Nossa amigo Nataniel Giacomozzi nos deu a honra de escrever esse artigo para o PraQuemPedala, descrevendo com detalhes a bike que ele usou durante essa temporada e venceu o Brasil Enduro Series 2014.
Texto e fotos por Nataniel Giacomozzi
Aqui está a bicicleta que me acompanhou na conquista do título da Shimano Brasil enduro Series. Essa Santa Cruz Bronson C 2014 foi a minha escolha para correr todas etapas do Brasil Enduro Series.
É uma bicicleta de Enduro com 150mm de curso de suspensão traseira e dianteira, grande o suficiente para ler os obstáculos mas também eficiente para subir as montanhas para a próxima especial.
As Suspensões são Fox, com uma Float 34 CTD Kashima Coating na frente, com a rigidez das hastes de 34mm e a sensibilidade do Kashima Coating sendo tudo o que eu preciso para suportar os estágios, mas com trava e baixo peso para economizar força nos deslocamentos. Shock traseiro float CTD Kashima Coating.
Os freios são os famosos e confiáveis XT Trail com as pastilhas normais e 180mm na dianteira, 160mm na traseira.
O guidão HUPI Tuco mede 725mm com elevação de 19mm fixo em um avanço HUPI Escape de 50mm.
As rodas são originais da bike, montadas pela WTB com largura interna média, que para meu peso e estilo funcional perfeitamente bem, elas estão calçadas em pneus High Roller II Exo TR, que são razoavelmente leves, funcional muito bem em qualquer superfície e são compatíveis com a tecnologia sem câmaras.
Minha relação é uma Sram XO1, com uma coroa 34 dentes assistida por uma guia de corrente para uma proteção extra e o já bem conhecido cassete 10-42 da Sram que auxilia muito nas subidas com o grande cg de 42 dentes, mas ainda mantém uma boa velocidade final com o cog de 10 dentes.
O canote Rock Shox Reverb com 100mm de curso equipado com um selim HUPI Sarak é ajustável permitindo que eu possa escolher a altura do banco durante a competição.
O quadro é sempre pensado em ser muito bem leve (12,480kg), mas forte o suficiente para aguentar descidas em trilhas extremas como no Downhill, o sistema de suspensão VPP da Santa Cruz me permite subir até a largada apenas com o shock em trail mode e até fazer trechos planos ou pequenas subidas dentro dos estágios com o shock aberto, um conjunto de suspensão eficiente além de salvar muita energia faz muita diferença no controle da bike dentro dos estágios, lembrando que muitos deles são verdadeiras pistas de Downhill mais adequadas a bicicletas de 200mm do que bikes de enduro com 150mm.
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Ibirama –SC