Há muitos fatores que ditam a pressão ideal para os pneus: peso, clima e largura do pneu – explicamos como encontrar o PSI certo.
Houve um tempo em que a maioria dos ciclistas optavam por pneus de 23 mm na estrada, colocavam a pressão dos pneus para cerca de 110 psi, deixando sair um pouco de ar para proporcionar maior aderência em condições climáticas desfavoráveis.
Com a crescente popularidade dos pneus de 25 mm, a comunidade de ciclistas está gradualmente se tornando mais informada sobre os benefícios de andar com pressão menor nos pneus: maior conforto e melhor aderência com uma superfície de contato maior com o asfalto.
No entanto, ainda há muito debate em torno da pressão dos pneus e dos parâmetros ideais para um desempenho melhor – a avaliação é baseada na velocidade, na qualidade de pilotagem e na resistência à perfuração. Então, qual é a melhor abordagem?
Pressão dos pneus e resistência ao rolamento
“É verdade que quanto maior a pressão nos pneus, menor é a resistência ao rolamento do pneu”, diz Dave Taylor, da Pneus Schwalbe. “Também vale ressaltar que a suscetibilidade de um pneu a furos também é menor com altas pressões. E se a pressão é continuamente muito baixa, o desgaste prematuro do pneu é o resultado, o que geralmente significa rachaduras na parede lateral e desgaste desnecessariamente alto”.
Então, vamos direto ao assunto: que pressão de pneu você deveria estar usando?
“A pressão de inflação ‘certa’ depende da carga exercida sobre o pneu e do tipo de pilotagem que você está fazendo”, explica Taylor. “Essa carga é o peso combinado da bicicleta, do ciclista e de qualquer bagagem. Além disso, existe uma grande diversidade de preferências individuais no que diz respeito à resistência ao rolamento e ao conforto.
“No entanto, na Schwalbe, temos um guia geral para recomendações de pressão de inflação em três exemplos de pesos de ciclistas. Esta é apenas uma sugestão, no entanto – os ciclistas devem escolher a pressão que colocam em seus pneus para refletir a qualidade que desejam.”
O que não é discutível é a regra de que quanto mais estreito for o pneu e maior a carga total, maior deve ser a pressão. De um modo geral, para cada quilograma adicional que o pneu deve transportar em termos de peso combinado de bicicleta, ciclista e bagagem, a pressão dos pneus deve ser aumentada em um por cento.
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Pressão dos pneus, superfície de contato e aderência
Pneus com diâmetros muito pequenos, como os encontrados em bicicletas dobráveis, também exigem uma pressão mais alta. E, seja qual for a sua preferência, a pressão dos pneus deve estar sempre dentro das recomendações de inflação máxima e mínima marcadas na parede lateral do pneu.
Apesar de toda a conversa sobre altas pressões, não podemos esquecer que as baixas pressões dos pneus têm o seu lugar, como explica Ben Blaurock, da Pneus Continental:
“Se você reduzir a pressão de um pneu, a superfície de contato do pneu aumentará. Isso aumenta o nível de aderência e, se você estiver andando em condições de chuva, recomenda-se uma pressão um pouco menor do que a usual – em torno de 0,5 bar [7 psi].
“Pressões menores também podem oferecer maior conforto. No entanto, tenha cuidado para não deixar a pressão do pneu muito baixa, pois isso também aumenta o risco de furos”, diz Blaurock.
“Se você é um ciclista muito pesado, infle a pressão máxima ou não menos que a pressão máxima menos um 1 bar [15psi] para reduzir o risco de furos, especialmente com condições ruins de estrada.
“Finalmente, não se esqueça que a maior desvantagem com pressões de pneu mais baixas é um aumento na resistência ao rolamento.”
E é aí que entram os grandes benefícios dos pneus mais largos. Pneus mais largos são geralmente usados com pressões mais baixas, o que, combinado com o seu volume de ar maior, significa que absorvem melhor as irregularidades e os buracos da estrada e, portanto, são mais confortáveis de andar. Porém, pneus mais largos não sofrem redução de proteção contra furos, ou aumento do desgaste dos pneus e, talvez surpreendentemente, não possuem resistências de rolagem mais altas.
Se você está em busca de desempenho e altas velocidades médias, a pressão dos pneus ainda é a resposta. Blaurock diz: “Como sabemos, quanto maior a pressão, menor a resistência ao rolamento.
“Se você tem ótimas condições de estrada e gostaria de pedalar muito rápido – em uma corrida, por exemplo – infle à pressão máxima permitida. Usando o exemplo de um pneu de 25 mm, você pode reduzir a resistência ao rolamento em cerca de 10% simplesmente usando 8,5 bar [123 psi] em vez de 6,5 bar [94 psi].”
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