Olá pessoal. A Specialized Brasil nos enviou o pneu Specialized S-Works Turbo Road Tubeless. O pneu utilizado por Tony Martin durante o Mundial de Contra-Relógio 2013, que por um acaso ele ganhou.
Para surpresa de muitos, ele é clincher e não tubular como a maioria espera. O modelo com as especificações 700 x 24 tem o peso aproximado de 240g. O composto do pneu é o batizado de Gripton pela Specialized. O pneu utiliza a tecnologia anti-furo BlackBelt que o deixa mais resistente.
Enviei o pneu para o ciclista Helder Fernandes, que tem quase 3 décadas de experiência no ciclismo e inclusive já competiu na Itália para que ele fizesse uma análise mais técnica do pneu.
Segue a análise do ciclista
Primeiras impressões
Na montagem nas rodas ele é um pouco mais difícil de colocar que os clinchers normais, uma vez que é um pneu Tubeless, ele deve entrar na roda mais “justo”, contudo estou usando com câmaras de ar, já que minhas rodas não são Tubeless;
Ao manusear os pneus, pode-se notar também que foram usadas borrachas mais macias, e consequentemente, mais aderentes ao toque, o que deve ser também ao rodar;
Como de costume, coloquei 120 libras no pneu de trás e 110 libras no pneu da frente, já que peso mais ou menos 80 Kg, acho que esta é uma calibragem ideal para mim, pelo menos é aquela que me agrada mais. Sempre uso o pneu na frente com uma calibragem menor um pouco, para me dar mais conforto e segurança, principalmente nas curvas, uma vez que adere um pouco mais;
Já nos primeiro metros, minhas suspeitas foram confirmadas, é de fato um pneu com uma rodagem muito macia, gostosa, podemos assim dizer. Eu estou acostumado com os pneus da Continental, que normalmente são muito duráveis, mas o preço dessa durabilidade, é que eles tem uma rodagem um tanto dura e as vezes desconfortável;
Como citei anteriormente, eles apresentaram uma rodagem ao mesmo tempo, bem confortáveis e segura, uma vez que você pode sentir de fato que o pneu irá agarrar o asfalto quando solicitado. Isso não quer dizer que ele te segura no chão, te prendendo, somente te passa segurança, tanto nas frenagens, quanto em curvas.
Passei em alguns lugares onde tinham poças de águas, e testei aquelas frenagens rápidas no molhado, e me pareceu que ele vai segurar bem, acredito ser pela constituição da composição da borracha usada;
Hoje ainda não o exigi demais, pois fiz somente uma volta rápida, pois sofri um acidente no domingo e ainda estou com algumas dores pelo corpo, e não quis treinar mais pesado, então estas ultimas impressões sobre o “grip” do pneu são somente suposições e sensações de quem andou devagar.
Segundo dia de testes
Saímos para andar em um circuito de 3 quilômetros, um “quadradão”, com subida, decida e curvas de 90 graus de todo os jeitos, sujas, limpas, lisas, irregulares. Neste circuito tem uma mescla de asfaltos, assim como nas curvas, lisinho, “caroquento” e também partes muito ruins. Enfim um circuito bem completo para um bom teste de pneus.
Nas primeiras voltas fiz as curvas com mais cautela, até mesmo para averiguar o quanto de resina que ainda tinha nos pneus, pois pneus novos vem com uma camada de resina, a qual é bom dar uma rodada com eles antes de tentar tirar tudo que eles podem oferecer, principalmente em curvas, #ficaadica. Rs….
Bom já nas voltas seguintes, fiz tudo aquilo que não é aconselhado, e que não fazemos normalmente, tal como entrar nas curvas freando, frear no meio delas, desequilibrar o peso sobre a bicicleta, pedalar durante toda ela, passar nas partes sujas, passar nas partes molhadas. Tudo isso atrás de pelo menos um susto, mas nada disso aconteceu, pois como se diz no ramo automotivo, a bike parecia que estava “sobre trilhos”.
Achei que os pneus seguraram bem, inclusive nas saídas de curvas, quando passei nas partes mais perto da guia, onde ficam os resíduos, sujeiras, terras, pedrinhas, e esses dias estava ainda úmido, pois havia chovido no dia anterior, ou seja, uma péssima idéia entrar nessas partes muito rápido, contudo eu o fiz atrás de achar os limites dos pneus. Para a minha surpresa, não tive o menor problema, inclusive tentei antecipar um pouco a arrancada em cima da sujeira, e saí bem forte das curvas, mas os pneus apresentaram uma ótima aderência, e em momento algum desgarrou ou perdeu contato com o chão. Me parece que os caras da specialized acertaram em cheio.
Outra coisa que tentei simular, e de fato acontece muito, é quando temos que frear tanto nas entradas de curvas, como durante elas, para ver se eles davam aquela “derrapada” tradicional, que nos dá aquele frio na barriga, mas me pareceram bem seguros e também não escapou nem um pouco, somente quando meti as mãos nos freios com real intensão de fazê-lo, para ver o quanto a bike iria sair do controle.
Fiz mais alguns testes em curvas mais rápidas, tipo o viadulto da ponte JK (curva famosa aqui em Brasília), entrei a mil, pedalando forte, e seguraram bem.
Testei também freadas bruscas do meio para o final da curva, até parar a bike, como se estivesse fugindo de uma situação de queda, fiquei impressionado, pois normalmente a roda dianteira perde um pouco a tração, e depois a roda de trás costuma dar uma escapadinha, contudo, a bicicleta manteve o traçado (coloquei a bike em linha reta), e o que aconteceu, foi que a roda traseira saiu do chão, mas a dianteira não perdeu nenhum contato com o chão, demonstrando um enorme “grip”, e passando muita segurança na frenagem, sendo que mantive as mão nos freios até parar a bike por completo.
Como se trata de um pneu competitivo, a durabilidade dele é reduzida. Ele não é um pneu de treinos. Então não espere que ele dure por muito tempo se for usar no dia-a-dia.