Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Artigo: Treinamento Ciclístico, parte 1

Autor: Henrique Andrade
9 years ago 12 Comments Artigos e Dicastreinamento1,252





Olá pessoal. Meu grande amigo, treinador e uma das referência no Brasil no que diz respeito a estudos e pesquisas no ciclismo escreveu alguns textos para colocar aqui no site: Aqui vai um deles!

Treinamento Ciclístico: Por Renato Andre

Assim que chegou na equipe Garmin, o estrelado Murilo Fisher declarou ter se impressionado com os treinamentos científicos que eram realizados.

Científicos? Isso mesmo!!!!!!

Conceitualmente, o treinamento desportivo consta da repetição sistemática de exercícios dirigidos a melhora do rendimento físico, por meio da indução de adaptações funcionais e morfológicas. Este é um processo pedagógico que desenvolve habilidades técnicas, táticas, condicionantes e psicológicas.

Ao obedecer critérios científicos, é absolutamente necessário que o treinamento esteja descrito em planos temporais sobre uma ótica racional, com seus objetivos operacionalizados e  verificações regulares da performance.

Neste sentido, os treinamentos científicos da equipe Garmin nada mais são que sessões de ciclismo com objetivos muito bem delimitados. Ou seja, treina-se de forma objetiva a fim de desenvolver, ora a potência anaeróbia, ora a capacidade aeróbia; ou tantas outras habilidades importantes para o ciclismo, como: a força de resistência; o controle motor; a velocidade de aproximação etc. É necessário ressaltar que cada habilidade citada se desenvolve com exercícios e intensidades específicas, daí a necessidade de fragmentar o treinamento em subgrupos de carga, que atinjam tais habilidades de forma significativa.

Por vezes perguntam-me: “Hoje rodei 100 km e amanhã rodarei 75 km, tá certo ou errado?”. Confesso que é sempre difícil responder perguntas desse tipo, pois não há como expor uma opinião consistente desconhecendo os propósitos atléticos individuais, bem como o histórico recente de treinamentos e os objetivos do atleta naquela temporada. Assim, comumente respondo: “Se não lhe trouxe nenhum malefício então deve estar certo.” É bem comum que o impasse continue com verbalizações do tipo: “Ah…..então quer dizer que não existe treinamento errado?”. Respondo prontamente: “Não foi isso que eu quis dizer”; até porque é impossível analisar a efetividade/validade de um treinamento de forma aleatória. Temos que avaliar o contexto do treinamento para, aí sim, postular se o treinamento realizado é adequado ou não.

Infelizmente é comum vermos ciclistas “treinando” de forma perigosa; fazendo volumes demasiadamente superiores aos recomendados, ou realizando treinamentos intervalados anaeróbios com muita frequência; ou pior, utilizando a planilha do amigo porque não tem treinador.

Tais condutas podem provocar danos, pois a inconsequência ao treinar pode representar o excessivo sobre o útil; o desequilíbrio acima do proveitoso; ou mesmo, a fadiga crônica ao invés da melhora do desempenho.

O treinamento adequado perpassa pelos pressupostos científicos e práticos, bem como, pelo feeling do professor/treinador e, fortemente, pelo desenvolvimento da cultura física do ciclista.

ago 20, 2012Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Lifestyle Mountain bike: Pedalando pelo NepalVolta da Espanha 2012, Etapa 3: Alberto Contador botou pra "F"
Você também pode gostar:
 
Guia Para Dominar o Strava – Dicas
 
6 Dicas Valiosas para Dominar Subidas Longas
Comentários: 12
  1. Kalyu Mendes Santos disse:
    20 de agosto de 2012 às 17:31

    Grande Renato André, está ai a importância de um bom profissional para montar os treinos, nem sempre o ciclista mais pratico estará a apto a passar treinos, periodização para os demais!

    (1)
    Responder
  2. Andre disse:
    20 de agosto de 2012 às 19:24

    Parabéns pela iniciativa Henrique… muitos são os ciclistas que não seguem qualquer tipo de orientação ou fazem alguma periodização do seu treino.

