Quando a gente acha que não tem mais nada para se inventar, vem alguém e surpreende todo mundo com alguma coisa bem fora do normal e que tem boas chances de se tornar uma daquelas inovações que mudam conceitos.
A mais recente inovação desse tipo no mundo do ciclismo foi desenvolvida pelo professor Holgar Hermanns, da Universidade alemã de Saarland. Ele criou o primeiro freio a disco Wireless.
Além do óbvio de não existirem fios, o sistema possui inovações impressionantes, a maior delas é o fato de não existir uma manete de freio. O ciclista aperta o guidão e um sensor que fica embaixo da boracha converte a pressão do aperto em uma informação eletrônica, que é enviada via rádio para um sensor no freio e o sistema é acionado. Quanto mais se aperta, mais a bike freia.
Tempo de resposta e Confiabilidade
O tempo de resposta é impressionante, são apenas 250 mili-segundos, e um sistema ABS será colocado no freio, o que impedirá que a roda dianteira trave e o ciclista saia voando por cima do guidão.
Para garantir que o freio funciona mesmo, a equipe do professor Hermanns realizou uma bateria de testes e acionou o freio 1 trilhão de vezes. O resultado foi que o sistema só falhou 3 vezes das 1 trilhão de freadas, ou seja, 99,999999999997% de confiabilidade,
O sistema, por enquanto, não passa de um protótipo e não existe nenhuma previsão sobre sua comercialização. Mas com certeza o ciclismo deve caminhar ainda mais para a era wireless nos próximos anos.