ciclorotas, que são locais onde o trânsito é compartilhado entre carros e bikes.
Uma coisa que é bastante interessante também é que um número considerável de pessoas utiliza a bicicleta para sair a noite. Em vários locais vimos pessoas indo para restaurantes e bares a noite de bicicleta.
E também existem os bike-taxis. Não sei se esse é o nome, mas basicamente são “carruagens” para duas pessoas puxadas por um ciclista. Elas rodam pelas principais avenidas e muita gente as utiliza.
E assim, não tão caótico como São Paulo, mas o trânsito em NY é bastante confuso e cheio de motoristas estressados. Mas não se vê motoristas queimando suas buzinas e xingando ciclistas, eles compreendem que quanto menos carros na rua, melhor o trânsito. Quem sabe um dia nós chegamos lá.