    (1)
    Responder
  3. João disse:
    20 de agosto de 2012 às 22:57

    Há algum site especializado onde se pode encontrar mais informações?

    (1)
    Responder
  4. Marcelo Rocha disse:
    21 de agosto de 2012 às 0:05

    João, segue:

    http://www.cemex.med.br – Profissional de Educação Física e Ddo. Renato André

    http://www.marcelorocha.com – Profissional de Educação Física – Marcelo Rocha

    Bons treinos!

    (1)
    Responder
  5. Marcelo Rocha disse:
    20 de agosto de 2012 às 14:25

    Não podia ter ficado melhor. Show! Abraço!

    (0)
    Responder
  6. Casma disse:
    20 de agosto de 2012 às 14:27

    Realmente se o ciclista não procurar orientação, acaba frustrado com o baixo rendimento. Mas muita gente ainda tem a cultura da distancia e velocidade. Sou educador físico e estou pedalando a 3 meses, periodizei o treino e estou evoluindo. Alguns amigos me procuraram querendo a “receita”, expliquei que se deve fazer uma avaliação e montar o treino para buscar os objetivos. Um abraço.

    (0)
    Responder
  7. Reynaldo disse:
    20 de agosto de 2012 às 16:38

    ola… estou querendo muito ter este auxilio tecnnico para almentar meu rendimento, mas como moro em uma cidade pequena e longe de grandes centros, o que vcs acham que posso fazer?? pratico e vou a provas regularmente a 2 anos… nos organizamos mas ñ temos um tecnico, nem mesmo uma pessoa que nos de orientação, então treinamos por conta, com o que lemos na net, mas com isso não vemos evolução. tem como fazer avaliações sem a presença?

    (0)
    Responder
  8. Tiago disse:
    20 de agosto de 2012 às 23:42

    Na boa, e sem mercante, poderiam dar uma lista de profissionais do ramo, na esteira do que foi dito acima pelo Reynaldo?

    (0)
    Responder
  9. Tiago disse:
    20 de agosto de 2012 às 23:42

    Sem merchandising eu quis dizer

    (0)
    Responder
  10. João disse:
    21 de agosto de 2012 às 8:48

    Valeu Marcelo!

    (0)
    Responder
  11. Nikolai disse:
    15 de março de 2013 às 7:50

    Olá Henrique, Olá Renato,

    Tenho uma perguntinha.
    Comecei a treinar mais sério fazem algums meses. Antes só usava a bicicleta para ir ao trabalho e fazia aulas de spinning.

    Esse ano resolvi me dedicar mais sériamente ao ciclismo de estrada e fazer corridas etc…

    Andei pessando em pegar um personnal para fazer meu programma, mas um pessoal do clube com o qual eu pedalo me disse que talvez no 1ro ano eu deveria somente pedalar-pedalar e pedalar para me acostumar com o espore e ano que vem, quando estiver mais acostumado e sério, pegar um programma mais organizado.

    Quais seriam seus conselhos?

    Vale a pena desde o começo, ou efetivamente eu deveria esperar um pouco?

    Muitissimo obrigado pela ajuda!
    Abraços

    (0)
    Responder
    • paulo disse:
      5 de setembro de 2014 às 16:30

      Prezado Nikolai, não sou o Henrique mas vou tentar lhe ajudar e contar um pouco de minha experiencia. Tenho 22 anos e sempre usei bicicleta para ir ao colegio e hoje a faculdade. Achei que com essacom base o inicio no mundo do ciclismo competitivo seria facil… ledo engano. Treinamento é treinamento. A adaptação fisiologia, fisica e principalmente mental é totalmente diferente. O treinador entra justamente ai. Somente ele de forma imparcial e externa poderá lhe dizer até onde e como voce ira evoluir. Muitas vezes acordamos super disposto para treinar e acabamos passando dos limites para aquela fase e comprometendo do um programa. Então aconselho sim a voce procurar desde já um treinador só ira colher os frutos do esporte.
      Abraços. Se vier a competir em salvador me fala.

      (0)
      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

9 years ago 12 Comments Artigos e Dicastreinamento1,252

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.