A Velon, uma espécie de liga de equipes de ciclismo, que vem tentando arrumar uma forma alternativa de rentabilizar as equipes de ciclismo, fechou um acordo com uma grande empresa de Marketing Esportivo, que pode revolucionar a forma com que assistimos provas de ciclismo.
Possivelmente vocês repararam que, atualmente, em praticamente todas as provas de ciclismo, uma quantidade enorme de imagens on-board estão sendo disponibilizadas para o público. Isso é parte do trabalho da Velon. Uma organização que tem como objetivo aumentar a visibilidade do ciclismo e fazer com que as equipes tenham uma melhor saúde financeira.
Atualmente, as empresas que organizam as provas de ciclismo, monopolizam a receita dos direitos de transmissão das provas e se recusam a compartilhar essa receita com as equipes de ciclismo. Isso faz com que os times dependam exclusivamente de patrocínios próprios e não contem com uma receita geral da modalidade, como funciona na NBA, por exemplo.
Então a Velon, que conta com a participação de 11 equipes, vem tentando criar um novo tipo de informação para chamar mais atenção e tentar criar um produto alternativo, que gere uma receita para essas equipes.
Essa semana, eles fecharam um acordo de 10 anos com a Infront Sports & Media, empresa de Marketing esportivos que é responsável pela transmissão mundial da Copa do Mundo FIFA.
Em breve (no meio do ano), já estará disponível na transmissão das provas informações de telemetria como velocidade, cadência, potência, batimento cardíaco, altitude e aceleração.
A ideia, mais para frente, é trazer as transmissões de imagens on-board ao vivo durante as provas.
Com essas novidades a Velon será capaz de gerar uma boa receita, que será dividia entre as equipes. E isso é ÓTIMO para o esporte.