Venho tentando sempre acompanhar a evolução dos tamanhos das rodas nas competições de bike, justamente para analisar essa mudança que está acontecendo no mercado.
O atual campeão mundial de Downhill, Greg Minnaar, foi um dos únicos entre os pilotos tops que decidiram continuar pilotando as antigas aro 26 na prova. Ele conseguiu terminar em 7º lugar a disputa em Fort William nesse final de semana.
Na frente dele, Steve Smith, Gee Atherton, Aaron Gwin, Danny Hart, Sam Hill e o vencedor Troy Brosnan, todos estavam andando em bikes aro 27,5 ou 650b. Até agora, todas as etapas da Copa 2014 foram vencidas por bike 27,5:
A primeira etapa foi vencida por Aaron Gwin, a bordo de um protótipo da Specialized Enduro, adaptada para aro 27,5 . na África do Sul. A segunda etapa foi vencida por Gee Atherton, em Cairns na Austrália, utilizando a sua GT Fury aro 27,5. E agora foi a vez de Troy Brosnan na Escócia.
O downhill, em tese, é a categoria que mais teria problemas em adaptar as rodas maiores, uma vez que utilizam um curso de suspensão MUITO grande, chegando até 220mm, e quanto maiores as rodas, maior deve ser o espaço entre elas e o Seat-tube e downtube da bicicleta, para evitar que as rodas se choquem com o quadro. Isso faz com que o entre-eixos da bike aumente consideravelmente.
Muita gente argumentava que esse aumento iria diminuir a velocidade das bikes… Mas… aparentemente os resultados estão mostrando o contrário.
Você ainda acha que isso é uma conspiração de marcado, ou uma evolução natural das coisas? De a sua opinião