Com o lançamento da Scott Spark 2017 e a Focus O1E, com a suspensão vertical, boa parte das marcas famosas para bikes de XC passaram a adotar esse design.
Dei uma boa pesquisada na Internet para ver se achava alguma informação convincente sobre os benefícios de se ter uma suspensão na posição vertical ou horizontal e não consegui achar nenhuma informação convincente. Aparentemente é apenas uma questão de design mesmo.
O prejuízo, no caso das pessoas que gostam de fazer pedais mais longos, é a eliminação do local para se colocar uma segunda garrafa. Mas muitas MTBikes Full nunca tiveram esse segundo lugar, portanto, não é nenhum grande prejuízo.
No lançamento da nova Scott Spark, que foi a última marca a mudar da posição horizontal para a vertical, eles falaram que a suspensão nessa posição ajuda a dirigibilidade, já que deixa e centro de gravidade mais baixo, mas não tenho como confirmar esse argumento.
Bicicletas com BMC, Pinarello, Niner, Trek, Giant e outras bikes possuem o mesmo posicionamento de suspensão.
Marcas como Specialized, Cannondale e GT ainda utilizam o sistema horizontal para as Full Suspension.