Fala Galera do Praquempedala!!
A Specialized nos convidou para participar de um evento chamado Destination Trail que aconteceu simultaneamente com o lançamento da Levo – Mountain Bike elétrica da marca.
O primeiro evento tinha um propósito muito bacana, juntar pessoas que estão diretamente ligadas às trilhas, para discutir a melhor forma de expandir o esporte no País.
Foram convidados, atletas, donos de Bike Parks, construtores de pistas e mais algumas pessoas que estão envolvidas diretamente com a construção, manutenção e preservação das nossas trilhas.
Também compareceu ao evento a lenda e multicampeão Ned Overend.
Fizemos até uma rápida entrevista com ele.
O evento ocorreu no Zoom Bike Park (http://zoombikepark.com.br). O lugar é melhor que a Disney!!!! Logo farei mais um post falando só do parque!
Voltando ao evento, esse foi dividido em basicamente duas parte: Pedal e Debate.
Pedal
A specialized disponibilizou dois modelos de bicicletas para que pudéssemos conhecer as trilhas do parque, a CAMBER e a STUMPJUMPER. Todas com pneus 27.5 plus.
Depois de um primeiro rolê, teríamos a oportunidade de testar as bikes elétricas. Mas essas valem um post só pra elas.
Nunca tinha andado em bikes com esse tipo de pneu. A experiência foi SENSACIONAL, PURA DIVERSÃO.
O clima ajudou bastante, uma vez que não pegamos chuva mas o terreno estava bastante molhado, o que fez com que pudéssemos perceber muito bem a eficiência dos pneus mais largos.
No primeiro giro fui de CAMBER S-WORKS 27.5 plus, uma bike com vocação para a diversão. O pneu são bem largos, altos e, junto com as duas suspensões, fazem o pedal ficar divertidíssimo. Tudo fica mais fácil, para subir temos uma super aderência, para descer podemos contar com toda a ajuda das suspensões. A bike anda quase que sozinha, corrige muito bem os erros de pilotagem e patrola quase tudo.
As trilhas do parque são bem fluidas e com o piso escorregadio ficou bem divertido, a traseira da bike escorregava bem e deu até pra treinar um pouco de habilidade.
Vale destacar que a maioria das pessoas convidadas tinham algum contato com o Enduro ou com o Downhill, os caras desciam alucinando!!! Muito bonito de ver!!
Enquanto isso, o PDR aqui tentava não comprar nenhum terreno!! Resumindo, melhor que ir ao Bush Garden!!kkk
Já ia me esquecendo, as bikes estavam montadas com o grupo de uma coroa, logo, se as subidas forem muito íngremes, pode ficar um pouco pesado.
Depois disso tivemos a oportunidade de testar a LEVO – Mountain Bike Elétrica – mas essa, como dito antes, terá um post só pra ela.
Posso adiantar que é EXPETACULAR. A bike veio pra ampliar os horizontes do MTB. Mas depois falo dela, vamos voltar ao Destination Trail.
No dia seguinte, fizemos um rolê mais curto e pude testar a STUMPJUMPER.
Confesso que achei que bike ia ser mais pesada e amarrada, mas me enganei. Claro que se você comparar com uma bike de XCO, vai haver uma perda de rendimento pois os pneus são bem mais largos.
Mas se a idéia é diversão, pode ir sem medo. Fizemos uma trilha Duplo Diamante preto (as mais técnicas).
O início da trilha é só subindo, os pneus fazer o terreno parecer asfalto americano, fica tudo lisinho! Bom demais.
Chegando no topo da trilha, começamos a descer, tentei jogar os caras do Downhill na minha frente mas eles disseram que eu poderia descer com calma.
Comecei a decida e a bike atropelava tudo, colada no chão, tudo muito favorável, soltei o freio. Claro que deu errado, ganhei o KOM de milhas aéreas do parque!!kkkk
Comprei alguns terrenos e quase fui nadar no lago!! O André Bretas (Insta – bretas) ficou me sacaneando, dizendo que iria buscar um pé de pato S-WORKS pra me dar!!! Mas vai ter volta, não sei ainda em que esporte, mas vai ter volta!!!kkk
Uma coisa boa das trilhas do parque é que a dificuldade aumenta com a velocidade. Veja meu caso, no primeiro dia passei pela mesma trilha, mais devagar e zerei ela toda. No segundo dia, fui tentar atrapalhar menos o monstros e acelerei. Foi aí que deu ruim!! Mas não me machuquei e tudo foi divertidíssimo!
Debate sobre Trilhas.
Essa é a parte mais importante deste post.
GALERA, sem trilhas não temos esporte!!!
Os assuntos discutidos podem ser resumidos em duas partes: Preservação/Criação de trilhas e Construção de trilhas.
Com relação ao primeiro tema, fiquei muito feliz em saber que dois caras de BH, Chis e Fred, conseguira um ato inédito. ELES CONSEGUIRAM QUE O PREFEITO DE NOVA LIMA ASSINASSE UM DECRETO PROTEGENDO AS TRILHAS.
Outra coisa legal que eles também conseguiram foi a permissão para as bike rodarem nas áreas de proteção ambiental. No Rio, uma turma também está com trabalhos avançados na Floresta da Tijuca. No Sul do País também temos iniciativas bem bacanas. Formamos um grupo que vai tentar reunir as melhores ferramentas para que possamos defender nossas trilhas e expandir esses trabalhos.
Certamente divulgaremos essas iniciativas e contamos com a adesão do maior número de pessoas!!
No que toca à construção de novas trilhas, o pessoal dos Bike Parques deu um show. Tivemos aulas práticas e teóricas com o Marcio e com Sérgio – Zoom Bike Park, eles nos mostraram várias técnicas de construção, escoamento e manutenção.
Isso é importante porque, a idéia de que preservar uma trilha é não tocar nela, é errada. Aplicar algumas destas técnicas significa que a água da chuva não vai criar erosões que acabariam com a trilha.
Significa também, ter uma trilha mais fluida, onde as bikes vão passar agredindo menos o terreno e, aí sim, preservando mais. A idéia de fluidez é aplicada tanto no que diz respeito as linhas da trilha, quanto em relação ao manejo da água da chuva, por exemplo.
Eles me convenceram de que uma intervenção mínima, bem estudada e bem executada, gerará uma trilha que durará por anos e será bem mais divertida de andar.
Ainda nesse tema construção de trilhas, foi muito bacana a iniciativa da Specialized de presentear os donos de Bike Parque com livros que ensinam as técnicas de manejo das trilhas. Certamente isso vai melhorar a qualidade das trilhas dos parque.
Outra coisa que ficou claro no evento é o quanto é necessária a nossa participação e engajamento nesses projetos que já estão andando. Apenas a título de exemplo, em BH os ciclistas hoje são muito bem recebidos nas Áreas de Proteção Ambiental porque estão atuando como fiscais do lugar. Denunciam ocupação ilegal de terras, ajudam a apagar incêndios, coletam lixo e etc.
Esse é o resumo do nosso passeio.
Destination Trail Brasil – Ned Overend & Turbo Levo from Specialized Brasil on Vimeo.
Fica aqui meu reconhecimento e agradecimento especial à Specialized, porque foi a primeira vez que vi um evento voltado à conservação das nossas trilhas, tema mais que importante.
Galeria de imagens