A SRAM apresentou hoje o seu novo grupo exclusivamente feito para cyclocross e possui relação 1×11, ou seja uma coroa e apenas 1 coroa e 11 pinhões no cassete.
O cyclocros é a modalidade que mais cresce no ciclismo e esse é o primeiro grupo feito especificamente para a modalidade e não é mais um grupo de ciclismo comum adaptado para a modalidade. Esse grupo foi desenvolvido para encarar as terríveis condições que as pistas de cyclocross oferecem, como gelo, lama, areia, água e etc… Além do fato da bike não ter suspensão e a corrente bater bem muito já que a bicicleta não absorve nada.
Como não existe câmbio dianteiro, o passador de marchas não existe junto a manete do freio dianteiro como nos grupos comuns. Os dentes da coroa são parecidos com os dos XX1 pra MTB, que são maiores e possuem as pontas mais quadradas. O câmbio traseiro foi feito para estabilizar ao máximo a corrente para que ela pule menos e possui o Cage Lock para facilitar a troca de rodas.
A SRAM vai disponibilizar o câmbio com freios hidráulicos e mecânicos, mas como até o momento a SRAM não anunciou seu novo freio hidráulico com a correção do problema que gerou o recall, até o momento só foi apresentado o CX1 com freios a cabo.
Assim como o XX1 o CX1 possui vários tamanhos de coroas disponíveis, para serem trocados de acordo com o percurso. As coroas são presas em aranhas 110 BCD com 5 parafusos e estão disponíveis nos tamanhos 38, 40, 42, 44 e 46t.
Ao invés de apresentar primeiramente o grupo TOP, o Red, a SRAM apresentou primeiramente o modelo Force, que é o segundo da linha. Vejam aqui as especificações e preços
Fotos: Bike Rumor