Fala pessoal, a algum tempos escrevi aqui sobre o lançamento do novo passador SRAM Grip Shift, para o SRAM X0 e XX de 10 velocidades. Agora conseguimos mais informações sobre seu funcionamento.
O grande problema com os passadores Grip Shift, sempre foi a sua manutenção e sua performance em condições extremas. Muitas vezes quando colocado “na lama”, o grupo travava e a passagem de marcha ficava bastante complicada.
Um novo sistema
Porém, apesar de por fora, o grupo estar parecido com o modelo antigo, por dentro o sistema é completamente diferente. O modelo antigo funcionava através de dois tubos concêntricos que giravam entre si sobre uma sobre uma camada de graxa. Ele não eram bem selado e volta e meia perdiam a lubrificação e travavam. A manutenção era constante.
O novo sistema é totalmente diferente. Ele funciona com três rolamentos de esfera, que de acordo com a SRAM, são muito bem selados e não vão precisar de manutenção frequente.
Há também um mecanismo separado de presilha interna que, de acordo com a SRAM, evita com que a passagem de marcha venha a desalinhar o mecanismo interior e a parte externa.
Opinião dos especialistas
De acordo com os testes feitos por sites especializados, a passagem das marchas está mais suave do que a dos grupos XX e X0 convencionais e a mudança foi realmente muito grande. E uma grande vantagem apontada pelos especialistas foi o excelente funcionamento do sistema de passagem múltipla de marchas.
Uma questão que ficou um pouco pior foi a distância entre o freio e a manete. Uma vez que o mecanismo ficou maior, o freio teve que ser afastado da manete, o que piorou um pouco o acionamento do freio com apenas um dedo.
Vídeo do funcionamento
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